• Assinantes
  • Agenda

    Exposição Cantos e Penas

    Para celebrar o início da Primavera, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura/UFJF preparou a mostra “Cantos e penas”, com estatuárias de aves e pássaros que fazem parte da nossa fauna e das ricas lendas da cultura brasileira. A mostra permanece em cartaz até o dia 29 de setembro, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

    A mostra

    A exposição reúne 86 obras, compostas em cerâmica, pedra, conchas e madeira, oriundas de diversas cidades como Brasília, Guarapari, Guaratinguetá, São João Del Rei e Taubaté.

    Além de chamar pela beleza estética e pelo canto, as aves são retratadas na mitologia e nas narrativas populares. A coruja é cercada de simbolismos e superstições nas diversas culturas. Associada ao mistério, à sabedoria e ao conhecimento, na mitologia, a ave é a representação da deusa Minerva. No interior do Brasil, o pio da coruja está associado ao mau augúrio e à morte de alguma pessoa. Na mostra, o público poderá conferir uma coleção de miniaturas de corujas, em diversos tamanhos e formatos mostrando detalhes desta ave de hábitos noturnos.

    O pavão é outra ave que encanta pela beleza de suas plumagens e também pela riqueza das lendas em que é representado como símbolo da beleza e da perfeição. Dez estatuárias, em cerâmica pintada, retratam a imponência e a majestade da ave símbolo do Paraíso.

    Nas representações de artistas populares, as aves domésticas, como patos, galinhas e pintinhos ganham destaque em miniaturas ou em ornamento de cerâmica utilitária. Desta categoria temos peças como cofre, açucareiro, botija para cachaça, paliteiro e uma bilha modeladas com enfeites de pássaros. Outra atração são os exemplares de pios, confeccionados em madeira e cerâmica, que imitam o canto das aves.


    Últimos Comentários

    Este evento não possui comentários! Comente!

    Informações

    • Local: Forum da Cultura
    • Endereço: Rua Santo Antônio , 1112 - Juiz de Fora
    • Data e hora: Até o dia 29/9, de segunda a domingo, das 14 às 18h
    • Telefone: 3215-3850

    Quer avaliar?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720