Cinomose: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Nome do Colunista Daniele Milione 3/07/2017

Este mês falarei sobre uma velha conhecida nossa, a cinomose. Doença viral que se intensifica nas estações de outono e inverno.

A cinomose é uma doença dos canídeos, altamente contagiosa e causada por um vírus da família 'Paramixoviridae' do gênero 'Morbilivírus'. Acomete cães em todas as idades, principalmente, os jovens. Sua transmissão ocorre por contato direto, através de aerossóis, alimentos, objetos contaminados e contato com de um cão infectado para um cão saudável. Lembrando que o vírus tem um período de incubação de algumas semanas (tempo entre contato com o animal doente e a manifestação dos primeiros sintomas). Neste caso, temos um fator muito importante, pois um animal aparentemente saudável mas com o vírus da cinomose poderá transmitir antes mesmo que apareçam os sintomas clínicos.

Os sintomas são: febre, prostração, secreções conjuntivais, pneumonias, diarreias, pústulas abdominais, secreções nasais, podem ter convulsões, dificuldade em se locomover e até de se alimentar.

É uma doença grave, com índice de mortalidade maior que 90%. Não dispomos de meios eficazes de tratamento uma vez que falamos de um vírus. O animal só pode ser tratado pelos sintomas clínicos e as infecções secundárias que aparecerão no decorrer da doença. A única forma de proteger seu cão é pela vacinação feita em três doses, nos filhotes, no intervalos de 30 dias e nos adultos, com nova aplicada a cada ano. Em cães adultos que nunca foram vacinados, devemos fazer duas doses em intervalos de 30 dias.

O diagnóstico será feito através de exames laboratoriais e a prevenção ocorre, como mencionado, pela vacinação. Esta será a melhor forma de proteger seu animalzinho de estimação. Portanto, caros leitores, sempre que adquirir um animal seja pela adoção ou compra, sempre leve-o para consulta feita por um Médico Veterinário de sua confiança. Ele saberá informar tudo sobre como garantir que seu animal fique saudável e livre de doenças infecto-contagiosas ou parasitárias.

Espero ter ajudado.

Dúvidas, podem entrar em contato.

Abraços!

ACESSA.com - Cinomose: o que ?, sintomas, diagn?stico e tratamento