Esquerda juizforana lan?a p?gina
com repercuss?o mundial

Rep?rter: Luciana Mendon?a

A esquerda brasileira est? na Internet. O site ?Gramsci e o Brasil ? Por uma esquerda democr?tica?, idealizado por juizforanos, est? no ar h? poucos meses e j? re?ne nomes como Carlos Nelson Coutinho, Luiz S?rgio Nascimento Henriques e Marco Aur?lio Nogueira. A proposta ? a de se estabelecer uma discuss?o te?rica, fugindo da quest?o estritamente partid?ria. Por isso a p?gina tem o nome do pensador italiano, Antonio Gramsci.

No ?ltimo dia 10 de agosto, o Jornal do Brasil divulgou uma nota sobre o endere?o, trazendo ? p?gina visitantes de todo o mundo, incluindo v?rios ?rg?os do governo e universidades. Os idealizadores do trabalho acreditam que ?o Brasil ? um enorme laborat?rio pol?tico, no qual as categorias gramscianas - e da esquerda em geral - devem voltar a mostrar sua for?a anal?tica e poder de convencimento.?

De acordo com os textos da p?gina, a inten??o ? contribuir para o estabelecimento de uma ?rede virtual, invis?vel, descentralizada e sem pretens?o de exclusividade?. Os colaboradores do site citam como principal preocupa??o a realidade brasileira. Mas a p?gina tamb?m apresenta uma liga??o com a International Gramsci Society - IGS, que lan?a anualmente um boletim com indica?es bibliogr?ficas sobre Gramsci, editado por um professor da Universidade de Notre Dame, EUA. O endere?o da p?gina Gramsci e o Brasil ? http://www.artnet.com.br/~gramsci.