• Assinantes
  • Cidade

    Esquerda juizforana lança página
    com repercussão mundial

    Repórter: Luciana Mendonça

    A esquerda brasileira está na Internet. O site “Gramsci e o Brasil – Por uma esquerda democrática”, idealizado por juizforanos, está no ar há poucos meses e já reúne nomes como Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Nascimento Henriques e Marco Aurélio Nogueira. A proposta é a de se estabelecer uma discussão teórica, fugindo da questão estritamente partidária. Por isso a página tem o nome do pensador italiano, Antonio Gramsci.

    No último dia 10 de agosto, o Jornal do Brasil divulgou uma nota sobre o endereço, trazendo à página visitantes de todo o mundo, incluindo vários órgãos do governo e universidades. Os idealizadores do trabalho acreditam que “o Brasil é um enorme laboratório político, no qual as categorias gramscianas - e da esquerda em geral - devem voltar a mostrar sua força analítica e poder de convencimento.”

    De acordo com os textos da página, a intenção é contribuir para o estabelecimento de uma “rede virtual, invisível, descentralizada e sem pretensão de exclusividade”. Os colaboradores do site citam como principal preocupação a realidade brasileira. Mas a página também apresenta uma ligação com a International Gramsci Society - IGS, que lança anualmente um boletim com indicações bibliográficas sobre Gramsci, editado por um professor da Universidade de Notre Dame, EUA. O endereço da página Gramsci e o Brasil é http://www.artnet.com.br/~gramsci.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.