• Assinantes
  • Cidade

    Casa do Pequeno Jardineiro
    assina acordo com a UNESCO

    Repórter: Luciana Mendonça
    21/08/98

    A Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas, UNESCO, assina hoje um Protocolo de Intenções comprometendo-se a divulgar o projeto da Casa do Pequeno Jardineiro, da AMAC, pelo mundo. A assinatura do acordo, que concede um selo de qualidade ao programa, será assinado às 19h, no auditório do Teatro da Academia de Comércio, rua Halfeld, 1.179. O evento acontece durante a solenidade de formatura da primeira turma da Casa e terá o escritor e cartunista Ziraldo como patrono dos formandos.

    O Protocolo de Intenções será assinado pelo prefeito Tarcísio Delgado e pelo representante da UNESCO, Célio da Cunha. Uma das ações já acertadas no documento é a veiculação do programa na home page da UNESCO e a confecção de um livro sobre a Casa até o final deste ano.

    A Prefeitura assina também com a UNESCO o documento que favorece o Polo Audiovisual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SMDE. A UNESCO oferece apoio à realização do I Concurso de Roteiros de Curta Metragem para Obras Cinematográficas em Juiz de Fora, que faz parte do projeto do Polo Audiovisual.

    Durante o evento de hoje, Ziraldo, idealizador do projeto da Casa do Pequeno Jardineiro, e Célio Cunha serão homenageados pelo coral dos 43 adolescentes formandos e receberão um quadro artesanal de folhas secas e flores desidratadas. De acordo com o superintendente da Amac, José Sóter de Figueirôa Neto, todos os formandos serão encaminhados ao mercado e, alguns deles, aproveitados pela própria Prefeitura nos trabalhos de revitalização da cidade. Segundo a Assessoria de Comunicação da Amac, os formandos vão continuar tendo a carteira de trabalho assinada e receberão por hora trabalhada.


    AMAC inaugura quiosque
    de vendas da Casa do Pequeno Jardineiro

    Será inaugurado neste sábado, 22 de agosto, às 10h, o primeiro ponto de venda da Casa do Pequeno Jardineiro no centro da cidade. O quiosque, que ficará no Parque Halfeld, passa a ser um referencial para venda de flores, plantas medicinais e mudas, além de material promocional da Casa, como camisas e outros produtos, desenhados e assinados pelo cartunista Ziraldo. Todo o valor arrecadado nas vendas irá contribuir para a auto sustentação do programa.

    Inicialmente, 15 pequenos jardineiros serão preparados para o atendimento público no quiosque. Para capacitá-los, a AMAC conta com uma parceria com o SENAC, que ofereceu gratuitamente um curso de vendas de uma semana aos adolescentes. Os meninos, que já têm carteira assinada, terão um salário adicional pelo novo trabalho. O quiosque funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábados e domingos, das 9h às 13h.


    Um programa que “transforma crianças em jardins”

    “... E um dia teremos menos crianças dormindo em terrenos baldios - Pois todos serão jardins.” Com esta frase, Ziraldo terminava uma carta enviada à AMAC em meados de 1997 e que culminaria na elaboração do Projeto da Casa do Pequeno Jardineiro. Inaugurada em novembro do ano passado, a Casa é um projeto ambicioso na área de Assistência Social que tem como meta promover o aprendizado e a profissionalização de adolescentes, oportunizando um trabalho voltado para a Educação Ambiental.

    O programa desenvolvido pela AMAC conta com 50 adolescentes inscritos em cada turma, divididos em turnos de manhã e à tarde. Os participantes contam com a carteira assinada, recebem meio salário-mínimo por quatro horas de trabalho-aprendizado, vale-transporte e refeições, além da assistência médica e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social e pedagogo.

    No curso com duração de seis meses, eles aprendem Produção de Mudas e Sementes, Horticultura, Plantas Medicinais, Minhocultura e Paisagismo e Jardinagem. Na parte de habilidades básicas e gerenciais, recebem ainda aulas de Cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos Trabalhistas e Segurança no Trabalho, Postura Profissional, Saúde do Adolescente e Noções de Associativismo e Cooperativismo. O programa já está em sua segunda turma.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.