Casa do Pequeno Jardineiro
assina acordo com a UNESCO

Rep?rter: Luciana Mendon?a
21/08/98

A Organiza??o Educacional, Cient?fica e Cultural das Na?es Unidas, UNESCO, assina hoje um Protocolo de Inten?es comprometendo-se a divulgar o projeto da Casa do Pequeno Jardineiro, da AMAC, pelo mundo. A assinatura do acordo, que concede um selo de qualidade ao programa, ser? assinado ?s 19h, no audit?rio do Teatro da Academia de Com?rcio, rua Halfeld, 1.179. O evento acontece durante a solenidade de formatura da primeira turma da Casa e ter? o escritor e cartunista Ziraldo como patrono dos formandos.

O Protocolo de Inten?es ser? assinado pelo prefeito Tarc?sio Delgado e pelo representante da UNESCO, C?lio da Cunha. Uma das a?es j? acertadas no documento ? a veicula??o do programa na home page da UNESCO e a confec??o de um livro sobre a Casa at? o final deste ano.

A Prefeitura assina tamb?m com a UNESCO o documento que favorece o Polo Audiovisual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ?mico - SMDE. A UNESCO oferece apoio ? realiza??o do I Concurso de Roteiros de Curta Metragem para Obras Cinematogr?ficas em Juiz de Fora, que faz parte do projeto do Polo Audiovisual.

Durante o evento de hoje, Ziraldo, idealizador do projeto da Casa do Pequeno Jardineiro, e C?lio Cunha ser?o homenageados pelo coral dos 43 adolescentes formandos e receber?o um quadro artesanal de folhas secas e flores desidratadas. De acordo com o superintendente da Amac, Jos? S?ter de Figueir?a Neto, todos os formandos ser?o encaminhados ao mercado e, alguns deles, aproveitados pela pr?pria Prefeitura nos trabalhos de revitaliza??o da cidade. Segundo a Assessoria de Comunica??o da Amac, os formandos v?o continuar tendo a carteira de trabalho assinada e receber?o por hora trabalhada.


AMAC inaugura quiosque
de vendas da Casa do Pequeno Jardineiro

Ser? inaugurado neste s?bado, 22 de agosto, ?s 10h, o primeiro ponto de venda da Casa do Pequeno Jardineiro no centro da cidade. O quiosque, que ficar? no Parque Halfeld, passa a ser um referencial para venda de flores, plantas medicinais e mudas, al?m de material promocional da Casa, como camisas e outros produtos, desenhados e assinados pelo cartunista Ziraldo. Todo o valor arrecadado nas vendas ir? contribuir para a auto sustenta??o do programa.

Inicialmente, 15 pequenos jardineiros ser?o preparados para o atendimento p?blico no quiosque. Para capacit?-los, a AMAC conta com uma parceria com o SENAC, que ofereceu gratuitamente um curso de vendas de uma semana aos adolescentes. Os meninos, que j? t?m carteira assinada, ter?o um sal?rio adicional pelo novo trabalho. O quiosque funcionar? de segunda a sexta, das 8h ?s 20h e s?bados e domingos, das 9h ?s 13h.


Um programa que ?transforma crian?as em jardins?

?... E um dia teremos menos crian?as dormindo em terrenos baldios - Pois todos ser?o jardins.? Com esta frase, Ziraldo terminava uma carta enviada ? AMAC em meados de 1997 e que culminaria na elabora??o do Projeto da Casa do Pequeno Jardineiro. Inaugurada em novembro do ano passado, a Casa ? um projeto ambicioso na ?rea de Assist?ncia Social que tem como meta promover o aprendizado e a profissionaliza??o de adolescentes, oportunizando um trabalho voltado para a Educa??o Ambiental.

O programa desenvolvido pela AMAC conta com 50 adolescentes inscritos em cada turma, divididos em turnos de manh? e ? tarde. Os participantes contam com a carteira assinada, recebem meio sal?rio-m?nimo por quatro horas de trabalho-aprendizado, vale-transporte e refei?es, al?m da assist?ncia m?dica e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por psic?logo, assistente social e pedagogo.

No curso com dura??o de seis meses, eles aprendem Produ??o de Mudas e Sementes, Horticultura, Plantas Medicinais, Minhocultura e Paisagismo e Jardinagem. Na parte de habilidades b?sicas e gerenciais, recebem ainda aulas de Cidadania, Estatuto da Crian?a e do Adolescente, Direitos Trabalhistas e Seguran?a no Trabalho, Postura Profissional, Sa?de do Adolescente e No?es de Associativismo e Cooperativismo. O programa j? est? em sua segunda turma.