Inform?tica e Cidadania

CDInfo j? conta com quatro escolas

Organiza??o n?o governamental de Juiz de Fora permite que
comunidades carentes tenham acesso ? inform?tica

Rep?rter: Luciana Mendon?a
31/08/98

Foi inaugurada neste domingo, 30 de agosto, a Escola de Inform?tica e Cidadania do Bairro Teixeiras. O trabalho integra a comunidade do bairro com o Comit? para a Democratiza??o da Inform?tica (CDInfo), uma organiza??o n?o governamental independente e sem fins lucrativos de Juiz de Fora. De acordo com o presidente do CDInfo, Fernando Abritta, a id?ia b?sica ? levar ?s comunidades de baixa renda, que de outra forma n?o poderiam ter acesso ? inform?tica, cursos profissionalizantes na ?rea, associados ? no??o de cidadania.


Fernando Abritta, presidente do CDInfo

Esta j? ? a quarta escola do CDInfo na cidade. Est?o funcionando tamb?m as escolas dos bairros Santo Ant?nio, S?o Benedito e Ipiranga. As quatro passam a atender 310 alunos, envolvendo mais de 31 monitores e 20 administradores volunt?rios. Outras tr?s escolas do g?nero devem ser entregues ainda este ano ? comunidade dos bairros Costa Carvalho e Bairro de Lourdes, Progresso e Santa Paula e Bonfim e Santa Rita.

A organiza??o funciona atrav?s de doa?es, aproveitando equipamentos que j? n?o atendem ?s necessidades de empresas ou pessoas f?sicas para montar projetos auto-sustent?veis. As equipes de volunt?rios s?o qualificadas para ensinar, dar manuten??o de computadores, desenvolver programas e outras formas de presta??o de servi?os.

Os interessados em se matricular pagam uma taxa mensal de R$5, usada para manter a escola funcionando. Podem freq?entar as pessoas com mais de 12 anos de idade. A constru??o das salas de aula ? feita atrav?s de multir?es. Reuni?es peri?dicas entre os colaboradores discutem a organiza??o social do bairro e as maneiras de os pr?prios moradores realizarem melhorias para a comunidade. De acordo com Ant?nio Francisco de Viveiros J?nior, coordenador da escola do bairro Teixeiras, estas reuni?es t?m despertado a consci?ncia de cidadania entre os moradores.

As aulas na escola do bairro Teixeiras, na rua Jo?o Moreira da Rocha, 157, come?am dia 8 de setembro e j? est?o matriculados 135 alunos. At? agora, cinco computadores foram doados.


Sede da escola do bairro Teixeiras

O CDInfo tem uma ficha de cadastro para os interessados em fazer doa?es. Mais informa?es podem ser obtidas pelo telefone 215-7278 ou pelo e-mail abritta@powerline.com.br