Conscientiza??o ? prioridade
do Banco de Leite da AMAC

18/11/98

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, o Banco de Leite de Juiz de Fora desenvolve projetos que possibilitam uma maior conscientiza??o da import?ncia da amamenta??o. Um dos projetos criados para facilitar as pessoas que necessitam do Banco de Leite ? a descentraliza??o do atendimento de coleta. A inten??o ? que o Banco n?o funcione somente no Pal?cio da Sa?de (Av. dos Andradas, 222, 2?and, Centro). Por isso, ser?o implantados mais dois postos: um na Zona Norte e outro na Zona Sul. O projeto est? previsto para janeiro de 99.

Preocupados com a orienta??o que estas pessoas devem ter, a coordena??o e os assistentes do Banco de Leite promovem a cada dois meses um curso para gestantes. O objetivo ? abordar todo o assunto, desde a gravidez at? o parto. Al?m dos cursos, s?o administradas pequenas palestras quinzenais, que s?o mais uma chance de esclarecer d?vidas, tabus e incertezas.

O projeto "Banco de Leite vai ? escola", realizado em escolas municipais, procura educar as crian?as de uma forma divertida e din?mica. Ele ? desenvolvido atrav?s da hist?ria da m?e leoa que descobre que o seu pr?prio leite ? o alimento mais importante para o seu filho. A hist?ria ? contada para os alunos e passada em um retroprojetor.

Outro servi?o da entidade ? o Disque-Amamenta??o. Com o ele, uma linha direta e exclusiva foi disponibilizada para qualquer d?vida que as m?es queiram esclarecer. O telefone ?: 690-7436.

O Banco de Leite pertence ? AMAC - Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio e existe desde 1997. Segundo a assistente administrativa, S?nia Marta Sanches, "depois da parceria com a Secretaria Municipal de Sa?de, o trabalho est? sendo realizado com mais facilidade, pois o Banco conta com o apoio de m?dicos, hospitais e da UNICEF, que conferiu ? entidade, inclusive, o t?tulo de ?Amigo da Crian?a".

Colabora??o: Fl?via Ferreira,
estudante do 4? per?odo
da Faculdade de comunica??o da UFJF