13 de fevereiro

Por

Manifesta??o termina em pancadaria Crian?as s?o atingidas e sete jovens s?o presos durante o ato, entre eles, tr?s menores de idade

Renata Cristina
Rep?rter
13/02/2007

O que era para terminar em ato pac?fico acabou virando pancadaria. Ao se aproximarem da Prefeitura de Juiz de Fora, pela Avenida Brasil, os manifestantes contra o aumento da passagem de ?nibus se envolveram em uma briga. A Pol?cia Militar interferiu, segundo os estudantes, de forma agressiva, utilizando cacetetes e sprays de pimenta, embora o efetivo da PM n?o confirme a utiliza??o dos mesmos.

Quem estava no tumulto garante que crian?as foram atingidas e que, inclusive, uma delas desmaiou com o efeito do spray de pimenta, sendo levada por uma ambul?ncia. No entanto, essa informa??o ainda n?o constava nas ocorr?ncias da PM at? a conclus?o desta mat?ria.

Segundo testemunhas, a briga come?ou no momento em que dois Policiais Militares filmavam a manifesta??o, em frente ? sede da Prefeitura de Juiz de Fora. Enquanto a PM acusa os estudantes de terem partido para o conflito com os dois homens, os jovens garantem que foram agredidos voluntariamente pelos policiais.

At? o fechamento desta mat?ria, a Pol?cia Militar confirmou que sete jovens foram presos e, entre eles, tr?s menores de idade. A PM informou tamb?m que na mochila de um menor foram encontradas duas bombinhas, uma faca e um martelo.

Segundo os coordenadores do DCE, a briga foi ocasionada pelos pr?prios policiais militares. "Temos certeza de que foram policiais disfar?ados que causaram a confus?o, j? que o movimento nunca entraria em conflito dessa forma", afirma a integrante do Comit? Estudantil Stephane Castro.

Conforme afirmou o respons?vel pela seguran?a durante o ato, Capit?o Brand?o, da 30? Companhia da Pol?cia Militar, o corpo de escolta foi orientado a reagir somente em casos de viol?ncia. "Desde o in?cio, at? ?s 17h45, acompanhamos o movimento a cem metros de dist?ncia, como sempre fizemos", esclarece o capit?o.

No que diz respeito ? utiliza??o dos sprays de pimenta, o capit?o declarou que n?o tem conhecimento do uso dos mesmos. "Estamos preparados. Se tivermos que usar esses artif?cios, iremos usar, mas n?o sei se foi o caso", afirma.

O coordenador de comunica??o social do DCE, Victor Alves, lamentou o ocorrido e declarou que a inten??o do grupo era somente de levar o protesto ?s ruas, pacificamente. "Esta foi um das mais tranq?ilas manifesta?es de todos os tempos. N?o houve picha??o de ?nibus, nem quebra de ve?culos. Achamos absurda a rea??o da PM", diz.

A integrante do Comit? de Seguran?a do Comit? Estudantil, Luiza Sans?o, questiona a origem da briga. "N?o havia porque brigar ali. Est?vamos todos tranq?ilos e temos certeza de que ningu?m provocou os policiais. Temos certeza de que foram eles", enfatiza.

O grupo seguiu em dire??o ? C?mara Municipal de Juiz de Fora e encerrou a movimenta??o por volta das 19h30. Os estudantes foram convocados para uma assembl?ia nesta quarta, dia 14 de fevereiro, ?s 16h, na sede do DCE - Centro. Uma nova manifesta??o est? marcada para a quinta-feira, ?s 14h, no centro de Juiz de Fora.