Turism?logo - o profissional do lazer

Rep?rter Ana Maria Reis
20/06/2000

Quando voc? navega na Internet e encontra aquele site da est?ncia paradis?aca dos seus sonhos, se hospeda em uma pousada aconchegante ou em um camping com seguran?a e chuveiro quente, n?o pode supor o trabalho que ? administrar um p?lo tur?stico, disponibilizar as informa?es sobre ele e aplicar as verbas para a manuten??o da infra-estrutura local.

Simplificado, este ? trabalho que espera o turism?logo prestes a entrar no mercado. De acordo com a coordenadora do curso de Turismo da UFJF, Elen Pinheiro Affonso, ?a gradua??o nesta ?rea visa capacitar os alunos a planejar e administrar a?es relativas ao Turismo na escala internacional, nacional e regional?

A grade curricular do curso de Turismo ? bem ecl?tica. ?A UFJF procurou elaborar um curso bem abrangente, tentando dar ?nfase a v?rios setores do turismo. Teremos cadeiras que v?o desde a Hist?ria da Arte at? Administra??o Hoteleira?, fala Leandro Martins Fontoura, um dos estudantes da primeira turma de Turismo da UFJF.

As disciplinas que integram o curr?culo distribuem-se entre diversas ?reas, tais como: Geografia, Hist?ria, Economia, Direito, Administra??o, Comunica??o, Artes, Cultura e Turismo.