O perfil do novo internauta brasileiro

III Pesquisa Cad??/Ibope mostra mudan?as no comportamento do novo internauta brasileiro e ajuda mercado a definir suas estrat?gias de a??o na Grande Rede

H? muito j? se sabe da quantidade de recursos e facilidades que a Internet coloca a disposi??o de seus usu?rios. Acesso em tempo real a not?cias do mundo inteiro, comunica??o eficiente e segura, bate-papo e compras online s?o algumas das melhores op?es da Grande Rede. Mas quem tem acesso a tudo isso? Qual o perfil do navegador destes mares da Internet no Brasil? Para responder a estas perguntas o site de buscas Cad?? e o instituto de pesquisa Ibope consultaram, via Internet, cerca de 50 mil internautas espalhados por todo o pa?s, na terceira vers?o da Pesquisa Internet Brasil, feita pelo Cad??/Ibope.

Para Luis Paulo Montenegro, diretor-superintendente do Ibope, a Internet provou durante a pr?pria pesquisa ser um meio eficiente de comunica??o. "A Internet ? uma excelente ferramenta de pesquisa, mas ainda n?o ? realmente representativa da sociedade. Para pesquisas menos espec?ficas ela n?o funciona porque ainda n?o ? acessada por todas as classes da sociedade. Por outro lado, representa um meio promissor j? que, para descobrir o perfil do internauta brasileiro, colhemos informa?es com cerca de 50 mil usu?rios, enquanto que para realizar uma pesquisa para inten??o de voto para Presidente da Rep?blica, por exemplo, ouvimos somente tr?s mil pessoas", avaliou Montenegro.

A pesquisa revelou dados importantes para empresas de marketing, publicidade, jornais, revistas e todos os que trabalham com o mundo virtual. Dados como o aumento do n?mero de mulheres internautas, que representavam apenas 4% dos usu?rios da Rede em 1997 e agora pularam para expressivos 45% s?o importantes para se definir estrat?gias de atua??o na Web.

Mudan?a dos usu?rios - N?o s?o apenas as mulheres que est?o descobrindo os encantos da Rede. Jovens entre dez e 18 anos representam 33% dos usu?rios, enquanto que os mais velhos, acima de 40 anos, se encarregam de uma fatia de 18% desse "bolo" virtual. Apesar de representar o segmento mais qualificado da popula??o, a Rede tamb?m est? se tornando mais popular. O acesso feito por pessoas que possuem apenas o n?vel prim?rio j? chega a 7% do total. As que possuem n?vel superior ou segundo grau completo representam 38% cada, segundo os dados parciais da terceira vers?o da pesquisa, divulgados no in?cio desta semana.

A grande novidade, segundo F?bio de Oliveira, s?cio-diretor do Cad??, ? a mudan?a nos h?bitos dos usu?rios. "? interessante observar que a Internet est? mudando o h?bito das pessoas e a m?dia que mais sofreu com isso foi a televis?o", observa F?bio. "A tend?ncia de populariza??o da Rede tamb?m ficou evidente na pesquisa. Nos pr?ximos anos, a Rede ser? mais popular e democr?tica", completou.

Fonte: Revista Digital Canal Web
- http://www.canalweb.com.br/