CD do UOL: o ?Cavalo de Tr?ia?

Universo Online insiste na venda
do CD recordista em reclama?es

Rep?rter: Luciana Mendon?a
30/10/98

?N?o instale em sua m?quina?. Este ? o conselho que os t?cnicos dos provedores de Internet de Juiz de Fora d?o para os consumidores que tomaram conhecimento da promo??o do Universo On Line. O CD de instala??o que oferece 50 horas de acesso gratuito ? Internet pelo UOL volta a ser vendido nas bancas de revistas da cidade, depois de ter sido recolhido pela empresa. De acordo com depoimentos de usu?rios, o produto danifica configura?es do computador em que ? instalado, tornando lento o acesso ? Rede atrav?s de qualquer outro provedor que n?o o pr?prio UOL.

O que ? anunciado como um ?presente? vem sendo comparado, na verdade, a um ?Cavalo de Tr?ia?. A propaganda ? a seguinte: ?Depois do per?odo gratuito, voc? n?o precisa fazer mais nada para se tornar assinante. Se n?o gostar, basta cancelar.? A quest?o ?: como cancelar? Para o gerente t?cnico do provedor ArtNet, S?rgio Faulhaber, que realizou um teste com o CD em sua m?quina, aparentemente, aconteceram mudan?as nos registros do Windows, que afetam as conex?es feitas atrav?s do dial-up que n?o foram configuradas para acessar a UOL. O teste comprovou o que diversos usu?rios de Internet t?m reclamado: ap?s o CD ser instalado no computador, o acesso ? Internet atrav?s do Universo Online ? normal, mas o acesso atrav?s de outro provedor passa a ficar comprometido.

O JF Service tentou entrar em contato com a ger?ncia do Universo Online, para saber quais provid?ncias a empresa est? tomando com rela??o a este assunto, mas, at? agora, n?o obteve resposta.

O descontentamento de consumidores quanto ao produto do UOL j? foi motivo de artigos nos principais jornais do pa?s. Dois deles, escritos nas se?es Techie (em agosto deste ano) e Trilha Zero (em setembro de 98) do caderno de inform?tica do jornal O Globo, est?o reproduzidos abaixo, com mais informa?es sobre o problema.



Joga limpo, UOL!

Artigo publicado na se??o Techie
do caderno de Inform?tica do jornal
O Globo, do dia 24/08/98

O novo CD do UOL, que se encontra nas bancas e oferece 50 horas de Internet gr?tis aos usu?rios, ? uma tenta??o praticamente irresist?vel; mas recomenda-se a todos, calorosamente, que resistam.

Acontece que a mimosa prenda ?, no fundo, um presente de grego. As 50 horas est?o de fato l? - como est?o, tamb?m, instru?es para altera?es no papel de fundo, no dial-up e na URL da home page favorita. Tudo - pasmem, escovadores de bits! - atrav?s de mudan?as nos registros do Windows 95 (ou 98).

Isso significa que, ao cair em tenta??o, o micreiro incauto vai ter que conviver, at? segunda ordem, com o logo do UOL no lugar da foto das crian?as ou dos gatos que estava servindo de wallpaper; com o site do UOL como p?gina de abertura do browser; e com a insana teimosia da m?quina, recusando-se a conectar qualquer outro provedor de acesso que n?o seja... claro, o UOL.

Mudan?a de dial-up ainda ? coisa mais ou menos corriqueira; ? invasiva e mal educada, porque n?o custa nada criar um dial-up novo - mas v? l?. Mudan?a de wallpaper ? um desaforo. Mas mudan?a nos registros, sem possibilidade de revers?o do processo para que a m?quina volte a ser como era antes da instala??o do kit ?, realmente, o fim da picada! S? quem j? perdeu noite de sono mexendo com esses benditos registros (uma das muitas garantias de dor de cabe?a do Windows) sabe como isso ? grave: a m?quina fica virtualmente travada na dire??o que o UOL determinou, e estamos conversados.

S? para dar uma id?ia: o Paulo Vianna, que deve ser recordista mundial em instala??o de Windows 95 e 98, e tem uma paci?ncia de J? para as ziguiziras da Criatura de Bill, ainda n?o teve paci?ncia de reconfigurar a m?quina na qual uma das filhas, descuidadamente, instalou o CD UOL. Golpe baixo ? apelido...



Como se Livrar do UOL

Artigo do Jornal O Globo,
caderno de Inform?tica,
Coluna Trilha Zero do dia 07/09/98,
escrita por B. Piropo
(em http://www.bpiropo.com.br/tz980907.php).

O esquema ? sempre o mesmo: o malandro se aproxima do ot?rio oferecendo alguma vantagem, como um bilhete de loteria premiado que ele n?o sabe como receber ou um pacote de dinheiro a ser entregue em um endere?o que ele n?o consegue encontrar. O incauto, por gan?ncia ou ingenuidade, aceita a vantagem. E acaba levando preju?zo. Quando a coisa ? feita por meios ilegais chama-se conto do vig?rio e d? cadeia. Quando o golpe ? dado legalmente, explorando desconhecimento, ignor?ncia, imprevid?ncia ou ingenuidade da v?tima, n?o d? cadeia, n?o tem nome, mas nem por isso ? menos conden?vel.

Estas considera?es me ocorreram quando soube da promo??o do UOL, um CD com kit de acesso ? Internet encartado na edi??o de 23 de agosto da revista "Veja" e cujas c?pias avulsas podem ser adquiridas por um real. Oferece vantagens: voc? se inscreve, fornece o n?mero de seu cart?o de cr?dito, mas durante um m?s n?o paga nada e tem direito a 50 horas de acesso. Decorrido este prazo, adquire automaticamente o status de assinante do UOL, com os custos usuais descontados mensalmente do cart?o. Isto, por?m, n?o ? obrigat?rio: segundo consta do CD, "se n?o gostar, basta cancelar".

Como no caso do bilhete premiado, uma oferta quase irresist?vel. O que o CD n?o diz ? que ao ser instalado provoca sorrateiramente quatro altera?es n?o solicitadas na m?quina: ajusta o acesso ? rede atrav?s da p?gina do UOL, substitui os ?cones e o fundo da barra de ferramentas da janela do Internet Explorer, altera o papel de parede de Windows 95 e, se o incauto j? for associado a outro provedor de acesso, remove o objeto da rede dial-up que d? acesso ao provedor antigo, substituindo-o por outro que permite acessar apenas o UOL.

Estas altera?es, que interessam apenas ao UOL, s?o feitas na m?quina do usu?rio sem solicita??o nem aviso. Dificultam, desnecessariamente, o ato de "se n?o gostar, basta cancelar" anunciado na capa do CD. Duas delas somente podem ser desfeitas editando o Registro de Windows, algo que a maioria dos leigos ou n?o sabe fazer ou tem (justo) receio de tentar. Quanto ao objeto que permite acesso ao provedor antigo, pode ser recriado, mas atrav?s de um procedimento que nem todo leigo est? disposto a experimentar. O resultado pr?tico ? o mesmo que o de certos casamentos: a v?tima pode at? n?o ficar muito satisfeita com o novo parceiro, mas passa a atur?lo por n?o saber como se desvencilhar dele ou por receio de enfrentar problemas mais s?rios ao tentar se libertar. Semana passada, em sua coluna, Cora classificou o procedimento do UOL de "asqueroso". Eu ainda n?o encontrei termo mais apropriado. Ou melhor: encontrei, sim, mas n?o ? public?vel.

Por?m o objetivo desta coluna n?o ? comentar a atitude do UOL. Afinal, cada um procede de acordo com seus princ?pios ?ticos e eu n?o estou aqui para ensinar ningu?m a agir direito. Por outro lado, n?o acho razo?vel deixar meus leitores amarrados a um provedor que usa meios t?o discut?veis para angariar clientes, somente por n?o saberem como se livrar dele. Portanto, se voc? experimentou, n?o gostou e deseja desfazer as altera?es feitas pelo kit UOL, vai aprender como fazer sua m?quina voltar ao que era antes. Um procedimento que vale para qualquer kit de qualquer provedor que se meta a alterar caracter?sticas de sua m?quina sem lhe pedir licen?a.

Pois se tem um neg?cio que n?o d? para aturar ? meterem a m?o na minha m?quina sem cerim?nia, ? minha revelia, e alterarem suas caracter?sticas sem aviso. Se bem que neste ponto, n?o h? que reclamar apenas do UOL: h? tamb?m que considerar a parte que cabe ? Microsoft neste latif?ndio. Afinal, um sistema operacional que permite a um programa fazer tamanha balb?rdia na m?quina sem aviso, em mat?ria de seguran?a, francamente, deixa muito a desejar.

Como eu disse, para desfazer duas das altera?es ? preciso editar o Registro. Se voc? n?o sabe o que ? o Registro e muito menos como edit?-lo, leia a s?rie de colunas que publiquei sobre o assunto de 14/04 a 16/06 do ano passado e que podem ser encontradas na se??o Escritos/Anos Anteriores/Trilha Zero de minha p?gina pessoal, em [http://www.bpiropo.com.br]. Consulte as colunas de 28/04 a 12/05, que descrevem o editor do registro e ensinam a us?-lo. E antes de qualquer altera??o, crie uma c?pia de seguran?a do Registro (se quiser, use o programa SRE, que tamb?m pode ser encontrado em minha p?gina, na se??o Opini?o). Isto feito, m?os ? obra.

Para "destravar" a p?gina inicial, carregue o editor do Registro, procure pela chave [HKEY_USERSDefaultSoftwarePoliciesMicrosoftInternet ExplorerControlPanel], acesse o valor "HomePage" e mude-o de "1" para "0" (zero). E j? que est? com a m?o na massa, aproveite para se ver livre dos ?cones indesejados no Internet Explorer encontrando a chave [HKEY_ USERS.DefaultSoftwareMicrosoftInternet ExplorerToolbar], localizando os valores "BrandBitmap", "SmBrandBitmap" e "BackBitmap" e simplesmente removendo-os (note que esta ?ltima altera??o s? ? necess?ria se voc? usa o Intenet Explorer). Depois, feche o editor de registro e reinicialize o computador para que as mudan?as surtam efeito.

Agora voc? j? pode desfazer as demais altera?es. Para mudar a p?gina inicial, o procedimento depende de seu navegador. Se for o IE4, acione a op??o "Op?es da Internet" do menu "Editar" e, no grupo "P?gina Inicial" da aba "Geral", preencha a caixa de entrada de dados "Endere?o" com o URL do s?tio desejado (uma dica: se voc? entrar com "file://c:windowssystemlank.php" assim mesmo, mas sem aspas, o programa ? carregado muito mais rapidamente, por?m com uma p?gina em branco).

Se usa o Netscape 3, acesse a entrada "Prefer?ncias" do menu "Op?es" e altere o campo "endere?o da p?gina inicial" da aba "Apar?ncia" (na vers?o 4, acione a op??o "Prefer?ncias" do menu "Editar" e altere o campo "Endere?o"). O papel de parede pode ser alterado do modo convencional: clique com o bot?o direito do mouse em um ponto vazio da ?rea de trabalho de Windows 95/98 para abrir o menu de contexto do v?deo e selecione a op??o "Propriedades". Na janela "Propriedades do v?deo", v? para a aba "Segundo Plano" e selecione uma imagem na caixa "Papel de parede".

Isto feito, recrie o acesso ao provedor antigo: execute um clique duplo no objeto "Fazer nova conex?o" da pasta "Rede dialup" que mora em "Meu Computador" e entre com os dados fornecidos pelo seu provedor.

Pois ? isto. A partir deste ponto j? vale o escrito na capa do CD do UOL: se n?o gostar, basta cancelar. Porque agora voc? j? sabe como faz?-lo. Portanto, usou e n?o gostou, cancele.

Antes, por?m, use suas 50 horas. Voc? tem direito a elas. Usufru?-las ? a materializa??o do sonho do ot?rio: tentar descontar o bilhete e descobrir que ele est? de fato premiado. Ou abrir o "paco" e achar l? dentro um ma?o de dinheiro de verdade.