Panorama da Internet em Juiz de Fora

Luciana Mendon?a
02/08/2000

Juiz de Fora tem hoje 19 provedores de acesso ? Rede Mundial de Computadores. A pesquisa foi apresentada ao JFService pelo presidente da Abranet/MG-Sudeste (Regional da Associa??o Brasileira dos Provedores de Acesso, Servi?os e Informa?es da Rede Internet), M?rcio Guimar?es de Faria.

De acordo com o representante da associa??o, ?dos 19 pontos de presen?a Internet na cidade, seis s?o institucionais - n?o oferecem acesso ao p?blico - e est?o ligados a empresas, autarquias e servi?os p?blicos, como a UFJF e a Prefeitura Municipal, a Embrapa, o Sebrae, a MRS e a Mercedes Benz. Os demais s?o comerciais, sendo 7 deles locais, com algum tipo de estrutura administrativa na cidade, ainda que alguns sejam franquias de empresas de fora. Estes sete, citados em ordem alfab?tica, s?o: Artnet, Fus?es, IPS, JFNet, Powerline, Terra e Uninet. Os demais t?m suas administra?es fora da cidade e s? chegam aqui pela m?dia e publicidade, como s?o o Estaminas, BRHomeshopping, UOL, Starmedia, IG e Super11.?

M?rcio Faria tra?a um panorama atual do emprego das novas tecnologias de comunica??o na cidade: ?Em Juiz de Fora, observou-se o crescimento exponencial do setor de Internet nos primeiros anos, com ades?o dos estratos A e B da sociedade, depois, parte do estrato C. Acompanhamos de perto a taxa de crescimento do uso de computador em resid?ncias e empresas, que chega a mais de 30% ao ano.?

Desde os prim?rdios

A Internet tornou-se uma rede comercial no Brasil em 1995. Os primeiros provedores de acesso de Juiz de Fora surgiram entre dezembro de 1995 e junho de 1996, conforme recorda o presidente da Abranet/MG-Sudeste, M?rcio Guimar?es de Faria:

?Com apenas um ano de Internet comercial, a cidade j? contava com meia d?zia de op?es de acesso ? rede, sendo somente um deles de fora da cidade. Nos anos seguintes, entre 1997 e 1999, vimos o surgimento de alguns outros provedores, todos de fora. Destes, pelo menos dois acabaram fechando, por n?o se adequarem ao mercado extremamente competitivo e exigente.?

Associa??o busca seguran?a e qualidade

Hoje, cerca de 20 provedores da regi?o da Zona da Mata e Vertentes de Minas est?o reunidos na Abranet/MG-Sudeste, sendo que seis deles s?o de Juiz de Fora. No site www.abranet-mg-sudeste.com.br est? a identifica??o de todos os associados. M?rcio Faria afirma que a Abranet regional surgiu devido ao crescimento do n?mero de usu?rios da Rede, crescente profissionaliza??o e sofistica??o da Internet:

?As nossas preocupa?es com seguran?a e qualidade come?aram a provocar alguns contatos entre os provedores, inclusive de outras cidades. Foi ent?o que resolvemos nos organizar e reunir todos os provedores dispostos a firmar princ?pios b?sicos de atua??o e obriga?es, pois sabemos que o crescimento verificado at? agora ainda ? insignificante diante das potencialidades da Internet, principalmente se considerarmos os servi?os agregados: novos meios de comunica??o, Internet a cabo, o com?rcio eletr?nico, o acesso sem fio, entre tantas outras aplica?es que colocar?o a Internet no dia a dia de bilh?es de pessoas nos pr?ximos anos, seguindo o processo de globaliza??o.?


Leia mais sobre a Abranet/MG-Sudeste clicando aqui.