Uma boa ?poca para comprar o seu im?vel

06/10/98

A crise econ?mica mundial pode ter surtido um efeito negativo nas compras a cr?dito mas, para o mercado de im?veis, este ? o melhor momento para investir. A afirma??o ? do corretor de im?veis Fernando David. Segundo ele, em Juiz de Fora, como o mercado est? retra?do, os pre?os est?o mais acess?veis, tanto para op?es ? vista, quanto para as de financiamento, j? que os menores juros s?o os do mercado imobili?rio. Ele ainda explica que as empresas est?o diminuindo sua margem de lucro para continuar vendendo.

Para Alo?sio Ant?nio Marques, professor de Administra??o Financeira da UFJF, n?o h? porque ter medo de financiar hoje um im?vel, j? que as presta?es e os juros s?o definidos por contrato. O fato de um financiamento de im?vel fazer parte de uma ?tica de longo prazo garante que a crise mundial n?o v? afetar os juros. Ele explica que os juros de financiamento est?o em torno de 12% ao ano. O que est? perigoso hoje s?o as compras a curto prazo como, por exemplo, os eletrodom?sticos, em que se cobra cerca de 10% ao m?s, acompanhando as oscila?es do mercado.

Os bancos, ainda, est?o facilitando para quem quer financiar um im?vel. Devido a algumas medidas do governo, os profissionais liberais como m?dicos, advogados, que antes tinham dificuldade em comprovar renda, podem usar como prova de seu poder aquisitivo faturas de cart?es de cr?dito e carros em seu nome. Alguns bancos est?o oferecendo orienta??o via Internet de como financiar o im?vel, como o Bradesco (www.bradesco.com.br)

A Caixa Econ?mica Federal (www.caixa.gov.br) apresenta diversas op?es para quem deseja realizar o sonho de construir ou comprar a casa pr?pria. Atrav?s do uso da Carta de Cr?dito, documento que garante o financiamento do valor avaliado pela Caixa, ? poss?vel utilizar o FGTS como parte do pagamento. O Construcard ? uma segunda op??o para quem pensa em construir ou reformar. Nesta forma de financiamento, a Caixa abre uma linha de cr?dito com os menores juros do mercado e seguran?a nas transa?es.

Colabora??o: Renata Gama,
estudante do 5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF