Cuidados ao adquirir a casa pr?pria

06/11/98

Voc? j? ouviu dizer que um sonho pode se tornar um pesadelo? Foi com base nesse ditado que o CREA-Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura elaborou um manual para orientar as pessoas que est?o querendo comprar a casa pr?pria. Segundo o inspetor adjunto do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia - Crea ( Rua Halfeld, 414/sala 306, Centro), engenheiro Jos? Eduardo Modesto do Patroc?nio, alguns cuidados s?o necess?rios, afinal de contas ? sempre melhor prevenir. Ele d? as principais dicas ao consumidor.

Primeiramente, o comprador deve conhecer o hist?rico da construtora e dos profissionais envolvidos, certificando se eles t?m registro na Prefeitura e no Crea, respectivamente. Al?m disso, n?o se deve assinar contrato de compra e venda sem analisar as cl?usulas contratuais, diz o engenheiro.

Antes de receber em definitivo as chaves do im?vel, verificar se existem pequenos defeitos, como vazamentos de torneiras e aus?ncia de rejuntes em azulejos. Caso existam, reclamar junto ? construtora. Se o consumidor j? estiver morando no im?vel e, de repente, aparecerem trincas e rachaduras em vigas, lajes, pilares ou paredes, consultar imediatamente a Defesa Civil, alerta Jos? Eduardo do Patroc?nio.

Para o engenheiro, Juiz de Fora tem uma vantagem, pois seu subsolo possui uma quantidade de afloramento de rochas muito maior do que em muitos munic?pios, principalmente aqueles que se situam em ?reas de praia. Isto favorece muito o bom assentamento das constru?es.

No ?Manual do Comprador de Im?vel?, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec- ( veja c?pia no Arquivo do JF Service), h? mais algumas dicas importantes sobre os cuidados na compra da casa pr?pria:

  • ?Manchas nas paredes podem denunciar infiltra??o de ?gua, de chuva ou de tubula?es do pr?prio im?vel ou de vizinho. Azulejos estufados ou ocos por baixo (basta bater com os n?s dos dedos para perceber) podem tamb?m denunciar infiltra??o ou servi?o mal-acabado.

  • Observe o quadro de luz para ver se obedece ?s normas e se a distribui??o para os c?modos est? feita de modo a n?o haver sobrecargas; verifique tomadas (veja at? se a quantidade delas, em cada c?modo, atende ?s suas necessidades). Veja interruptores, instala??o de chuveiro ou aquecimento, etc.?

A grande maioria dos defeitos de constru??o podem ser recuperados ou mesmo refor?ados se forem tomadas as devidas provid?ncias a tempo.

Colabora??o: Maria L?cia Perotti Velloso,
estudante do 4? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF