Programe o reveillon do ano 2000


Arte: Elza Brasil

Emilene Campos
22/07/99

Esta ? uma op??o para quem pretende passar o Reveillon do ano 2000 em outras cidades. Quem quer economizar dinheiro com hot?is e pousadas pode contratar o servi?o atrav?s de imobili?rias da cidade ou diretamente com o propriet?rio. Confira as dicas e participe da enquete do JFService:

Você pretende alugar um imóvel
fora de Juiz de Fora para passar o reveillon?
      Sim
      Não
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.


"Bons im?veis ainda podem ser alugados em Cabo Frio e Pi?ma", garante a gerente da Universal Im?veis, M?rcia de Paula Ribeiro. H? cinco meses do final do ano, ela alerta aqueles que t?m mania de deixar tudo para a ?ltima hora para que fa?am a reserva com, pelo menos, 90 dias de anteced?ncia.

A di?ria de um im?vel com tr?s dormit?rios pode variar entre R$50 e R$150. Os fatores que influenciam no pre?o v?o desde a localiza??o at? a qualidade do acabamento. Dependendo do tamanho do grupo ou da fam?lia, os custos com estadia podem ficar mais reduzidos se comparados aos de hot?is. "Por enquanto, os alugu?is ainda n?o foram supervalorizados em fun??o do reveillon do ano 2000", informa a gerente.

Mas se voc? for dispensar a imobili?ria nesta negocia??o, confira as dicas do assessor jur?dico do Procon, Nilson Ferreira Neto, para evitar o ?bug? do seu humor:

  • Verificar as condi?es da propriedade atrav?s de refer?ncias de pessoas que j? a alugaram.
  • Se tiver caseiro no local, ? interessante conversar com ele sobre a infra-estrutura.
  • Caso isso n?o seja poss?vel, o propriet?rio deve detalhar bem as condi?es do im?vel no contrato. Informa?es como localiza??o, n?mero de c?modos, tipo de acabamento s?o alguns dos itens que devem constar no documento. Esta ? a garantia de indeniza??o, se o que foi descrito n?o corresponder ? realidade.
  • Caracterizar a forma de pagamento e exigir recibos de pagamento tamb?m ? fundamental.
  • No momento da reserva, o ideal ? pagar 50% do valor do aluguel e o restante na entrega das chaves.
  • Cl?usulas de desist?ncia e de penalidades tamb?m devem constar no documento.
Se tiver d?vidas sobre a elabora??o do contrato, basta solicitar orienta??o aos advogados do Procon-JF, que fica na Av. Get?lio Vargas, 200. O e-mail ? proconjf@artnet.com.br .