Saiba o que fazer para manter a pele hidratada
durante o inverno


Rep?rter Ana Maria Reis
04/08/2000

Estamos em pleno inverno. Clima seco, vento em excesso e mudan?as bruscas de temperatura podem desidratar sua pele. Se ela est? ressecada, isto significa que est? faltando ?gua ou gordura (ou os dois) no seu organismo.

Diariamente, gl?ndulas seb?ceas produzem 2 gramas de gordura e sudor?paras, entre 250 e 500 cent?metros c?bicos de ?gua (suor). Estas subst?ncias formam o manto hidrolip?dico na superf?cie cut?nea, uma mistura impercept?vel que nos protege das agress?es externas, como polui??o, vento, calor e radia??o solar.

Apesar da defesa natural do organismo, uma s?rie de fatores pode atrapalhar este equil?brio, em especial no inverno. O resultado todos j? conhecem: pele ressecada, ?spera, sem brilho, pouca elasticidade, sensa??o de repuxamento e, em casos graves, manchas brancas, que co?am e podem provocar feridas. As regi?es do corpo mais afetadas s?o p?s, joelhos, pernas, bra?os, cotovelos e m?os.

Saiba como prevenir ou aliviar seus problemas de pele:


Dicas para manter a pele hidratada e saud?vel

  • beba ?gua, evite alimentos gordurosos e d? prefer?ncia a frutas, verduras e legumes. O ideal ? que o organismo absorva 2 litros de ?gua ao dia
  • tome banhos curtos, mantendo a temperatura fria ou morna. N?o esfregue a pele e evite usar sabonete diariamente (com exece??o da regi?o axilar e genital)
  • fique atento se voc? freq?enta ambientes com ar condicionado - porque eles fazem com que a pele perca mais ?gua do que o normal
  • use luvas de borracha quando utilizar produtos de limpeza
  • fa?a exames para detectar o hipo-tireoidismo - a desfun??o na gl?ndula tire?ide costuma ressecar a pele
  • Aten??o: mulheres na menopausa t?m problemas de ressecamento de pele devido ao descontrole hormonal. Neste caso, procure o ginecologista.

Pele seca - cuidado redobrado

O funcionamento das gl?ndulas seb?ceas e sudor?paras (que eliminam suor) ? determinado geneticamente. Em geral, peles claras e sens?veis fabricam uma quantidade insuficiente de sebo e, por isso, costumam ser secas.

A dermatologista Cristina Mansur aconselha o uso de ?leos minerais ou vegetais a base de am?ndoas antes do banho.

Al?m das pessoas de pele seca, os idosos tamb?m sofrem com os chamados pruridos de inverno (coceiras, principalmente nas pernas) e ictioses (pele ressecada em excesso, com textura muito fina), intensificados por banhos longos e sabonete em excesso. ?Neste caso, deve-se evitar o uso de esponjas ou buchas e secar menos a pele?, completa Cristina Masur.<

A reposi??o de ?gua e gordura ? insuficiente no organismo de pessoas com pele seca. Nesse caso, para garantir um manto hidrolip?dico adequado ? necess?rio aplicar hidratantes potentes. Os mais modernos possuem em sua composi??o lactato de am?nia, ?cido l?tico e ur?ia. Para o rosto, hidratantes a base de col?geno s?o os mais indicados.

Obs.: pessoas com pele oleosa devem usar hidratantes faciais que tenham em sua composi??o o free-oil

Ioniza??o e banho de parafina

Existem v?rios tipos de tratamento intensivo para prevenir ou aliviar o ressecamento de pele durante o inverno. Alguns deles s?o:


ioniza??o - penetra??o de cremes com ajuda de aparelhos

banho de parafina - mergulho do corpo em l?q?ido parafinado

Em cl?nicas de est?tica, a preven??o ? feita com 8 sess?es e dura??o de uma hora. Em m?dia, o custo ? de R$ 30 a sess?o.

Sugest?es

Hidratantes e ?leos nacionais ou manipulados em farm?cias s?o os mais indicados. De acordo com a dermatologista Cristina Mansur, os produtos fabricados no pa?s j? s?o bem modernos, al?m de estarem adaptados ao tipo de pele e clima brasileiros. ?Cremes importados podem ser muito bons, mas em sua maioria s?o muito mais gordurosos", completa a dermatologista.