Mulher
Moda Aeróbica - para quem malha com estilo

Ana Maria Reis
30/06/2000

Sandy vai malhar

Ela malha há três anos, de segunda a sexta, chega a ficar duas horas por dia na academia e adora estar bem vestida. Vanessa Monique Santos Meneguelli, 16 anos, malha de batom, unhas sempre pintadas e tiara na cabeça. Musculação, Aero Bahia e Body Pump são suas atividades preferidas. Em épocas festivas, como Carnaval e Festa Junina, malha a caráter e em companhia da mãe, que confecciona os modelitos, inclusive as próprias malhas.

Todos a conhecem como Sandy, devido à semelhança com a cantora teen do momento. Para ela, fazer ginástica na academia é distrair-se, fugir do estresse e ter oportunidade de conhecer novas pessoas. Se quiser, pode malhar um mês direto sem repetir uma roupa sequer - ela tem 40 malhas! Suas cores preferidas são azul e rosa."Gosto de tudo que é diferente", comenta Sandy sobre os detalhes e decotes de suas roupas.





Dicas, truques e disfarces

Pensando no sucesso que a sua malha vai fazer na academina e principalmente no seu bem estar, existem profissionais da moda que trabalham exclusivamente com isto - o malhar com estilo. O estilista Anderson Souza dá várias dicas para a mulher que gosta de estar impecável a todo tempo, mesmo que um pouco suada. Confira o que fica melhor para seu tipo físico:

  • Baixinha - bermuda e top para a magra. Se ela não estiver com o corpo em cima, deve dar preferência a uma camiseta na altura do cós
  • Alta - meia (que vai até o tornozelo) ou calça, com top ou colant sobreposto
  • Fofinha - calça corsário, top por baixo da camiseta ou camisa de malha
De modo geral, é recomendado produtos de qualidade e confortáveis. Segundo Anderson Souza, os que não apresentam selo de homologação (selo de qualidade dos grandes fabricantes) costumam pegar cheiro de suor e têm vida útil reduzida.

Plástica sem silicone

Se você não se acha poposuda o bastante ou se incomoda com o movimento abusivo dos seios durante a aula de Aero Bahia (aquelas em que para perder peso, tem que pular mais que as duas Sheilas do Tcham juntas), a moda de academia tem os seus truques.

Não é à toa que as malhas nas vitrinas são cheias de detalhes, ensina Anderson Souza. Os cortes e recortes, além dos tons sobre tons servem tanto para diminuir quanto para aumentar as curvas das mais insatisfeitas.


Turbinada - decote arredondado ou em V na altura do colo diminuem seios fartos

Tábua - o bumbum ganha volume com o desenho acima

Mentira - listras diagonais alongam pernas curtas

Despeitada - decote transpassado dá volume aos seios pequenos

Tecnologia

Uma nova fibra invadiu o mercado da moda de academia - o suplex, que contém 5% de poliamida a mais que a lycra. Há cinco anos, o estilista Anderson Souza trabalha com o produto de alta aderência e não retentor de suor, por isto chamado de tecido "aeróbico e inteligente". Este material dá maior versatilidade à roupa, podendo ter duplo uso - para malhar e passear.

Existem dois tipos de suplex - o denso, que adere mais ao corpo, próprio para a confecção de top e sutiã. Já o liso, também chamado de "suplex light", é próprio para a confecção de calças.

Segundo Anderson Souza, mesmo com a difusão do suplex, as lycras ainda têm boa saída nas lojas, em especial entre os adeptos da hidroginástica, por ser o material adequado à prática do esporte em água quente e grande concentração de cloro.

Cores e personalidades

  • Audaciosas - as mulheres mais extravagantes preferem cores mais intensas, como todas as variáveis de azul, o lilás, vermelho, rosa e a mistura destas, desde que harmoniosa
  • Básicas - a discrição faz um casamento perfeito com cores neutras como o preto, cinza, marinho e verde.
Vedetes das academias
  • Linha aeróbica - no lugar das tradicionais listras laterais em shorts e calças, o designer sinuoso dá movimento à malha (foto ao lado).
  • Corsários - a moda do dia a dia levada para a academia. As bermudas mais alongadas competem com as meias na hora de cobrir as pernas.



O sutiã de sustentação e o "tomara que caia" desbancam o colant


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.