Revival
Moda coloca o s?culo em voga

Ana Maria Reis
14/08/2000

Reciclar o que j? foi da mam?e ? coisa comum para quem gosta de andar na moda. Acontece porque o s?culo XX est? sendo revisto por estilistas, designers e grifes. Tudo, l?gico, com uma releitura mais moderna, utilit?ria e sobretudo b?sica. Enfim, um revival com a cara do ano 2000.

O jeans ? uma unamimidade, mas n?o chega a ofuscar tecidos com o chiffon e a seda. Neste mercado democr?tico, tem espa?o para todo tipo de estilo - do glamouroso ao casual. Nada muito r?gido, mesmo porque a id?ia de tempo mudou bastante na ?ltima d?cada. O que demorava para virar moda no Brasil, hoje j? ? consumido quase que em tempo real, da pr?t-a-porter parisiense para as passarelas do Rio e S?o Paulo.

?A rapidez com que as informa?es s?o trocadas afetou diretamente as novas cole?es e o conceito de tempo. O que antes levava um ou dois meses para sair de moda, agora deixa de estar em quest?o de semanas?, explica a modelo e editora do site Morango, Alessandra M?ller.

Todas as tend?ncias viram passado rapidamente e, o passado, acabou virando a vedete fashion deste in?cio de s?culo. Minimalismo ou hippiesmo, maxi-pantalonas e cal?as capri, saias bufantes ou a sobriedade da Duquesa de Windsor, a eternidade de Chanel ou o quent?ssimo Haten, todos em um mix de tempo e estilo que invade os guarda-roupas de todas n?s.

Moda I?i?

Para a consultora de moda Carminha Lopes, a moda ? um grande "i?i?". O quque vai, acaba voltando. Quem tem entre 30 e 40 anos, acostumou a ver a m?e e as tias vestindo o que suas filhas consomem nas vitrinas dos shoppings. A diferen?a entre o que j? foi moda e o que ? hoje, ? a funcionalidade das roupas. "Tudo est? mais b?sico e confort?vel", completa Carminha.

O b?sico, por?m, n?o deve ser confundido com a mesmice que os modismos sugerem. Com a profissionaliza??o do mundo fashion, muitos designers pecam pelo comum, j? que o compromisso ? com o mercado consumidor.

O que est? de volta:

  • Anos 20 - delicadeza da renda e acess?rios ultra-feminina
  • Anos 30 - o glamour das divas do cinema
  • Anos 40 - croch? sobre vestido em seda
  • Anos 50 - vestidos vaporosos


Anos 60 - cintos largos sobre vestidos

Anos 70 - psicodelismo nas estampas de blusas, saias, vestidos

Anos 80 - minimalismo oriental e uso do preto e branco

Anos 90 - a alta tecnologia dos tecidos