Conselho vai traçar Plano Estratégico de Juiz de Fora
Repórter: Luciana Mendonça
21/08/98
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Eduardo de Freitas, o prefeito Tarcísio Delgado, o presidente do Conselho, João Carlos Vítor Garcia e um dos consultores do Plano, Manuel de Forn, de Barcelona, Espanha.
Tomou posse ontem, 20 de agosto, no auditório da Academia de Comércio, o Conselho da Cidade, órgão máximo de participação institucional e cidadã, com a função de traçar as linhas diretrizes do Plano Estratégico de Juiz de Fora. Como explicou o prefeito municipal Tarcísio Delgado, não se trata de um plano de governo, mas da concepção de um modelo de cidade que seja melhor para se viver e trabalhar.
De acordo com o presidente do Conselho Diretor do Plano Estratégico e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Vítor Garcia, mais de 100 entidades foram convidadas a participar do Conselho, dentre empresas, associações de bairro, entidades religiosas e outros órgãos de maior representatividade na cidade. João Carlos acrescenta que o projeto prevê a realização das obras planejadas através de parcerias com órgãos financiadores e empresários.
As discussões vão acontecer entre um pequeno grupo e depois serão levadas a todos os membros do Conselho. As questões mais relevantes para a cidade foram agrupadas em 4 temas: atividades econômicas, qualidade do espaço urbano, desenvolvimento e coesão social, identidade e cidadania.
A Prefeitura deu início ao Plano Estratégico em 1997, com a realização de um seminário intitulado “A cidade como sujeito do desenvolvimento: a necessidade de uma visão de longo prazo”. Durante o evento, o prefeito Tarcísio Delgado e os urbanistas Manuel de Forn, Rodrigo Lopes e Ricardo Rebouças, consultores do Plano Estratégico da cidade do Rio de Janeiro, fizeram uma exposição sobre o que representava o plano.
Na primeira fase, foi organizada a cooperação entre os setores público e privado, através da formação do Consórcio Mantenedor e das estruturas permanentes do Plano. Paralelamente, foi criado o Comitê Executivo, responsável pela execução do processo de elaboração do Plano.
O início do processo de planejamento estratégico de Juiz de Fora credenciou a cidade a se filiar ao Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU), associação que agrega 45 membros de 17 países.
Endereços úteis:
- Plano Estratégico: http://www.pjf.jfa.mg.gov.br/planjf
- Comitê Executivo: Av. Barão
do Rio Branco, 3029, Centro. Fone 690-7164.
- e-mail: planojf@smde.pjf.jfa.mg.gov.br
- 11/09/1998 » O que fazer e o que não fazer na hora de montar uma loja virtual
- 09/09/1998 » JF Service lança WebNews
- 04/09/1998 » Compensa investir na Internet?
- 28/08/1998 » Internet cria nova fronteira publicitária
- 24/08/1998 » UFJF incentiva funcionamento de "Empresa Júnior"
- 04/08/1998 » Velocidade Máxima
- 22/07/1998 » "Bug do milênio"
- Leia mais matérias em arquivo...
