Conjuntura econ?mica nacional
e regional ? tema de debate na UFJF

A conjuntura nacional e regional ser? tema do Painel de Conjuntura Econ?mica que acontece no dia 16 de setembro, quarta-feira, ?s 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Educa??o da UFJF. O evento acontece bimestralmente, organizado pelo Grupo de Conjuntura Econ?mica do N?cleo de Pesquisas da Faculdade de Economia e Administra??o da UFJF (NUPE-FEA). Participam do debate professores e estudantes da UFJF, assim como representantes de empresas p?blicas e privadas, institutos de pesquisas, ?rg?os p?blicos, sindicatos e outros interessados.

O Painel acontece desde 1993, financiado pela Pr?-Reitoria de Extens?o da UFJF. A coordena??o ? da professora Suzana Quinet, juntamente com oito bolsistas. Dentre os temas nacionais, as discuss?es abordam n?vel de atividade econ?mica e emprego, pol?tica cambial e setor externo, pol?tica monet?ria e n?vel de pre?os, pol?tica fiscal e sistema financeiro e economia agr?cola. Com rela??o ? Conjuntura Regional s?o analisados os temas n?vel de atividade econ?mica no munic?pio de Juiz de Fora e finan?as municipais.

O trabalho dirigido por Suzana Quinet ? uma das atividades do NUPE, que desenvolve diversas atividades ligadas ao contexto regional, em parceria com institui?es nacionais. O Nupe foi criado em 1992, com recursos obtidos junto ? Funda??o de Amparo ? Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). O coordenador ? o professor Fernando Salgueiro Perobelli.

A primeira atua??o do N?cleo foi pesquisar a recente industrializa??o de Juiz de Fora. Atualmente os pesquisadores est?o em andamento com tr?s trabalhos: a previs?o da produ??o industrial de Minas Gerais, a avalia??o dos impactos regionais a serem produzidos pela Mercedes-Benz em Juiz de Fora e uma an?lise das potencialidades de desenvolvimento dos munic?pios da regi?o de Juiz de Fora.

Outro projeto desenvolvido pelo Nupe ? o c?lculo mensal do Custo Unit?rio B?sico (CUB) por metro quadrado para a constru??o civil em Juiz de Fora. Mais informa?es sobre a an?lise do CUB podem ser obtidas na se??o Dicas do caderno JF Im?veis.

Os telefones de contato do Nupe s?o 229-3530 e 229-3528. O N?cleo est? na Internet, no endere?o http://www.pet.ufjf.br/~nupe-fea .