Negócios

Carrefour inaugura
o primeiro hipermercado da cidade

30/10/98

Eletrodomésticos, inclusive computadores, todos os gêneros de produtos alimentícios, brinquedos, plantas, peças e acessórios para carros, roupas ... No total, 40 mil itens estarão sendo oferecidos ao consumidor juizforano a partir do próximo mês pelo Carrefour. Construído em uma área de 13,6 mil m2, o hipermercado fica no cruzamento entre a Av. Rio Branco e a Rua Joaquim Vicente Guedes, bairro Graminha. A loja ocupa 9,4 mil m2 do terreno e outros 3,9 mil são destinados ao estacionamento, que tem 1280 vagas para veículos de passeio.

Segundo o diretor da loja de Juiz de Fora, José Antônio Alves Reis, o sistema de ar condicionado está em fase final de instalação e algumas máquinas ainda estão sendo entregues. “Falta terminar a montagem dos equipamentos internos, como balcões e gôndolas para exposição de mercadorias, e de outros mais pesados, como o forno de padaria,” afirma.

A rede francesa hoje tem 58 lojas só no Brasil e está presente em outros países como Espanha, Portugal, Argentina, México, Chile e Tailândia. Em Juiz de Fora, a receita do município será beneficiada com o pagamento de impostos. Alguns, relacionados aos funcionários contratados, já estão sendo pagos. Entre a fase de início das obras e a de pleno funcionamento da loja, cerca de 2000 empregos serão gerados, direta e indiretamente.

O Carrefour terá 400 funcionários. A contratação de 250 já foi feita e a dos 150 restantes será efetivada até o início de novembro. O salário irá obedecer à grade adotada pela rede em todas as suas lojas. Outras 400 pessoas vão trabalhar com o setor de fornecimento. Hoje, aproximadamente 500 ainda estão trabalhando na fase final da obra.

A rede francesa está se expandindo no Brasil, abrindo lojas em cidades que apresentam potencial para recebê-las. Toda decisão quanto a abertura de uma nova unidade é feita com base em pesquisas. O potencial de Juiz de Fora foi confirmado, entre outros elementos, pelo fato de ela não possuir um hipermercado de grande porte. José Antônio destaca que a localização do Carrefour na cidade é privilegiada. “Estamos a 5 minutos do centro em linha reta. A facilidade de acesso que temos é excepcional. Em outras cidades do Brasil e do mundo, temos lojas que ficam em rodovias totalmente afastadas do centro”, afirma o Diretor.

Ele acredita que o setor de perecíveis será um grande atrativo para os consumidores juizforanos por oferecer uma linha mais sofisticada de produtos nobres e congelados, que praticamente não existe na cidade. “Nós vamos ter uma unidade do Serviço de Inspeção Federal dentro da loja para garantir a qualidade dos nossos produtos, principalmente os de açougue”, garante José Antônio. Revelando que um instituto de pesquisas realizou um estudo sobre as estimativas do faturamento do Carrefour-JF, ele prefere não revelar os números. “Quando uma loja é aberta, nem sempre acontece o que está previsto neste tipo de estudo”, justifica.

Junto com empresários locais, o Carrefour foi um dos parceiros da Prefeitura Municipal (Av Brasil, 560; Centro ) na confecção do Guia Turístico de Juiz de Fora. A Rede de hipermercados pretende colaborar também no projeto de criação de um acesso ao Bairro Graminha pela Estrada União Indústria.

Colaboração: Juliana Escobar,
Estudante do 7º período
da Faculdade de Comunicação Social da UFJF

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.