UFJF oferece assessoria a cooperativas

Nasce em Juiz de Fora uma incubadora de cooperativas que promete criar alternativas para os "exclu?dos do mercado trabalho"

29/12/98

A UFJF oferece, a partir de janeiro, assessoria para quem quer montar uma cooperativa. ? a Incubadora Tecnol?gica de Cooperativas Populares que contar? com servi?os de assessoria desde a cria??o de cooperativas at? a inser??o no mercado, sem ?nus em seu primeiro ano de vida. Al?m de apoio t?cnico necess?rio ? reestrutura??o de cooperativas j? existentes.

Pensando em facilitar uma forma alternativa de organiza??o dos exclu?dos do mercado de trabalho e como busca de formas econ?micas diferenciadas para enfrentar a atual situa??o econ?mica, a FINEP decidiu apoiar o projeto de Incubadora de Cooperativas. A Universidade Federal de Juiz de Fora faz parte das cinco Universidades selecionadas no pa?s para receber o financiamento da FINEP para a manuten??o de incubadoras de cooperativas. As outras Universidades selecionadas foram: Universidade de S?o Paulo, USP; Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal do Cear?.

O cooperativismo segundo a coordenadora Geral da Incubadora, S?nia Maria Rocha Heckert, ? uma das maneiras mais atuais de abrir um neg?cio. "Na cooperativa n?o existem patr?es ou empregados, todos s?o cooperados. Ela ? uma gest?o democr?tica." diz S?nia.

As cooperativas s?o cada vez mais comuns e muitas vezes n?s lidamos com elas no nosso dia-a-dia sem darmos conta. ? o caso dos r?dio taxis, da UNIMED e UNIODONTO, da lojinha de doces da rodovi?ria, e da CCPL, s? para citar alguns exemplos. A Incubadora est? instalada no CRITT- Centro de Integra??o e transfer?ncia Tecnol?gica, no campus da UFJF. O telefone ? (032)229-3435. O endere?o para correspond?ncia eletr?nica, temporariamente ? critt@critt.ufjf.br. Tamb?m est? inclu?do no projeto a cria??o de uma Home Page que est? sendo elaborada por alunos bolsistas da Universidade.

Colabora??o: Luciana Valentin de Souza Lima
Estudante do 5? per?odo de jornalismo
da Facom, UFJF