Mudan?a na telefonia promove concorr?ncia

17/06/99

A partir do primeiro minuto do dia 3 de julho, os 77 milh?es de usu?rios de telefonia fixa em todo o Brasil ter?o de digitar (ou discar) mais dois algarismos nas liga?es interurbanas (DDD) e internacionais (DDI). Antes de digitar estes dois n?meros, no entanto, os usu?rios v?o ter que escolher quais das empresas operadoras utilizar?o em sua chamada telef?nica. Estes novos d?gitos correspondem ao c?digo da operadora escolhida. Esta modifica??o marca o in?cio da competi??o na telefonia de longa dist?ncia.

Em Juiz de Fora, os 120 mil usu?rios v?o poder utilizar os servi?os de duas empresas: a Telemar ( C?digo 31) e a Embratel (C?digo 21). A estas op?es, vai se somar uma terceira, a chamada empresa espelho, com funcionamento previsto para o final do ano.

A Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es (Anatel) e as operadoras ainda n?o divulgaram se os consumidores ser?o onerados. Ou seja, ainda n?o se sabe se uma liga??o realizada pela Embratel vai ter um custo menor que da Telemar, ou vice-versa. A Anatel criou uma comiss?o especial para acompanhar o planejamento e a implanta??o dos novos c?digos de sele??o.

A partir de julho, as liga?es feitas de forma inadequada ser?o interceptadas e o usu?rio ser? informado sobre a maneira correta de efetuar a liga??o. O ?rg?o colocou um site ? disposi??o dos usu?rios. Em caso de d?vidas, ? s? acessar o endere?o www.anatel.gov.br.

O que vai mudar:

1. Liga?es para fora do Estado:
Basta acrescentar o c?digo da prestadora escolhida - 21 ou 31 - entre o 0 (zero) e o c?digo da localidade de destino da chamada.

Ex: Chamada de Juiz de Fora para Rio de Janeiro:

2. Chamadas Interurbanas a cobrar:
Faz-se a liga??o da mesma forma, s? que acrescentado o c?digo de sele??o da prestadora. Disca-se o n?mero 90 (noventa), que identifica a liga??o DDD a cobrar, o c?digo de sele??o da prestadora, o c?digo de ?rea da localidade e o n?mero do telefone desejado.

Ex: Chamada de Juiz de Fora para S?o Paulo:

3. Chamadas locais a cobrar:
Para realizar chamada dentro da cidade, voc? coloca antes do n?mero desejado, o c?digo de chamada a cobrar - 90 (noventa) - e o c?digo de identifica??o de chamada local a cobrar, 90 (noventa).

Ex: Chamada a cobrar dentro de qualquer cidade:

4. Chamadas Internacionais - DDI:
Chamadas internacionais originadas do Brasil, apenas acrescenta-se o c?digo de sele??o da prestadora, ap?s o prefixo internacional 00 (zero zero). Depois ? s? discar o c?digo de sele??o da prestadora, o do pa?s de destino, e o da ?rea (se houver). Enfim, ? s? teclar o n?mero do telefone desejado. A Telemar ainda n?o tem a concess?o para fazer liga?es internacionais nas chamadas originadas do exterior com destino ao Brasil. Somente a Embratel realiza este servi?o.

5. Chamada feita em localidade dentro do mesmo c?digo de ?rea:
As liga?es interurbanas realizadas nessas ?reas, que hoje s?o feitas a sete d?gitos, inicialmente poder?o ser realizadas da mesma forma. Entretanto, caso o cliente deseje, ele poder? escolher o c?digo da empresa.

Colabora??o: Zilvan Martins
Estudante do 6? per?odo
da faculdade de Comunica??o Social
da UFJF