MAT?RIA DE ARQUIVO

Viviany Anderson - corredora por natureza

30/09/98

Nem o in?cio tardio, nem a dificuldade em conseguir apoio em Minas Gerais desanimaram a atleta de 29 anos. A juizforana Viviany Anderson vive correndo em busca de vit?rias. Com tanto treino e disciplina, s? sobrou tempo para entrevista durante uma s?rie de alongamentos no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A hist?ria de Viviany Anderson de Oliveira come?a em 1969, na cidade de Juiz de Fora. Aos tr?s anos de idade, muda-se para S?o Jo?o Del Rey, onde vive at? os 17. Retornando ? Juiz de Fora, come?a a se interessar pelo atletismo e ? incentivada por amigos a participar de competi?es.

Sua estr?ia acontece em 1987, na Meia-Maratona da Rede Ferrovi?ria. No ano seguinte, passa a integrar o Ranking de Corridas R?sticas de Juiz de Fora. Na ocasi?o, o professor da Faculdade de Educa??o F?sica, Jeferson Viana, nota seu desempenho e a convida para treinar na Equipe de Corredores da Paraibuna de Metais.

Mas s? em 1991 torna-se atleta e investe mais em sua carreira. Sempre incentivada pelos amigos, participou de in?meras competi?es, nacionais e internacionais. Veja algumas de suas conquistas:

Vit?rias

  • Bicampeonato na Maratona de S?o Paulo (97 e 98)
  • Campe? Brasileira dos 5 mil metros do Trof?u Brasil de Atletismo de 98
  • Campe? da Maratona do Rio de Janeiro em 98

Bons Resultados

  • 5? lugar na Corrida de S?o Silvestre - 2? brasileira - 96
  • 4? lugar na Corrida de S?o Silvestre - 1? brasileira- 97
  • 2? lugar na Maratona de S?o Paulo - 96
  • 8? lugar na Maratona de Berlim em 97, com o tempo de 2h 31'39'', ?ndice para Olimp?ada. Esse ano se conseguir um resultado semelhante estar? classificada para as Olimp?adas de Sidney na Austr?lia.

Durante o ano, Viviany participa, em m?dia, de 15 competi?es. Dentre as provas mais dif?ceis destaca a Corrida de S?o Silvestre. "Por ser no ?ltimo dia do ano, o atleta j? est? muito cansado", justifica. Al?m disso, a exig?ncia ? maior, porque trata-se de uma das provas mais importantes do Brasil. Al?m do percurso ser complicado, com v?rios t?neis, ? uma prova internacional ao vivo. Nesse caso, a cobran?a do patrocinador ? redobrada e a responsabilidade ? ainda maior.

Atualmente, Viviany Anderson est? sendo patrocinada pela Unimed e sua carreira, segundo ela, deu uma arrancada. A atleta conta que, no in?cio, n?o foi dif?cil conseguir patroc?nio, pois, na modalidade feminina, o n?mero de concorrentes ? menor. Contraditoriamente, no momento em que come?ou a conquistar grandes provas tornou-se muito dif?cil conseguir, na cidade, uma empresa que cobrisse todas as suas despesas. Durante um bom tempo, seus patrocinadores eram, inclusive, de outros estados.

Sua pr?xima competi??o ? a maratona de Nova York que acontece no dia 2 de novembro. Para se preparar, Viviany intensificou os treinamentos e passou a correr 30km di?rios. Uma equipe de quatro profissionais, formada por um psic?logo, um massagista, um nutricionista e uma secret?ria, cuidam de todos os detalhes e exigem disciplina.

No campus da UFJF, Viviany faz seu treinamento diariamente, alternando a nata??o e os alongamentos com as corridas. Os cuidados com a alimenta??o s?o rigorosos: nada de carne vermelha e a?car. Na semana que antecede a uma competi??o, ela segue um card?pio especial ? base de verduras, legumes, frutas e carboidratos.

Para o futuro, a corredora pensa na estrutura??o de uma escola de atletismo em Juiz de Fora. O primeiro passo j? est? sendo dado: a atleta treina seis crian?as na treinar bem cedo.

Colabora??o: Emilene Campos,
estudante do 7? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF