Guto Lima lidera campeonatos nacional e carioca

25/11/98

Guto Lima, piloto juizforano de Motocross e Supercross, corre h? mais de dez anos. Experi?ncia que o fez, aos 32 anos, um colecionador de vit?rias dentro e fora do pa?s. Entre os t?tulos conquistados por Guto, que ? especialista em motos de 125 e 250 cilindradas, est?o o 1? lugar na Copa Brasil de 90; 1? lugar na Raceway Park, E.U.A. em 92; 1? lugar no Hollywood de Praia no Rio de Janeiro em 93; 1? lugar no Glen Helen, campeonato Mundial de Veteranos em S?o Bernardino, Calif?rnia em 97 e 2? lugar do mesmo campeonato neste ano, competindo em uma categoria acima ? expert - ; al?m de vit?rias em diversos campeonatos estaduais e nacionais, desde 86, e outros pr?mios internacionais.

Atualmente, Guto Lima est? liderando os campeonatos nacional e carioca. ? o primeiro ano em que ele compete com moto de 400 cilindradas (mais potente e veloz que as de 125 e 250 cc). Mas ele garante que chegar at? onde est? hoje n?o foi nada f?cil. Sem o apoio da fam?lia e sem recursos para se lan?ar sozinho no esporte, Guto buscou como alternativa se aproximar do Motocross em outras fun?es, que n?o piloto. ?Comecei como ajudante de equipe e depois fui ajudante de mec?nico na manuten??o das motos, trabalhando de gra?a?, diz.

A sua primeira chance surgiu quando um dos tr?s pilotos da equipe se machucou em um treino e precisou ser substitu?do. ?Pedi a moto emprestada para poder me inscrever na competi??o. Como eu era menor de idade, eles deram um jeito para eu correr sem autoriza??o dos pais. Foi uma das corridas mais emocionantes da minha vida. Corri por um acaso e venci?, lembra. Depois disso, as dificuldades aumentaram. Ningu?m mais quis emprestar uma moto para ele. Pudera, o garoto havia se tornado um perigoso concorrente.

O reconhecimento de seu trabalho s? veio depois que se mudou para o Rio de Janeiro. Ainda assim, a luta por patroc?nio foi dura, j? que, segundo Guto, o Motocross era um esporte pouco divulgado na ?poca. Hoje, mesmo patrocinado pela Kaiser, Guto ainda n?o se sente com total seguran?a. ?O patroc?nio s? est? garantido enquanto a gente estiver ganhando?, comenta. Para ele, seus maiores concorrentes podem estar na nova gera??o: ?as provas est?o cada vez mais competitivas porque h? pilotos at? dez anos mais novos que eu, tamb?m com grande experi?ncia. Essa nova gera??o come?a a treinar muito cedo?. Tirando partido da situa??o, Guto espera colher bons frutos de sua experi?ncia ensinando o que sabe para os atletas mais jovens: ?penso em montar uma escola de pilotos?, garante.

Colabora??o: Renata Gama,
5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o, UFJF