Uma dica importante para Juizforanos ? saber como usar corretamente o Sistema Resgate, que atende a chamados de emerg?ncia. Na reportagem abaixo, saiba como funciona o servi?o e como colaborar para que as unidades continuem circulando com rapidez e efici?ncia na cidade:

Sistema Resgate enfrenta problemas em Juiz de Fora

Desde sua implanta??o, em 13 de dezembro de 1995, o Sistema Resgate de Juiz de Fora foi acionado mais de 30 mil vezes. A implanta??o do sistema ocorreu para tentar diminuir o n?mero de mortes acidentais e deveria atender apenas os casos de urg?ncia e emerg?ncia. No entanto, a popula??o, por desconhecimento e, at? mesmo querendo usar um servi?o de transporte r?pido e gratuito, aciona o Resgate para casos sem gravidade, como os das pessoas que bebem demais e acabam caindo nas ruas. Um outro problema ? o trote, que acaba sobrecarregando e prejudicando o funcionamento normal do servi?o.

O recorde de chamados indevidos diz respeito principalmente ?s gr?vidas. O Resgate atende casos de parto eminente, quando a gestante est? no nono m?s, em per?odo expulsivo. No entanto, na maioria das vezes em que ? acionado, ao chegar ao local, os socorristas encontram a gr?vida sentada, com a mala do lado, s? esperando para ser transportada para o hospital. O servi?o ? solicitado at? mesmo para constatar ?bitos naturais, que ? de compet?ncia do Instituto M?dico Legal (IML).

O Sistema Resgate possui uma central de comunica??o informatizada que entra em a??o atrav?s do telefone 193. Os telefonistas do Centro de Opera?es dos Bombeiros (Cobom) atendem aos chamados e fazem uma triagem dos pedidos. De acordo com as informa?es passadas pelo solicitante, o m?dico-controlador que estiver de plant?o, atende ? liga??o e, se o caso n?o for da compet?ncia do Resgate, orienta o solicitante a acionar a ambul?ncia do Pronto Socorro Municipal (PSM), pelo telefone 192. A Equipe conta hoje com oito ambul?ncias, 72 bombeiros-socorristas e oito m?dicos, mas apenas cinco ambul?ncias est?o circulando. Das que restam, duas ficam na reserva e uma est? com problemas mec?nicos, confirmando as dificuldades financeiras que acabam comprometendo o servi?o.

Fonte: Tribuna de Minas, 05/07/98.