Sa?de da Mulher

Saiba como obter exames e vacinas de gra?a

Em Juiz de Fora, diversas entidades oferecem exames e vacinas gratuitamente. Entre elas, o Hospital Universit?rio, a Rede Municipal de Sa?de, a Ascomcer e o Hemominas. Quase todas fazem o preventivo ginecol?gico de ?tero e de mama. Na reportagem abaixo, voc? vai conhecer locais, hor?rios e procedimentos para ter acesso a esses benef?cios.

09/10/98

Onde e como encontrar exames gratuitos

A Rede Municipal de Sa?de oferece os exames para a sa?de da mulher, desde os mais simples aos mais sofisticados. Para ter direito, ela deve passar por uma consulta com um m?dico da Rede, na Unidade B?sica ou Policl?nica mais pr?xima de sua casa. O profissional solicita os exames necess?rios.

Dependendo do resultado, a paciente ? encaminhada aos servi?os especializados do Instituto de Sa?de da Mulher (Av. dos Andradas, 222). Entre eles Climat?rio, Mastologia, Patologia Cervical, Sexologia, Pr?-Natal (de baixo e alto risco), Grupos Educativos de Direito Reprodutivo e Climat?rio e o Grupo Educativo de Gestantes e Pacientes Mastectomizadas. Por meio desses programas, exames mais complexos s?o viabilizados pelo SUS.

No caso do Hospital Universit?rio (C. Brevigliere, s/n) ? necess?rio que a mulher seja consultada pelo ginecologista geral do hospital, que vai prescrever os exames de acordo com a necessidade. L? podem ser realizados preventivo ginecol?gico (?tero e mama), teste de gravidez, de HIV e os exames rotineiros de pr?-natal, como hemograma completo e dosagem de glicose.

O Hospital Ascomcer (Av. Independ?ncia, 3500) tamb?m presta servi?o de exame ginecol?gico. O de colo de ?tero ? marcado pessoalmente, todas as segundas-feiras a partir das 8h. O exame de mama pode ser agendado pelo telefone 236-1992, todas as sextas-feiras a partir das 8h.

Outro local onde alguns desses exames podem ser encontrados ? o Hemominas (Bar?o de Cataguases s/n). Os testes de HIV, de s?filis, de hepatite, anemia est?o entre eles. Para fazer o exame basta doar sangue. Os interessados devem apresentar um documento - carteira de identidade, profissional ou certificado militar. N?o ? exigido o jejum, mas se a pessoa tiver almo?ado, a recomenda??o ? que ela venha duas horas ap?s essa refei??o. O processo dura em m?dia 30 minutos e, no prazo de 10 dias, o resultado ? enviado pelo correio.

? importante lembrar que o exame de colo de ?tero e de mamas deve ser feito anualmente a partir do in?cio da vida sexual. Se a mulher apresentar resultados negativos por 2 anos consecutivos, ela est? liberada de fazer o exame por um per?odo de 3 anos. A Campanha Nacional de Preven??o ao C?ncer de Colo de ?tero obteve resultados satisfat?rios em Juiz de Fora, de acordo com a Diretora do Instituto de Sa?de da Mulher, S?nia Delon. A Diretora acredita que a cidade esteja bem em termos de preven??o, pois em 97 foram realizadas duas campanhas municipais (Semana Viva Mulher) e em maio de 98, a iniciativa foi retomada, com sucesso.

Teste do Pezinho: o beb? tamb?m precisa de cuidados

Recomenda-se fazer o teste do pezinho at? o 5? dia de vida do beb?. Ele ? oferecido no Instituto da Crian?a e do Adolescente (Av. dos Andradas, 301). Para ter acesso, basta ir ao Instituto, no hor?rio de 8 ?s 17h, de segunda a sexta.

As vacinas tamb?m s?o de gra?a

As vacinas contra rub?ola e a Dupla Tipo Adulto (contra t?tano e difteria) tamb?m s?o oferecidas pela Rede Municipal. A mulher deve procurar a Sala de Vacina??o que fica no Pal?cio da Sa?de (Av. dos Andradas, 222), de segunda a sexta, no hor?rio de 13 ?s 17h. A vacina contra rub?ola deve ser tomada 3 meses antes da mulher engravidar e a Dupla Tipo Adulto durante a gesta??o.

Colabora??o Emilene Campos,
estudante do 7? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF

.