A acne ou espinha ? causada pelo aumento de produ??o de um ?leo mais espesso pela gl?ndula seb?cea da pele, que n?o consegue sair e a entope (cravo ou comed?o). Este ?leo viscoso, parado dentro da gl?ndula, facilita o desenvolvimento do Propioniobacterium acnes, aparecendo ent?o as espinhas.

A les?o inicial ? o cravo, branco ou preto. Se n?o tratados, aparecem depois as p?pulas vermelhas, p?stulas, e dependendo da gravidade os n?dulos, cistos e finalmente as cicatrizes. O ideal ? tratar cedo, para evitar cicatriz. Os n?dulos e cistos provavelmente dar?o cicatriz.



Paciente ap?s 6 meses de tratamento com a Isotretino?na (Roaccutan)

  • O que causa a acne?

    Em todos os casos, a acne ? causada por horm?nio masculino, por isso a acne do homem ? mais grave e duradoura. A mulher tamb?m tem normalmente pequenas quantidades destes horm?nios. Quando encontramos uma mulher com acne mais grave, obesidade, aumento de pelo na face e corpo, muito ?leo no couro cabeludo e face (seborr?ia), sempre deve ser feita uma pesquisa hormonal, para afastar a hip?tese de exist?ncia de Ov?rio Micropolic?stico ou de altera??o da gl?ndula suprarenal, que aumentam este horm?nio e faz a acne ser mais grave e persistente.

    Na grande maioria dos casos, no entanto, n?o h? um desequil?brio hormonal no sangue, ? uma sensibilidade exagerada ou familiar da pele aos horm?nios masculinos normais da mulher. ? muito importante perguntarmos sobre o uso de filtros solares, cremes hidratantes ou cremes p?s barba gordurosos, ou uso profissional de ?leos na pele, pois estes produtos podem estar entupindo as gl?ndulas e provocando acne.

    V?rios medicamentos orais podem causar acne. Os principais s?o os anabolizantes, cortisona oral, t?pica ou inalada, Complexo B, barbit?ricos, anticonvulsivantes, horm?nios androg?nicos e outros. ?s vezes a tens?o emocional pode agravar ou desencadear a acne.



  • Alimentos como carne de porco, chocolate e amendoim causam acne?

    N?o, e hoje n?o se d? nenhuma dieta aos pacientes de acne.

  • O sol ? bom para espinhas?

    O sol, no in?cio, resseca superficialmente a pele e cobre as pequenas manchas de acne, mas, com o tempo, ele engrossa a pele na sa?da do poro, dificultando mais ainda a sa?da do ?leo natural, por isso provoca a Acne Solar. Vemos muito isso na ?poca da praia, quando aparecem muitas espinhas na face e tronco, o que ? agravado pelo uso de ?leo de bronzear e filtros solares gordurosos.

  • Mesmo a acne desaparecendo com a idade, conv?m trat?-la?

    As espinhas s?o consideradas comuns na adolesc?ncia, mas elas influem muito na auto estima dos pacientes e, por isso, todas devem ser tratadas. O tempo de dura??o da acne ? muito vari?vel e, as vezes, pode continuar at? a idade adulta. Quando a acne aparece s? na mulher adulta, deve-se sempre afastar alguma causa hormonal, uso de cosm?ticos muito gordurosos ou de medicamentos que possam agravar a acne.

  • Como se trata a acne?

    Quando a acne ? pouca, pode-se usar somente rem?dios t?picos ? base de eritromicina, clindamicina, per?xido de benzo?la, ?cido retin?ico, azelaico, isotretino?na e adapalene. Se a paciente tem muita acne, tenta-se antibi?ticos sist?micos em baixa dose (tetraciclina, minociclina ou doxiciclina), mas que ?s vezes n?o resolve satisfatoriamente a acne.

    Quando a acne ? grave ou leve, mas resistente aos medicamentos acima, em pessoas muito vaidosas ou que necessitam de uma pele boa (exemplo, uma modelo), existe o medicamento oral Isotretino?na. H? 20 anos j? ? usado nos EUA, com libera??o pelo FDA (que ? um ?rg?o de controle americano super rigoroso). Cura 90% dos pacientes em uma s? s?rie de tratamento. ? fant?stica a a??o deste medicamento!

    Seus efeitos colaterais s?o secura na pele e l?bios, sensibilidade na pele, leves dores musculares e ?sseas. A grande restri??o ? que n?o pode ser usado na gravidez ou engravidar at? 1 m?s ap?s o tratamento. Durante o tratamento faz-se controle peri?dico do colesterol e triglic?rides, j? que o medicamento tira o ?leo da pele e joga no sangue, mas seus efeitos colaterais s?o totalmente controlados! Acho at? que, fora a gravidez, todos seus efeitos colaterais s?o menores do que o uso prolongado de antibi?tico.

Cristina Mansur
? dermatologista e professora da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler? Envie um email para: redacao@acessa.com