Artigo
A pele da crian?a

Como outubro ? o m?s da crian?a, fizemos este
artigo em homenagem ?s nossas Crian?as!

A pele da crian?a ? diferente da do adulto. Ela ? mais fina, tem menos cabelo, as gl?ndulas do suor funcionam menos e h? uma menor atividade das c?lulas que d?o cor ? pele (melan?citos). Por exemplo, a pele de um rec?m nascido tem metade da espessura da pele de um adulto, tem muito menos fibras el?sticas e col?genas.

Por isso, a crian?a tem muito mais dificuldade em lidar com o frio e o calor e a penetra??o de subst?ncias t?xicas pela pele ? muito maior. Por isso, deve-se tomar um cuidado maior com o que passar na pele dessas crian?as. Elas desenvolvem mais bolhas ou feridas ao serem expostas ao calor, irritantes qu?micos, traumatismo e doen?as inflamat?rias.

Cuidados Especiais na Pele da Crian?a

  • Uso de Produtos Locais ou Cremes em Crian?as:
    Como a pele da crian?a ? mais fina, produtos locais podem ser absorvidos e um simples creme pode dar efeitos colaterais sist?micos. Tomar muito cuidado com o uso de cortic?ides locais potentes e a longo prazo em crian?as, pois poder?o afinar muito a pele e dar supress?o da suprarenal. O uso intempestivo de rem?dios para sarna, ?lcool, azul de metileno, antiss?pticos ou iodo local podem tamb?m dar efeitos sistemicos.

  • Calor e Frio:
    Crian?a muito novinha tem dificuldade em lidar com o frio, j? que sua pele muito fina e com pouca gordura subcut?nea diminuem o isolamento t?rmico. Por isso estas crian?as devem ser bem agasalhadas.
    Em crian?as com 6- 9 meses, o problema em geral ? com o calor, porque os ductos glandulares n?o est?o bem desenvolvidos e o suor fica retido na pele, provocando a Brotoeja ou Mili?ria.

  • Banhos:
    O ?leo da pele tem a fun??o de lubrifica??o e antibacteriana. O PH normal de pele ? de 5-6. Qualquer sab?o tem PH mais alcalino, e vai mudar esta caracter?stica. Por isso, banho em excesso, principalmente com sabonetes fortes ? contraindicado, pois vai causar irrita??o e diminuir as prote??o contra as bact?rias. O banho deve ser r?pido, o mais frio poss?vel e com pouco sabonete. Deve-se usar preferencialmente no umbigo, pesco?o, axilas e ?rea das fraldas, onde as bact?rias s?o mais numerosas. ? sempre ?til usar ap?s o banho um hidratante suave, sem perfume e sem corante, que funcionar? como uma prote??o contra a qu?mica e as bact?rias do exterior.

  • Prote??o Solar:
    O medo do c?ncer de pele hoje ? muito grande, e ele ? diretamente proporcional ? quantidade de sol que toma-se durante a vida. Sabe-se que ? da quantidade de sol que tomamos durante toda nossa vida ocorre nos nossos primeiros 20 anos. Por isso devemos usar filtro solar precocemente em nossas crian?as.
    N?o usa-se protetor solar antes dos 6 meses. Geralmente come?a-se a usar filtro entre 15 e 30 de FPS(fator de prote?ao solar) aos 9-12 meses, e hoje j? existem no mercado filtros aderentes, resistentes ? ?gua, especiais para crian?as que ficam muito tempo na piscina ou na praia. Sempre deve-se associar protetores f?sicos, como chap?us, roupas, sombrinhas e ?culos.
    Recentes estudos mostram que n?o h? diminui??o dos n?veis de Vitamina D3 ativa com o uso cont?nuo de filtro solar em crian?as. O aconselhamento e o treinamento da crian?a para uso do filtro solar, roupas, chap?us, ?culos e evitar exposi??o ao sol do meio dia ? fundamental. Caso contr?rio, ser? muito dif?cil mudar este comportamento na adolesc?ncia ou idade adulta.

Dermatoses mais comuns em Crian?as:

Felizmente, doen?as de pele mal?gnas ou de progn?stico reservado s?o raras em crian?as.

  • Dermatite das Fraldas:
    ? devido ? a??o irritativa da am?nia da urina, associada ? bact?rias ou C?ndida nesta regi?o. O tratamento ? trocar fraldas com frequ?ncia, evitando deixar a crian?a molhada muito tempo. Sempre que poss?vel expor um pouco a ?rea ao sol. Associa-se cremes de cortic?ide fraco com antibi?tico ou antimic?tico se necess?rio. Desaparece totalmente at? sem tratamento quando a crian?a para de usar fraldas.

  • Mili?ria ou Brotoeja:
    Os orif?cios das gl?ndulas do suor na crian?a s?o mais fechados, por isso o suor n?o consegue sair e fica parado na pele causando rea??o inflamat?ria. ? muito comum a partir dos 6 meses, principalmente no ver?o. em crian?as que ficam muito agasalhadas, em crian?as al?rgicas que suam mais do que o normal, ou ap?s epis?dios febris. Preocupa mais aos pais do que incomoda a crian?a. Os tratamentos melhoram um pouco, mas fica bom mesmo ? com a idade, quando os orif?cios das gl?ndulas do suor ficam mais dilatados e drenam melhor o suor.

  • Molusco Contagiosos e Verrugas:
    S?o causadas por v?rus, e ? muito comum em crian?as, por n?o terem ainda anticorpos suficientes.
    Crian?as al?rgicas s?o mais propensas a terem. Deve-se procurar o dermatologista, que as tirar? com nitrog?nio l?quido, bisturi el?trico ou uso local de ?cidos.

  • Doen?as Escamosas:
    A Dermatite Seborreica ? a mais comum, e se manifesta principalmente na cabecinha, face e dobras. Costumam desaparecer com a idade, mas se estiver co?ando ou est?ticamente feio, pode-se usar shampoos anti seborreicos ou cremes de cortic?ide fraco sob prescri??o m?dica.

  • Dermatite de Contato:
    Por a crian?a ter a pele mais fina, as subst?ncias penetram mais facilmente na pele, causando mais alergia. Muito cuidado com talcos perfumados, hidratantes e sabonetes coloridos, rem?dios para sarna e filtros solares!

  • Dermatite At?pica:
    S?o les?es vermelhas, intensamente pruriginosas, principalmente na face e dobras de crian?as al?rgicas (asma, bronquite, rinite), ou com familiares al?rgicos. Normalmente melhora com a idade, mas como incomoda tremendamente a crian?a, deve-se procurar o especialista.

  • Urtic?ria:
    A principal causa em crian?a ? bala ou alimentos com corantes, odorizantes ou saborizantes. Medicamentos, verminose ou algum foco infeccioso tamb?m pode causar.

  • Pintas e Manchas de Nascen?a:
    ? muito comuns criancinhas nascerem com uma mancha vermelha na nuca que o leigo chama de "Bicada da Cegonha". Esta les?o normalmente desaparece sozinha.
    Existem manchas vermelhas (Hemangioma). Quando ? alto e volumoso ? o Hemangioma Cavernoso, cuja conduta melhor ? aguardar pois geralmente at? 10 anos de idade desaparecer?. Quando o Hemangioma ? Plano, n?o desaparece sozinho, mas pode ser retirado totalmente com os modernos aparelhos de Laser.
    A Pinta de nascen?a escura (Nevo Melanoc?tico) deve sempre ser vista pelo menos uma vez por um dermatologista, pois pode se associar com outras dermatoses ou evoluir para outro tipo de les?o. Na maioria das vezes no entanto n?o tem nenhum risco.

  • Impetigo:
    A pele da crian?a tem menos defesa, por isso quase toda crian?a pelo menos uma vez na vida teve a "pereba", que ? uma infe??o bacteriana da pele, e que evolui maravilhosamente com antibi?tico local e se necess?rio oral.

Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe da disciplina de Cosmiatria do Servi?o de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br