• Assinantes
  • Saúde

    Como engordar

    Tudo que você precisa saber para engordar com saúde

    20/05/1999

    Se você se sente magro, ou algum problema de saúde fez você emagrecer demais, saiba que tem uma maratona pela frente para conseguir engordar. Engordar não é fácil, principalmente para quem sempre foi magro. Quem garante é a nutricionista Soraia Augusta da Silva, que afirma que engordar é mais difícil do que emagrecer. Mas não é impossível! Saiba que você pode engordar, e com muita saúde!


    Eu estou realmente magra? Preciso engordar?

    Esta é a primeira pergunta que você deve fazer. Para respondê-la, existem hoje muitos métodos de avaliação da composição corporal, que medem não só o peso, mas também a proporção peso/altura, a porcentagem de gordura no organismo, entre outros. A partir delas é que se sabe se uma pessoa é realmente magra. Na verdade, você pode parecer magro, mas pode ter uma proporção de gordura no corpo, maior do que o recomendável e menos massa muscular. Aqui se enquadram os falsos magros.

    O mais importante é identificar o motivo da vontade de se ganhar peso. Se é uma depressão, diabete, tiróide, etc. Não avalie apenas seu peso, se você não tratar a causa do emagrecimento não vai conseguir manter o peso ideal depois de alcançá-lo.

    Para começar a ter uma idéia, aí vai um dos métodos de avaliação existentes, usado pela nutricionista Soraia Augusta. É o IMC, Índice de Massa Corporal, considerado um indicador antropométrico de avaliação nutricional, que funciona através da relação peso/altura. Consiste na fórmula: IMC=Peso(kg)/Altura ao quadrado (m). O resultado você compara com a seguinte tabela:

    Para o sexo feminino:
      Baixo peso: 19
      Peso desejado: 19 - 24
      Sobre peso: 25 - 29
      Obesidade: mais que 29

    Para o sexo masculino:
      Baixo peso: 20
      Peso desejado: 20 - 25
      Sobre peso: 26 - 30
      Obesidade: mais que 30

    Porque eu sou magra?

    Além do biotipo, algum fator psicológico pode intervir no organismo. Para o neurolingüista Carlos Antônio de Souza Lima, o indivíduo magro "pode ter um sofrer de depressão ou algum processo não resolvido na infância. Há ainda pessoas que têm baixo peso por anorexia, (relacionamento deturpado com o alimento) obsessão com o peso ideal." Para ele o mais importante é questionar se a vontade de modificação de peso é real ou se vem do meio externo. E ainda se estiver decidido a engordar, tomar cuidado, pois, um processo para ganho de peso pode alterar o metabolismo do indivíduo e este se tornar uma pessoa obesa.

    Será que eu consigo engordar?

    "O biotipo de cada indivíduo é genético. Por isto a pessoa pode não conseguir chegar num nível esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.", diz Soraia Augusta. É fácil perceber que a Isabela Garcia não conseguirá ter um corpo como o da Vera Fisher, pois seus biotipos são diferentes. Tudo dependerá da sua força de vontade e da sua disciplina para alcançar bons resultados. Hoje existem várias maneiras de engordar e aumentar a massa muscular. Como última hipótese, você pode tentar a lipo-escultura. "Uma cirurgia plástica que retira gordura de um lugar, como dos culotes do bumbum, e coloca em outro lugar, como nas pernas.", explica Soraia.

    Como engordar com saúde?

    O segredo é não tentar engordar através de açúcar e gordura, e sim investir numa dieta equilibrada e fazer exercícios físicos. "Uma dieta adequada para engordar tem os alimentos proporcionalmente equilibrados: proteínas, carboidratos, gorduras, além de uma quantidade suficiente de vitaminas e sais minerais", orienta a nutricionista.

    Como engordar sem ficar com celulites, estrias e "pneuzinhos"?

    O segredo é a dieta equilibrada. O açúcar por exemplo dá celulite, diabete, e outras complicações. Além da alimentação saudável, você pode optar por aumentar a massa muscular através da musculação, por exemplo. Isto vai fazer com que você engorde e não fique flácida. "Para engordar proporcionalmente é preciso fazer atividade física. Só assim você conseguirá aumentar a massa corporal sem criar os famosos "pneuzinhos".

    Fazer exercícios não emagrece?

    Exercícios queimam calorias e aumentam a massa muscular fazendo você ganhar peso com saúde. "Este tipo de treinamento é feito basicamente com intensidade elevada de sobre-carga (pesos)", explica o professor de educação física da academia Olympia, José Geraldo. Outro fator fundamental, segundo ele, é o balanceamento nutricional, onde se faz um cálculo do desgaste calórico, referente ao treinamento, e o gasto calórico do indivíduo no seu dia-a-dia. Lembre-se: "quanto menos músculo você tem, mais flácida você é", afirma José Geraldo.

    E os remédios que aumentam o apetite, funcionam?

    As vitaminas, segundo a nutricionista, regulam o organismo e fazem com que ele aproveite melhor os alimentos. Mas elas podem se acumular e causar uma mudança do metabolismo, o que não é bom. Já os remédios que abrem o apetite trabalham a parte hormonal e são ainda piores para o organismo. Procure ouvir um nutricionista antes de se auto medicar.

    Dicas da nutricionista para engordar:

    • Manter a freqüência de refeições (como café da manhã, almoço e jantar), mantendo os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.
    • Comer devagar, num local tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.
    • Enriquecer todas as refeições habituais, em termos de valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite de manhã, enriqueça-o com mel, frutas, e/ou cereais, e assim por diante.
    • Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
    • Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira água aos refrigerantes, que não são bons para o organismo.
    • Durante a refeição não beba líquido. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
    • Você pode usar suplementos alimentares, mas prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados (como granola, neston, etc) e não use indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.
    • Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.
    • Tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maçã. Abre o apetite e retém mais os sais minerais.
    • Importante: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.

    Existem outras maneiras alternativas de engordar?

    Sim. Você pode procurar, por exemplo, um homeopata. O tratamento é natural e se chama fitoterapia: com florais, homeopatia e suplementos alimentares. Segundo a homeopata Magna Menezes, a fitoterapia não tem efeitos colaterais. Mas precisa ser feita com uma orientação alimentar para ingerir alimentos adequados para se ganhar calorias. Ela é contra os tratamentos que mexem com o metabolismo, "porque eles podem fazer as pessoas engordarem além do necessário". Além disso, alerta que é normal ao passar dos anos que o indivíduo aumente de peso.

    Colaboração: Luciana Lima
    Estudante do 6º período de Jornalismo
    da Facom, UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.