Como fazer compras sem cair
na tenta??o das guloseimas

01/07/99

Ir ao supermercado ? mais que tarefa rotineira e requer planejamento. A fun??o aparentemente banal, corre risco de se transformar em verdadeiro desastre para quem n?o resiste ?s guloseimas dispostas de forma a atrair os olhos e seduzir o est?mago dos clientes. A necessidade de se comprar os alimentos de acordo com seu valor nutritivo ? ressaltado pela nutricionista Maria Am?lia Ribeiro. "Devemos pensar na sele??o dos alimentos de acordo com o seu valor", alerta. Geralmente, continua, as pessoas v?o ao supermercado para comprar o b?sico: arroz, feij?o, macarr?o, carne e verduras. A tenta??o acaba sendo maior e o n?mero de produtos consumidos tamb?m.

A primeira coisa que se deve fazer ao entrar no supermercado, segundo a nutricionista, ? ir direto ? se??o de verduras e frutas. ?Assim se tem mais tempo de olhar bem, ver a qualidade dos alimentos?, argumenta. Isso, no entanto, n?o ? garantia suficiente para se fazer uma compra sem qualquer sup?rfluo. A dona de casa Adriana de Castro, 34 anos, afirma que a se??o de legumes ? a primeira que visita durante suas compras. Logo em seguida ? a vez das frutas e refrigerantes. "Compro muita guloseima porque tenho duas filhas pequenas e elas adoram esses biscoitos, chocolates e leitinhos. Gasto muito com esses sup?rfluos. Minha filha mais nova (5 anos) toma 105 leitinhos por m?s", entrega.

Outros n?o se rendem ao pesado marketing dos supermercados. ? o caso de Lu?za Barreto, 53 anos. "Eu compro verduras, legumes e o principal (arroz e feij?o), que n?o pode faltar. Levo um pouco de cada produto e fa?o compras toda semana. Tenho marido e dois filhos grandes, ent?o compro bastante comida. N?o fa?o uso de industrializados, prefiro natural. Eu mesma fa?o", afirma.

O uso excessivo dos semi prontos ?, ali?s, condenado pela nutricionista Maria Am?lia por seu elevado grau de conservantes. "Por mais que o fabricante diga que ? natural, o alimento possui muitos conservantes. S? em momentos de urg?ncia se deve recorrer a esses produtos. Os temperos usados nesses preparados podem, com o tempo, causar gastrite, porque s?o fortes e picantes. Doen?as como diabetes, hipertens?o e obesidade ocorrem devido a esse tipo de alimenta??o", avisa.

Mesmo sabendo do perigo que corre, Wiliana Vasconcelos, 30 anos, n?o resiste aos semi prontos. "Eu acredito que estes produtos afetam a sa?de, mas, com a vida que a gente leva, ? uma m?o-na-roda! ? f?cil! Eu sou adepta desses alimentos, mesmo sabendo que devem fazer algum mal", reconhece. Maria Am?lia alerta que a manuten??o de uma dieta baseada nos principais grupos de alimentos - carboidratos, prote?nas, vitaminas, sais minerais, lip?deos e fibras - supre todas as necessidades di?rias do organismo. "A refei??o trivial ? composta por arroz, feij?o, carne, verdura e legume". Ela aconselha ?s pessoas a consumirem mais carnes e queijos brancos. "Os tipo chedar, prato, provolone e parmes?o s?o bastante gordurosos. ? bom substitu?-los por queijo minas, cottage ou ricota".


Al?m disso, ela ressalta a import?ncia de se observar as datas de validade e de fabrica??o, al?m da origem do alimento. "O que fica em destaque no r?tulo ? o que interessa ? ind?stria, mas a validade e a composi??o ficam apagadas. Alguns ?leos trazem no r?tulo que s?o sem colesterol. Nenhum ?leo possui colesterol. Todos os ?leos vegetais n?o t?m colesterol".

Colabora??o: Marina Domingos
Estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF