DEPRESS?O

O que ? e o que n?o ?
Voc? est? com depress?o?
Porque algumas pessoas t?m?
Efeitos f?sicos e mentais
Os mitos da depress?o
Como cuidar
Por que a avalia??o m?dica ? importante?
O que se deve saber sobre antidepressivos?
Onde buscar aux?lio


O que ? e o que n?o ?

Todo mundo fica "derrubado" ou na "pior" de vez em quando. ? normal sentir-se triste por curtos per?odos, principalmente se algo de ruim ocorreu em nossa vida. Mas aqueles de n?s que sofrem de depress?o t?m muito mais que "tristeza", e esses sentimentos podem durar por muito tempo.

S?o muitos: 5% das pessoas pesquisadas t?m depress?o, e 10 a 20% v?o sofrer de depress?o em algum momento de suas vidas. Cerca de 25% das mulheres e 10% dos homens pesquisados v?o sofrer de depress?o em algum momento.

Mas a fam?lia e os amigos que nunca tiveram uma depress?o real podem ter dificuldade em entender o que ? isso. Muitos acham dif?cil pensar na depress?o como doen?a, porque n?o h? sintomas f?sicos evidentes. Mas a depress?o ? uma doen?a de verdade, causada por altera?es qu?micas no c?rebro. Poucos acham que as doen?as f?sicas sejam culpa do doente - e ningu?m deveria achar isso no caso da depress?o.

[php]insere("navbar")[/php]


Voc? est? com depress?o?

Como outras doen?as, a depress?o tem certos sintomas. Uma vez que esses sintomas s?o reconhecidos, pode-se tomar provid?ncias para o tratamento. Fa?a o seguinte teste para saber se voc? (ou algu?m de sua fam?lia ou um amigo) pode estar deprimido. Durante a maior parte das duas ?ltimas semanas voc?:

  1. sentiu-se triste, preocupado ou aborrecido?
  2. sentiu que sua vida era mon?tona, sem possibilidades de melhorar?
  3. tem tido crises de choro?
  4. ficou irritado com coisas pequenas que antes n?o o perturbavam?
  5. n?o se diverte mais com seus passatempos ou atividades que antes o alegravam?
    "Eu simplesmente n?o gosto de mais nada. N?o h? mais nenhuma perspectiva, e eu n?o vejo como isso va? mudar".
  6. sentiu falta de autoconfian?a ou sentiu-se fracassado?
  7. perdeu o apetite ou tem comido mais do que o normal?
  8. tem dificuldade para dormir, ou tem dormido muito?
  9. tem dificuldade de concentra??o ou de tomar decis?es?
  10. tem menos interesse em sexo do que antes?
  11. tem pensado em morte e/ou suic?dio?

NOTA: por favor, entre em contato com seu m?dico, IMEDIATAMENTE , caso tenha respondido afirmativamente ? ?lt?ma pergunta.

Se tiver respondido "sim" a algumas dessas perguntas, voc? possivelmente est? com depress?o. O primeiro passo no tratamento desses sintomas ? conhecer a causa.

[php]insere("navbar")[/php]


Por que algumas pessoas t?m?

Conhecer as causas da depress?o ajuda os deprimidos, seus amigos e sua fam?lia a entender quanto ela ? dolorosa e por que n?o ? poss?vel "sair dela". Em nosso c?rebro h? mensageiros qu?micos chamados neurotransmissores. Esses mensageiros ajudam a controlar as emo?es. Os dois mensageiros principais s?o a serotonina e a norepinefrina. Os n?veis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emo?es. Quando os neurotransmissores encontram-se "em equil?brio", sentimos a emo??o certa para cada ocasi?o. Quando algu?m est? deprimido, os mensageiros qu?micos n?o est?o em equil?brio. Isso significa que algu?m pode se sentir triste quando deveria estar alegre. Ainda n?o est? claro por que isso ocorre em algumas pessoas e n?o em outras, mas parece que a depress?o ocorre em certas fam?lias. Outros desencadeadores da depress?o s?o:

  • eventos estressantes ou perdas. ? normal sentir-se triste ap?s uma perda, como a morte de um ente querido ou o rompimento de uma rela??o. ?s vezes essa tristeza pode se transformar em depress?o, em pessoas que t?m essa tend?ncia. Problemas de dinheiro, trabalho ou outros problemas pessoais podem tamb?m desencadear a depress?o.
  • doen?as f?sicas. Algumas doen?as, como escierose m?ltipla ou derrame, podem causar altera?es cerebrais que levam ? depress?o. Outras doen?as podem levar ? depress?o porque s?o dolorosas e mudam a vida das pessoas.
  • n?veis hormonais. Os horm?nios s?o subst?ncias que se encontram no organismo. Se os n?veis de horm?nios entrarem em desequil?brio, a depress?o pode surgir. Por exemplo, pessoas com problemas da tire?ide podem ficar deprimidas.
  • o uso de certos medicamentos, drogas ou ?lcool. Alguns medicamentos, como os rem?dios para press?o alta, podem causar depress?o. (Se isso ocorrer, entre logo em contato com o m?dico.) O ?lcool e algumas drogas ilegais podem piorar a depress?o. N?o ? bom que os deprimidos usem essas subst?ncias, mesmo que pare?am ajudar momentaneamente.

"N?o apenas me sinto deprimido, mas acordo de manh? com uma terr?vel dor de est?mago. Sinto-me apavorado ao encarar um novo dia."

[php]insere("navbar")[/php]


Efeitos f?sicos e mentais

A maior parte de n?s pensa em tristeza quando se fala em depress?o. Mas tamb?m h? outros efeitos f?sicos, mentais e emocionais. Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa situa??o fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. ? dif?cil se imaginar sentindo novamente alegrias ou emo?es, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns deprimidos podem sofrer de ansiedade. Outros se isolam e ficam menos soci?veis. Podem ficar mal-humorados e dif?ceis de agradar. Ningu?m faz nada direito. O mundo da depress?o ? um mundo solit?rio.

As altera?es no c?rebro que afetam as emo?es podem tamb?m afetar a capacidade mental. Isso quer dizer que ? f?cil ter pensamentos negativos, e pode ser dif?cil concentrar-se ou tomar decis?es quando se est? deprimido. Problemas f?sicos tamb?m podem ocorrer em pessoas deprimidas. Algumas t?m dificuldade em dormir ou acordam muito durante a noite. Outras querem dormir o tempo todo. A depress?o tamb?m pode fazer com que algu?m perca o apetite ou queira comer todo o tempo. Pode querer comer muitos doces. Alguns perdem o interesse pelo sexo. Outros t?m dores de est?mago, constipa??o, dor de cabe?a,suores, taquicardia ou outro sintoma f?sico.

[php]insere("navbar")[/php]


Os mitos da depress?o

Agora que voc? j? sabe um pouco mais sobre por que e como a depress?o ocorre, ? hora de derrubar alguns mitos sobre a depress?o. Todos n?s j? ouvimos algumas dessas frases:

"Depress?o ? sinal de fraqueza, se ela realmente quisesse, ela poderia sair dessa depress?o"', ou "Ela tem um car?ter forte. Vai sair dessa".

Nem for?a de car?ter nem situa??o social protegem algu?m contra a depress?o. Ela pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora e em qualquer idade. Como a depress?o ? causada por um desequil?brio no c?rebro, ? pouco prov?vel que ela "saia sozinha" de uma depress?o. Medicamentos e outras terapias s?o geralmente necess?rios.

"? melhor n?o perguntar sobre a depress?o. S? piora as coisas. "

Quando estamos deprimidos, um ouvinte solid?rio pode ajudar muito. Mesmo que a inten??o seja boa, se os amigos e parentes ignoram nossa depress?o, podem nos fazer ficar mais retra?dos e envergonhados de nossos sentimentos.

"Se ele sair mais, logo vai se sentir melhor", ou "Se me envolver no trabalho, a depress?o vai embora." A maior parte das pessoas com depress?o n?o gosta mais das atividades que antes as faziam felizes. Sem tratamento, sair tem um efeito m?nimo no estado mental de um deprimido. Da mesma forma, envolver-se no trabalho n?o ajuda a se livrar da depress?o. A depress?o sem tratamento pode durar nove meses ou mais.

"N?o sei por que ela est? deprimida. Ela tem um ?timo emprego e um marido maravilhoso. A vida dela ? bem mais f?cil que a minha. "

Como a depress?o ? uma doen?a, pode afetar a todos por melhor que seja a vida da pessoa.

"Sei que ele est? muito deprimido e falou em morte, mas ele n?o vai se suicidar. Ele n?o ? disso."

A depress?o pode mudar as pessoas. Qualquer deprimido que pense em morte ou suic?dio precisa de aux?lio m?dico IMEDIATAMENTE.

[php]insere("navbar")[/php]


Como cuidar?

Hoje em dia, h? muitas formas de tratar a depress?o. Isso quer dizer que nenhum deprimido precisa sofrer sem necessidade. Atendimento m?dico, medica??o antidepressiva, aconselhamento e apoio da fam?lia e amigos s?o meios eficazes no tratamento da depress?o.

[php]insere("navbar")[/php]


Por que a avalia??o m?dica ? importante?

O primeiro passo no tratamento da depress?o ? consultar o m?dico. Ele precisa conhecer seus sintomas e por quanto tempo voc? tem se sentido deprimido. A visita pode incluir um exame f?sico e testes laboratoriais. Assim, os problemas f?sicos podem ser descartados, e o m?dico ir? poder fazer um plano de tratamento efetivo para voc?. Seu m?dico poder? fazer algumas perguntas, como:

  1. algu?m em sua fam?lia sofre de depress?o?
  2. est? tomando algum medicamento?
  3. voc? sofreu alguma altera??o ou perda importante em sua vida?
  4. tem tido altera?es no sono ou no apetite ?
  5. tem pensado em morte ou suic?dio?
  6. tem dificuldade de se concentrar no trabalho?
  7. tem sentido mudan?as no desejo sexual?

?s vezes, quando se est? deprimido, pode ser dif?cil lembrar-se de muitos detalhes. Um membro da fam?lia pode ajudar a completar o quadro na sua primeira consulta. Pe?a ao m?dico que escreva as instru?es. N?o tenha vergonha de telefonar ao m?dico para dar informa?es que voc? s? lembrou depois da consulta.

O que vai acontecer depois?

Depois que seu m?dico confirmar o diagn?stico de depress?o, voc?s falar?o do tratamento. O tratamento deve incluir aconselhamento e talvez medica??o antidepressiva. Seu m?dico pode oferecer aconselhamento ou recomendar outro profissional para faz?-lo.

Como funcionam os antidepressivos? Os antidepressivos s?o medicamentos que ajudam a restaurar o equil?brio qu?mico no c?rebro. Quando isso ocorre, sua depress?o melhora gradualmente. Seu m?dico vai usar informa?es sobre seus sintomas, sa?de f?sica, hist?rico familiar e resposta anterior a medicamentos para escolher o antidepressivo certo para voc?.

? importante saber que os antidepressivos n?o s?o a cura, e que a depress?o tende a ocorrer novamente. Leva tempo para os antidepressivos come?arem a funcionar e, ?s vezes, a dosagem precisa de ajuste. Em geral, as pessoas se sentem melhor ap?s tr?s ou quatro semanas. Alguns podem melhorar antes. ? vital n?o parar de tomar o medicamento se os sintomas aparentemente melhorarem rapidamente, nem se n?o melhorarem rapidamente. Os antidepressivos devem ser tomados de acordo com a orienta??o m?dica para que funcionem corretamente e para evitar que a depress?o retorne. Siga as instru?es do m?dico e entre em contato com ele se tiver d?vidas ou preocupa?es.

N?o esque?a de perguntar ao m?dico quais benef?cios e poss?veis efeitos colaterais podem ocorrer com seu antidepressivo, e se voc? deve evitar certos medicamentos. Voc? deve evitar o ?lcool, que pode ser perigoso, quando tomado com antidepressivos. Deve evitar tamb?m dirigir ou trabalhar com m?quinas pesadas at? saber como o medicamento o afeta.

[php]insere("navbar")[/php]


O que se deve saber sobre antidepressivos?

H? muitos tipos de antidepressivos. Todos s?o igualmente eficazes no tratamento dos sintomas da depress?o. A principal diferen?a entre eles s?o os poss?veis efeitos colaterais.

Os primeiros antidepressivos amplamente usados foram os tric?clicos. S?o muito eficazes, mas causam efeitos colaterais porque afetam subst?ncias qu?micas do c?rebro n?o relacionadas com a depress?o. Entre esses efeitos est?o boca seca, constipa??o, vis?o emba?ada, press?o arterial baixa, sonol?ncia diurna e ganho de peso. Os tric?clicos tamb?m s?o perigosos em caso de dosagem excessiva.

Desde 1989, v?rios novos antidepressivos foram desenvolvidos. Eles foram criados para afetar somente a serotonina, uma subst?ncia qu?mica do c?rebro. S?o mais seguros e mais bem tolerados do que os tric?clicos. Por exemplo, eles raramente causam aumento de peso. O mais popular desses novos antidepressivos ? composto por cloridrato de fluoxetina. Esses novos medicamentos tamb?m t?m poss?veis efeitos colaterais, como n?usea, ins?nia, nervosismo e agita??o. Como a maior parte dos deprimidos tem dificuldade para dormir, esses efeitos colaterais podem incomodar.

Infelizmente, nem todas as pessoas com depress?o reagem ou toleram bem os antidepressivos existentes. Entretanto, t?m havido muitos avan?os na pesquisa sobre a serotonina, nos ?ltimos anos. V?rios novos antidepressivos t?m trazido novas esperan?as. Com uma dessas drogas recentemente comercializadas, os pacientes possivelmente sofrer?o muito menos ansiedade e menos interfer?ncia no sono e na fun??o sexual. Pergunte ao m?dico qual o melhor antidepressivo para voc?.

O que um orientador pode fazer por mim?

Quer seu orientador seja o m?dico da fam?lia, um psiquiatra, psic?logo ou outro profissional, o objetivo do aconseihamento ser? sempre o mesmo: ajudar a entender a depress?o e desenvolver formas de lidar com ela. Seu orientador vai encoraj?-lo a falar sobre si mesmo, seus problemas e suas rela?es. A orienta??o pode ser individual ou em grupo. Sua fam?lia pode ou n?o estar envolvida. Assim como os medicamentos, o aconselhamento n?o traz resultados imediatos. Seja paciente: voc? vai come?ar a descobrir novas formas de lidar com seus problemas dentro de algumas semanas.

[php]insere("navbar")[/php]


Onde buscar aux?lio?

Tenha em mente que tamb?m h? outras fontes de aux?lio: parentes ou amigos solid?rios, grupos de apoio ou o clero. Seu m?dico ou orientador podem recomendar materiais educativos que podem ajudar voc? e sua fam?lia. Finalmente, Voc? ? uma fonte valiosa. Pode tentar exerc?cios leves, que melhoram o humor: comemore suas pequenas vit?rias, como uma visita aos amigos; mantenha um di?rio, onde possa anotar suas melhoras no decorrer do tempo.

Entretanto, apesar de haver muita coisa a ser feita para tratar a depress?o, o passo mais importante ? o primeiro: buscar ajuda. A avalia??o pr?via de seu m?dico ? crucial para o planejamento de um tratamento eficaz para voc?. E, se estiver deprimido, por favor, procure um m?dico hoje, para come?ar a se sentir melhor o mais rapidamente poss?vel.

Voc? merece!

Fonte: http://www.bristol.com.br/saude/depressao/default.php