Combatendo o estresse

Doen?as provocadas por excesso de trabalho e tens?es s?o cada vez mais comuns, mas ? poss?vel evit?-las

Quando sua empresa estava no melhor per?odo, contabilizando crescimento de quase 400%, Paulo Marcos Batista Oliveira levou um grande susto: com problemas circulat?rios, fez uma cirurgia para retirada da safena, teve de parar de fumar e ? o mais terr?vel ? foi obrigado a descansar. A fadiga e a dificuldade para respirar que sentia tiveram como diagn?stico s?ndrome do p?nico. "Eu estava no auge profissional mas n?o tinha a vida que queria, me arrebentei sem perceber", reconhece, hoje, dando-se conta do ciclo vicioso que viveu, mais comum do que se imagina, entre executivos.

Dono da Sol (Servi?os On Line), empresa prestadora de servi?os de inform?tica, Paulo Marcos conheceu, no final do ano passado, uma imers?o perigosa no trabalho. A empresa absorvia cerca de 13 a 14 horas do seu dia, incluindo tr?s finais de semana por m?s. Trabalhava de madrugada, comia pizza por falta de tempo para o almo?o, fumava muito e vivia tenso, porque tinha de cumprir prazos de entrega, administrar funcion?rios e o pr?prio crescimento da empresa, de um setor extremamente din?mico e mut?vel. A vida sedent?ria completava o quadro.

Com todos os problemas de sa?de que o acometeram de uma ?nica vez, Paulo Marcos resolveu fazer mudan?as no seu dia-a-dia. Reduziu a jornada de trabalho, reserva os finais de semana para o lazer e delegou algumas tarefas, antes sob sua responsabilidade, aos funcion?rios. Al?m disso, dedica ? mentaliza??o, baseada na ioga, pelo menos trinta minutos di?rios. "Ando mais devagar e passei a conhecer meus limites", diz.

Como muitos executivos, Paulo Marcos se deu conta de que alguns cuidados e modifica?es na rotina s?o preciosos na garantia de uma vida mais confort?vel e mais longa. E que ? perfeitamente poss?vel ser bem sucedido profissionalmente e ao mesmo tempo ter sa?de de ferro.

"O importante ? descobrir uma forma de n?o conviver constantemente com a press?o e ansiedade do trabalho", recomenda o m?dico Henrique Raso. Diretor executivo da Precordis Medicina Preventiva, especializada em sa?de no trabalho, ele ensina que n?o existe f?rmula milagrosa para evitar o estresse. ? natural que o empres?rio "viva intensamente" o que faz ? conflitos, cobran?a, ansiedade ?, mas n?o pode ocupar todo o tempo com isso.

A v?lvula de escape varia conforme a pessoa. Pode ser um passeio com os filhos, uma atividade completamente diferente da profiss?o, um esporte, o que d? prazer.

Tamb?m n?o adianta tocar uma empresa porque a herdou da fam?lia, se a atividade n?o d? prazer. "Precisa gostar do trabalho, porque sem satisfa??o n?o h? sa?de", garante a m?dica Ada ?vila, especialista em medicina do trabalho e ergonomia ? a disciplina que busca a adequa??o do homem ao ambiente de trabalho.

?Contradi?es? do meio ambiente causam doen?as

Dist?rbios no sono, altera?es g?stricas e perturba?es ps?quicas, como a sensa??o de t?dio, s?o algumas das manifesta?es do estresse. O quadro pode levar ? depress?o ou estar associado a ela, segundo a m?dica Ada ?vila. "N?o tem uma receita de bolo, mas a organiza??o do sistema produtivo ? essencial", diz, baseando-se nos princ?pios da ergonomia. Para essa ci?ncia, doen?as e manifesta?es de insatisfa??o ligadas ao trabalho s?o resultado de contradi?es em todo o ambiente, que envolve empregado, patr?o e at? o prestador de servi?os.

Ada ?vila participa de um grupo de trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais que realiza trabalhos em empresas para detectar o que chama de "contradi?es". Com base nos levantamentos, a equipe, que pertence ao Departamento de Medicina do Trabalho, faz relat?rios de recomenda?es que atingem toda a empresa. A Precordis tamb?m oferece aos executivos, por meio de conv?nios com empresas, uma maneira de conhecer seu estado f?sico e psicol?gico, para que possam se prevenir contra as doen?as mais comuns.

O que ajuda a evitar o estresse:

  • Gostar do que faz
  • N?o levar servi?o para casa
  • Desenvolver atividade que d? prazer
  • Fazer exerc?cios f?sicos
  • N?o assumir compromissos em excesso
  • N?o se cobrar mais do que ? capaz de fazer
  • Ter alimenta??o equilibrada
  • N?o pensar que ? insubstitu?vel
De que sofre o executivo:

  • Estresse - 93%

  • Colesterol alto - 66%

  • Excesso de peso - 50%

  • Vida sedent?ria - 43%

Fonte: Pesquisa interna Precordis

Limites do corpo devem ser respeitados

Pesquisa feita pela Precordis mostra que dos mais de mil executivos que passaram por exames na empresa, no ano passado, 93% apresentavam estresse. A vida sedent?ria era caracter?stica de 43% dos pacientes e metade deles apresentava excesso de peso. O colesterol elevado tamb?m apareceu, em cerca de 66% dos examinados.

As raz?es desses males s?o cobran?a exagerada e busca de resultados cada vez mais intensos, sem respeitar os limites do corpo. "As mudan?as no mundo ocorreram de forma r?pida, a globaliza??o e o medo de tornar-se superado nesse novo cen?rio exigem do profissional um ritmo al?m do tolerado", diz o m?dico Henrique Raso.

O autoconhecimento tornou-se uma arma importante para vencer o estresse e perceber as condi?es que exp?em as pessoas ? doen?as. O conceito da preven??o ganhou f?lego na ?ltima d?cada e tem n?mero de adeptos crescente. "Vi que, se eu morrer, a empresa continua", diz o empres?rio Paulo Marcos Oliveira.

Fonte: Jornal eletr?nico Passo a Passo - Agosto de 98 - http://www.sebraenet.com.br/noticias/index4.php