Raiva: como aprender a lidar com ela

O importante n?o ? control?-la mas conhec?-la

11/11/98

Quem nunca sentiu raiva? Voc? precisa se concentrar para estudar ou trabalhar e algu?m da fam?lia insiste em fazer barulho. Como voc? reage? Depois de ficar uma horas numa fila de banco, algu?m fura a fila na sua frente. O que voc? sente vontade de fazer? Segundo o m?dico master practitioner em Programa??o Neuro Lingu?stica, Carlos Ant?nio de Souza Lima, a raiva ? uma emo??o e, como tal, n?o deve ser controlada, pois ela ? um recurso do organismo para a defesa de um direito pessoal.

?Controlar uma emo??o ? como cortar a raiz da ?rvore.? Um conceito mais recente define quatro padr?es para a manifesta??o da sua raiva e como lidar com ela. S?o eles:

  • O feminino positivo-heterocentrado, em que voc? comunica ao outro o problema causador da raiva. Exemplo: voc? diz para algu?m: ?voc? poderia fazer menos barulho, eu preciso estudar.?

  • O feminino negativo-autocentrado, em que voc? se volta para dentro, fazendo um julgamento interno, podendo cair em depress?o. Exemplo: eu fico calado, n?o estudo bem, e guardo a raiva dentro de mim.

  • O masculino positivo-heterocentrado: voc? usa a raiva para gerenciar e administrar o outro.

  • O masculino negativo-autocentrado, ? quando voc? vai ao extremo e chega a f?ria. Exemplo: voc? grita furioso que precisa estudar.

Souza Lima afirma que: ?ap?s analisar esses padr?es e encontrar onde est? a sua raiva, experimente passar por cada um dos outros padr?es, criando situa?es mentalmente.? O mais importante n?o ? controlar, mas conhecer a sua pr?pria emo??o. Para ele, existem popula?es que lidam muito bem com a raiva, como os americanos e ingleses, que atrav?s da hist?ria souberam defender seus direitos. J? o povo brasileiro n?o tem o mesmo h?bito. Um exemplo disso s?o as favelas, onde a popula??o est? ? margem da sociedade e, ao tentar controlar a raiva, chega ?s ?ltimas consequ?ncias, como matar.

J? a especialista L?cia Borges Vale acredita que n?o existe uma receita m?gica. A pessoa que n?o consegue controlar uma emo??o precisa ser tratada. Como psicoterapeuta ela diz que, em primeiro lugar, a pr?pria pessoa precisa querer se tratar, descobrir ela mesma que a situa??o n?o est? boa e que alguma coisa tem que ser modificada.

Segundo ela, ? importante entender que toda emo??o vem de dentro para fora, mesmo que o problema seja extermo ? pessoa. Uma prova disto ? que, em determinado dia, voc? pode ficar com raiva de alguma coisa e, no outro, n?o sentir raiva. Isto vai depender do seu estado interior.

Para esclarecer qualquer d?vida a este respeito voc? pode procurar a ?Superare, terapias breves e treinamento?, com Dr. Carlos Ant?nio. Ele faz terapias breves em PNL .O telefone do consult?rio ? 215-3001. Ou ainda conversar com a Dra. L?cia Borges Vale. O consult?rio fica ? Av. Rio Branco, 2588 - sl 1001, telefone 216-4668.

Colabora??o: Luciana Valentin de Souza Lima
estudante do quarto per?odo
da Faculdade de Comuni??o da UFJF