Artigo

Transformando situa?es ruins em vantagem

Descubra quando ser? bom sentir medo, inseguran?a, raiva ou indiferen?a com a Programa??o Neuroling??stica

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
01/08/2000

"N?o diga que mudan?as n?o acontecem. Uma imensa liberdade pode habitar dentro de VOC?. Um p?o em cima da mesa ? apenas um objeto, mas dentro do corpo humano torna-se uma satisfa??o por estar vivo!" (RUMI)
Todos n?s temos limita?es que j? tentamos eliminar. Algumas delas parecem intranspon?veis, por mais que nos esforcemos. Geralmente, negamos esses aspectos de n?s mesmos. Tentamos eliminar os sentimentos que n?o queremos ter. Tentamos "pensar de maneira positiva", deixando de lado os pensamentos negativos. Essas abordagens n?o criam mudan?as naturais e duradouras. O caminho para chegarmos ? nossa fonte interior ? atrav?s de nossas limita?es.

Uma das ferramentas utilizadas pela Programa??o Neuroling??stica para lidar com nossas limita?es ? a REESTRUTURAC?O.

  • O que ? para voc? um grito?
  • O que significa para voc? um grito na hora do gol do Brasil na copa?

Assim ? a nossa vida: o significado de qualquer experi?ncia depende da estrutura que colocamos ? sua volta. Se voc? muda a estrutura, o contexto, o significado muda instantaneamente. O ser humano tende a dar significados espec?ficos para as experi?ncias. Na verdade, podemos alcan?ar maior FLEXIBILIDADE (e obter melhores resultados) se pudermos perceber que h? infinitas maneiras de interpretar uma experi?ncia.

? importante lembrar que as percep?es s?o criativas. Isto ?, se percebermos alguma coisa como uma responsabilidade, essa ? a mensagem que enviamos para o nosso c?rebro. O c?rebro ent?o produz estados que a tornam realidade. Se mudarmos essa estrutura, olhando para A MESMA SITUA??O DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE, podemos mudar a maneira como reagimos na vida. A primeira forma de reestrutura??o ? a RECONTEXTUALIZA??O: inclui tomar uma experi?ncia que parece ser ruim ou indesej?vel e mostrar como o mesmo comportamento pode ter uma grande vantagem em outro contexto.

Procure descobrir em que situa?es ? bom:

  • ter medo
  • ser inseguro
  • sentir raiva
  • ser indiferente.

A segunda forma ? a RESIGNIFICA??O: inclui pegar a mesma situa??o e mudar seu significado. Procure dar outros significados a essas frases:

  • "Tenho uma p?ssima mania de dizer tudo o que penso".
  • "Temos pouco ou nenhum dinheiro extra para comprar presentes de Natal este ano."

Experimente esses exerc?cios no seu dia-a-dia e ver? como pequenas transforma?es fazem grande diferen?a em sua vida.