Artigo

Perda da mem?ria tem cura. Sabia?

Exerc?cios cerebrais auxiliam no tratamento

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
Artes: Rodrigo Clave
25/08/2000

Excesso de trabalho, atender telefonemas, responder a e-mails, ler jornais e revistas eletr?nicos, entregar a tarefa que o chefe est? cobrando, presente dos filhos, recado da esposa ou do marido....... Com tanta coisa para lembrar, fica dif?cil n?o se esquecer do que voc? ia fazer 5 minutos atr?s. A mem?ria come?a a dar brancos constantemente. Estresse? N?o s?. A avalanche de informa?es, uma das caracter?sticas mais marcantes do mundo contempor?neo, aqui ou em qualquer outro pa?s, atinge em cheio a nossa habilidade de recordar.

As folhas de fax, os programas de televis?o, as not?cias do jornal e at? as mat?rias das revistas (opa!) representam uma quantidade de dados que parece ser maior do que aquilo que podemos guardar. Os psic?logos at? j? inventaram um nome para isso: s?ndrome da fadiga da informa??o. "Quando estamos abarrotados de dados, fica dif?cil se concentrar naquilo que realmente precisamos lembrar mais tarde", diz a psic?loga Myriam Bisaggio, do Quintal de Artes e Terapia.

A assimila??o (? bom repetir a palavra, isso ajuda a lembrar) ? a primeira etapa do processo de memoriza??o. Inicialmente, as imagens, os di?logos, movimentos, cheiros etc. s?o captados pelos sentidos. H? um rearranjo no circuito cerebral, uma altera??o na taxa de disparos qu?micos entre os neur?nios - as c?lulas que fazem a comunica??o de dados no c?rebro. Essa ? a mem?ria de curto prazo, que voc? usa rapidamente e esquece em seguida.

Para que voc? possa acionar um dado uma ou duas semanas depois de t?-lo captado, ? preciso convert?-lo em mem?ria de longo prazo. Esse trabalho fica a cargo do hipocampo. ? ele que entra em a??o quando voc? decide quais as frases, os rostos e os n?meros que devem ser arquivados para uso futuro. O hipocampo envia os dados para diferentes locais do c?rtex cerebral. L? ocorre uma altera??o qu?mica, dessa vez mais profunda, que fortalece as conversas entre as c?lulas da massa cinzenta. Quanto mais extensa e bem enraizada for a rede de neur?nios, mais f?cil ser? o acesso ao escaninho depois.

Assim que as cenas, os sons, os cheiros etc. s?o integrados aos circuitos do c?rebro, o hipocampo descansa e entra em cena o lobo frontal, estrutura respons?vel pelo processo de recorda??o. ? ele que traz ? tona todas as informa?es que foram devidamente estocadas. "O lobo frontal coordena as diversas mem?rias e ? a parte do c?rebro que o ser humano tem mais desenvolvida em rela??o aos animais", diz a psic?loga. No lobo frontal, que ? t?o complexo quanto fr?gil, a mem?ria de curto prazo e a de longo prazo se completam para formar aquilo que chamamos de racioc?nio.

Al?m do excesso de informa?es, a falta de mem?ria pode ser provocada tamb?m pela depress?o, pela ansiedade e pelo estresse. Uma pessoa com tend?ncia ao baixo-astral, por exemplo, acaba se preocupando mais com o que a est? aborrecendo do que com os outros aspectos da vida. Um ansioso tem muita dificuldade para se deter por muito tempo no mesmo assunto.

O estresse, al?m de atrapalhar a concentra??o, pode interferir de outras maneiras. Suspeita-se que ele encolha o hipocampo e libere horm?nios que danificam as mol?culas transportadoras de energia, deixando o c?rebro sem for?a suficiente para operar. Sem contar que existe um parentesco estreito entre o estresse e a s?ndrome da fadiga da informa??o.

Tratamento

Calcula-se que daqui a oito ou dez anos j? esteja dispon?vel no mercado uma droga inspirada nesses estudos. Ela ser? ?til para pessoas que sofrem de doen?as degenerativas do c?rebro, como as diversas dem?ncias e o Alzheimer, que danificam os neur?nios.

H? outras novidades no horizonte. Al?m de estimular a comunica??o entre os neur?nios, os novos experimentos buscam induzir, com seguran?a, sua multiplica??o. E isso ? algo extremamente recente no mundo da ci?ncia. At? dois anos atr?s, era tido como certo que neur?nios n?o se reproduziam. Quando um morria, n?o era substitu?do. Agora, est? comprovado que a mem?ria n?o ? formada somente pelos neur?nios que acompanham a pessoa desde o nascimento.

A m?dica homeopata Adriana Liggorio v? com reservas a iniciativa, uma vez que "qualquer mudan?a artificialmente induzida poderia alterar o crescimento desordenado.

Enquanto as pesquisas caminham, quem sofre com a perda de mem?ria continua em busca de um tratamento que minimize os seus efeitos. A pr?tica de exerc?cios f?sicos aer?bicos aparece como um dos meios garantidos de manter a mem?ria boa, bem como uma dieta balanceada, com refei?es na hora certa, tamb?m contribui. Isto significa comer alimentos de boa qualidade, mastigar muito.

H? tamb?m exerc?cios mentais que podem estimular a mem?ria. Confira alguns deles:

  • CHART - este exerc?cio foi desenvolvido para o treinamento de astronautas e profissionais que trabalham para a NASA- Estados Unidos. Escreva num quadro ? pode ser de papel, flip chart, negro ? e embaixo de cada letra do alfabeto escreva BD, de bra?o direito, e BE, de bra?o esquerdo. Em seguida, leia a letra, fale o som da letra em voz alta e acompanhe com o movimento dos bra?os de acordo com o que est? indicando abaixo da letra: D ou E. Quando estiver bem treinado com o bra?o, acrescente as pernas, direita e esquerda, aumentando o grau de complexidade do exerc?cio

  • CAMPO DE NEVE - este exerc?cio ? indicado para desenvolver sua mem?ria fotogr?fica. Feche os olhos. Imagine um campo de neve, muito branco. Para atingir este est?gio de mentaliza??o, deixe que as imagens, sons, cores, cheiros que passarem na sua mente v?o embora, at? o campo ficar completamente branco, vazio. Mentalize o que voc? deseja lembrar e n?o est? conseguindo e d? uma ordem para o seu c?rebro para a informa??o que deseja. Em pouco tempo voc? ir? se lembrar.

  • BOT?ES CEREBRAIS - esta t?cnica serve para expandir a mem?ria. Coloque uma das m?os no umbigo e os dedos polegar e o indicador da outra em cima do osso do pesco?o, no externo. Massageie lentamente o local, movendo os olhos e respirando profundamente. Troque as m?os e repita o exerc?cio.

  • PLANEJAMENTO - colocar os dedos polegar e indicador no meio da testa, no meio dos olhos, entre a sobrancelha e a raiz dos cabelos. Pressione levemente por um minuto. Este exerc?cio pode ser feito no in?cio da manh?, para organizar melhor o seu dia. ? indicado tamb?m para aliviar tens?es.

  • CAD?NCIA BARROCA ? Inspire lentamente, contando de 0 a 4; prenda a respira??o, tamb?m contando mentalmente de 0 a 4; e finalmente expire lentamente, contanto novamente de 0 a 4. Este exerc?cio acalma.

Mas n?o deixe toda a responsabilidade de lembrar de seus compromissos por conta dos seus pobres neur?nios. Alimente uma esp?cie de mem?ria paralela. Liste as coisas que voc? tem a fazer. Use muito a agenda. Ajuda tamb?m anotar praticamente tudo. Sim, aqueles papelinhos espalhados por toda a casa, geladeira, escrit?rio, no trabalho, em cima da mesa. D? a elas um t?tulo (com indica?es como "recomendo", "preciso") e depois passa para o computador.
- o JFService recomenda a Bete!