Artigo

Mem?ria, informa??o e emo?es

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
06/09/2000

Pesquisas recentes, realizadas no Centro de Ci?ncias Neurol?gicas da New York University, vem demonstrando que as lembran?as s?o alteradas no c?rebro, a cada recorda??o, isto ?, um fato, ao ser relembrado, para voltar ao arquivo, precisa ser reconstru?do e, nessa reconstru??o, ? alterada pelas circunst?ncias que o envolveram no momento da recorda??o. Essas circunst?ncias incluem o c?digo qu?mico atual do c?rebro, as influ?ncias do ambiente, os novos conhecimentos e conceitos adquiridos ao longo dos anos.

Imagine o seguinte: voc? foi testemunha de um atropelamento. No seu relato, algu?m pergunta se o motorista estava usando blusa vermelha. Voc? realmente n?o sabe. Em momento posterior, ao se lembrar da cena do atropelamento novamente, sua mem?ria trar?, junto, a blusa vermelha, agora acoplada, acrescentada ? lembran?a inicial e que lhe parecer? Ter sempre estado l?.

Voc? pode imaginar, ent?o como essas lembran?as podem estar influenciadas por fatores novos, conhecimentos, defini?es, conceitos, julgamento, opini?es, valores? Assim, podemos construir hist?rias de traumas e relacionamentos que nos deixem mal, com sentimentos de rejei??o, de incapacidade, de persegui??o e nos tronarmos infelizes e neur?ticos.

Podemos, por outro lado, utilizar experi?ncias e conhecimentos novos, atuais, questionar conceitos e valores antigos, resignificar, isto ?, dar novo sentido e intensidades diferentes a fatos antigos para, assim, construir uma hist?ria pessoal saud?vel e libertadora, que nos transformar? em pessoas felizes e atuantes.