Medo do sucesso

Artigo do:
Quintal de Artes e Terapia
01/12/2000

Muito se fala hoje do "medo do sucesso" e da "auto-sabotagem". Casos de pessoas que estavam no topo (ou quase l?) e que puseram tudo a perder com um simples ato falho (uma mentira, envolvimento amoroso inadequado, etc.)

V?rios especialistas tentam entender e explicar esse fen?meno, que vem aumentando a cada dia que passa. O que acontece de fato? O que falta? E, o mais importante, o que fazer para resolver?

A Programa??o Neuroling??stica (PNL) trabalha analisando o fen?meno em si, para encontrar SOLU??ES, pois raramente conseguiremos explicar a raz?o ou chegar ?s origens (o que pode, no m?ximo, gerar algumas teorias).

O 1o. passo ? rever nossas atitudes. As atitudes podem ser a causa de fracasso, depress?o, raiva, um mau relacionamento ou mesmo de doen?as. Atitude ? sua rela??o com alguma coisa.

Pergunte-se: o que eu quero (meus objetivos)?
A seguir, examine suas atitudes. Elas se inclinam na dire??o em que voc? quer ir ou o afastam do que voc? quer? A partir da?, torne seus objetivos aliados de seus valores e suas cren?as, para que possam trabalhar juntos.

Avalie agora suas cren?as internas (em que voc? acredita) e seus valores (o que ? importante para voc?): eles est?o contra ou a favor de seus objetivos? Se estiverem contra, voc? ir? reagir de forma negativa quando estiver prestes a alcan?ar o sucesso.

A atitude negativa ? acionada tantas vezes em nossas vidas que automaticamente, inconscientemente, repetimos o mesmo padr?o, chegando sempre ao mesmo resultado. Exemplos de padr?es indesejados podem ser "N?o consigo", "N?o mere?o", "Detesto levantar cedo", "sou ruim para c?lculos", etc. Eles podem ser acionados por um pequeno est?mulo, como uma cena, um cheiro, um olhar, uma palavra, uma m?sica, produzindo ent?o uma rea??o em cadeia que nos leva a auto-sabotagem, ao resultado indesejado.

Como mudar esse padr?o, esse "roteiro"?

Para isso, existe um exerc?cio simples da PNL. Pratique-o e ver? os resultados:
  1. Identifique o comportamento negativo
  2. Imagine que um filme do fato est? sendo passado em sua cabe?a
  3. Identifique, no filme, o ponto em que voc? come?a o comportamento indesejado. Pare o filme.
  4. Crie um novo filme positivo de si mesmo, com uma atitude de sucesso.
  5. Imagine que esse filme est? agora em sua cabe?a. Veja o filme positivo com o final desejado. Sinta a satisfa??o e o prazer de alcan?ar os seus objetivos.

Os exerc?cios com imagens mentais s?o muito eficazes e r?pidos, pois nossa mente recebe as imagens criadas como se fossem realidade, criando assim um novo caminho em nosso c?rebro.

No pr?ximo artigo "Medo do Sucesso" iremos avaliar os 5 fundamentos do sucesso e como trabalhar com a "Equival?ncia de Crit?rios".