O doente perdido

Hoje, com a divis?o da medicina em v?rias especialidades, a pessoa doente tende a procurar o especialista que acredita ser o melhor para sua doen?a. O doente vai, por exemplo, ao especialista do est?mago, porque sente uma dor na barriga. O m?dico examina, pede v?rios exames, n?o encontra nada e o paciente procura um outro especialista, percorrendo assim um longo caminho. Continuando o exemplo, h? a hip?tese de o doente ter uma gastrite; o m?dico especialista receita, os sintomas desaparecem, mas retornam depois de um tempo. Isto acontece por que as condi?es de vida da pessoa, que propiciaram o aparecimento da gastrite, continuam. Depois de terminado o efeito do rem?dio, que fez com que ela melhorasse, a doen?a volta, pois o ambiente continua favor?vel ao seu aparecimento.

A vida nos centros urbanos tem se tornado cada vez mais prejudicial para a sa?de. H? fatores que favorecem isto, como a polui??o, a alimenta??o inadequada, o stress excessivo, a falta de amor entre as pessoas, entre outros.

O fato de procurar o m?dico especialista por conta pr?pria tem v?rias consequ?ncias. A pessoa ? vista por cada especialista isoladamente e sob a ?tica daquela especialidade. ? visto apenas aquele compartimento, como se cada parte funcionasse isoladamente. As partes funcionam como um todo, n?o podem ser analizadas apenas separadamente.

O parecer de um m?dico especialista ? v?lido, desde que este ou estes pareceres sejam analisados em conjunto por um m?dico e n?o pelo paciente, que vai colecionando exames e n?o sabe o que fazer com eles ou a quem procurar com tudo isto na m?o. Isto tr?s um s?rio problema: a pessoa doente sente-se desamparada, sozinha e pergunta-se; "quem est? cuidando de mim?" Este cuidar engloba algo al?m da parte t?cnica; a parte afetiva; do "ser cuidado por algu?m". Isto tamb?m ? fundamental para o al?vio do sofrimento desta pessoa e tamb?m para ajud?-lo a se recuperar da doen?a.

O que est? acontecendo hoje com o abuso nas consultas aos m?dicos especialistas ? o que j? acontece h? anos com os medicamentos que s?o vendidos sem receita m?dica. As pessoas usam as consultas aos especialistas da mesma maneira que usam antibi?ticos e outros medicamentos sem terem seu tratamento acompanhado por um m?dico. Estes dois fatos t?m, inclusive, uma consequ?ncia comum: levam a um enorme desperd?cio de dinheiro, mesmo para aqueles que usam os planos de sa?de.

Colaborador: Heid Iasbik
M?dico Homeopata e Acupuntor
Rua Constantino Paleta 229 Centro J. de Fora
Tel. 217-9535