Saúde

Os benefícios do alongamento

08/12/98

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sangüínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais.

Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, toráxica e lombar.

O professor de educação física, Zezé Freitas, explica que a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou exercícios como ciclismo ou musculação. "O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente", explica.

A psicopedagoga Heloísa Helena Carvalho Torres, de 43 anos, faz alongamento desde os 23. Para ela os benefícios maiores são a postura correta, flexibilidade e facilidade para realizar exercícios, como caminhar. "Com o alongamento não sinto dor na coluna e realizo atividades com uma facilidade que as pessoas da minha idade não conseguem acompanhar."

Qualquer pessoa, segundo Zezé, pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. "Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades", explica o professor. Mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho.

Veja, a seguir, uma série de exercícios de alongamento que você pode fazer em casa e que são direcionados principalmente para o relaxamento da coluna. A maioria dos movimentos é unilateral: devem ser feitos para o lado esquerdo e direito. Deve-se permanecer cerca de 15 segundos em cada posição. Para quem deseja uma intensidade maior, basta repetir cada movimento 2 ou 3 vezes.


Sequência voltada para a parte cervical,
área de maior tensão muscular do corpo


Trabalho com a coluna vertebral
(aliviar tensões)


Flexão lateral da coluna


Flexão anterior do tronco em diagonal
(trabalha com a coluna e parte
posterior dos membros inferiores)


Exercício que trabalha com posteriores de perna
e região pélvica (os exercícios que trabalham
a região pélvica são recomendados
para cólicas menstruais)


Trabalho para relaxamento
da região lombar e coluna


Flexão lateral de tronco
e parte interna da perna


Trabalho da região lombar
e posteriores da perna

Colaboração: Renata do Carmo,
estudante do 5º período
da Faculdade de Comunicação da UFJF

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.