Os cuidados nos primeiros momentos de vida

Para a mulher que se prepara para ser m?e, saber um pouco mais sobre o comportamento rotineiro do rec?m-nascido pode ajud?-la na tarefa de tornar os primeiros dias de seu beb? mais saud?veis.

05/03/99

Rec?m-nascido ? a crian?a desde o nascimento at? completar 28 dias de vida, per?do em que ? totalmente dependente dos cuidados maternos. Essa depend?ncia e as respostas progressivas que a crian?a demonstra aos cuidados maternos fortificam o sentimento de afeto entre m?e e filho. O elo fundamental deste relacionamento ? a amamenta??o que, em qualquer circunst?ncia, deve ser estimulada. ? tamb?m desej?vel que os cuidados com o rec?m-nascido, mesmos os mais elementares, sejam prestados pela pr?pria m?e.

Conhe?a melhor o comportamento do rec?m nascido sabendo um pouco sobre sono, choro, regurgita??o, funcionamento intestinal, solu?os e espirros, hidrata??o, banho, umbigo, visitas, vacina??o, teste do pezinho.

Sono:
Na primeira semana, o rec?m-nascido dorme de 15 a 20 horas por dia, por?m alguns n?o dormem entre as mamadas, ficando acordados por v?rias horas.

Choro:
No rec?m-nascido normal, ? a express?o de algum desconforto. S?o casos freq?entes: a fome, a sede, o frio, fraldas molhadas, as roupas apertadas e/ou inc?modas, a coceira, as c?licas e a irritabilidade por excesso de est?mulos ambientais.

Regurgita??o:
? comum e consiste na devolu??o freq?ente de pequeno volume alimentar, logo ap?s as mamadas. Quase sempre, o leite volta ainda sem ter sofrido a??o do suco g?strico. Se o ganho de peso do beb? for satisfat?rio, consideramos uma situa??o normal e benigna, nada sendo preciso fazer para corrigir.

Funcionamento Intestinal:
No in?cio, as fezes s?o meconiais (verde bem escuro, quase preto e grudentas, parecendo graxa), depois se tornam esverdeadas com muco e, posteriormente, amareladas e pastosas. As crian?as amamentadas ao seio materno, habitualmente, apresentam v?rias evacua?es por dia, com fezes liq?efeitas, sem repercuss?o para sua hidrata??o, n?o necessitando, portanto, de tratamento.

Solu?os e espirros:
Os solu?os s?o freq?entes quando a crian?a est? descoberta, na hora do banho, quando manuseada e, as vezes, ap?s as mamadas. N?o provocam nenhum mal e cessam espontaneamente. Os espirros ocorrem freq?entemente e n?o devem ser atribu?dos a resfriados.

Hidrata??o:
Ofere?a ?gua filtrada e fervida, nos intervalos em que a crian?a estiver acordada. Nos dias quentes e quando o beb? estiver com febre, deve-se aumentar a oferta de l?quidos. As crian?as amamentadas ao seio, usualmente, aceitam pouca hidrata??o, pois o leite materno supre todas as suas necessidades.

Banho:
Ele deve ser di?rio e, nos dias mais quentes, pode ser repetido v?rias vezes, sempre com ?gua morna e limpa, usando sabonete comum. Enxugar bem ap?s o banho, principalmente nas regi?es de dobras para evitar as assaduras. Evitar o uso de ?leos industrializados e talco na pele do beb? (o talco pode provocar rinite al?rgica).

Umbigo:
O coto umbilical cair? espontaneamente entre o 5? e o 14? dia de vida. Alguns rec?m-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poder? retardar sua queda at? em torno de 25 dias. Pode ocorrer discreto sangramento ap?s a queda do coto umbilical que n?o requer cuidados especiais. At? o desprendimento, o coto dever? ser envolvido em gaze esterilizada embebida em solu??o de ?lcool absoluto. Ap?s a queda, dever?o ser feitos curativos com Merthiolate? durante uma semana.

Visitas:
Durante o primeiro m?s, n?o h? necessidade de que a crian?a saia de casa. Deve-se evitar lev?-la a locais muito aglomerados. As visitas de parentes e amigos s?o gratificantes para os pais; por?m, pessoas portadoras de infec??o respirat?ria , les?es de pele e diarr?ia n?o devem ter contato com o rec?m-nascido, devido sua grande vulnerabilidade a essas doen?as.

Vacina??o:
No 1? m?s de vida, devem ser administradas as seguintes vacinas: BCG intrad?rmico (contra a tuberculose) Engerix? B - 1? dose (contra a hepatite B)

Teste do pezinho:
? realizado na primeira quinzena de vida e, muitas vezes, ? realizado ainda na maternidade. Ele diagnostica doen?as metab?licas como o hipotireoidismo e a fenilceton?ria, que podem provocar les?es cerebrais irrevers?veis se n?o diagnosticadas e tratadas precocemente.

Fonte: http://www.ronet.com.br/~babydoc/rn.php