Como parar de fumar

O dia 31 de maio foi escolhido pela Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) como o DIA MUNDIAL SEM TABACO. Se voc? ainda n?o parou de fumar, que tal esta data para deixar o v?cio e come?ar uma nova vida?



Participe da enquete no final desta reportagem

N?o deixe de conferir a programa??o da Comiss?o Municipal de Controle e Preven??o ao Tabagismo para o dia 31 de maio em Juiz de Fora.

18/05/99

Nunca ? tarde demais para parar de fumar. A express?o pode parecer piegas ou muita antiga, mas ? bastante real. N?o importa h? quanto tempo voc? fuma; o risco de desenvolver uma doen?a relacionada ao tabagismo diminui assim que voc? p?ra. Cada dia sem fumar ? um investimento na sua sa?de. Por isto abra os olhos para os males que o cigarro lhe causa e saiba que ? poss?vel deixar o v?cio.

Segundo a m?dica e homeopata C?lia Maria Braga, o cigarro ? a pior de todas as drogas, ?porque ele fica impregnado no organismo do fumante.? Depois de anos sem fumar ? que se consegue ?limpar? o corpo. O cigarro se desdobra em outras subst?ncias que atacam, al?m do pulm?o, o aparelho respirat?rio. Para a homeopata, o cigarro cria um verdadeiro lixo, que contamina todo o organismo.

O cigarro tamb?m oxida as c?lulas e, desta maneira, faz com que elas envelhe?am mais r?pido, o que aumenta a incid?ncia de rugas e diminui a imunidade celular. As mulheres ficam com as unhas amarelas, al?m do mau cheiro nas m?os e mau h?lito. O pulm?o ? respons?vel pela sa?de da pele. Al?m disso, pessoas que n?o fumam absorvem os efeitos t?xicos atrav?s da fuma?a do cigarro de fumantes que convivem com elas.

Para parar de fumar, em primeiro lugar, a pessoa tem que ter vontade pr?pria, n?o pode ser levado a fazer um tratamento. A m?dica C?lia Braga conta que dois pacientes n?o gostaram da sensa??o de n?o ter vontade de fumar. Mesmo depois de acabada a depend?ncia, eles queriam reiniciar o v?cio. Isto aconteceu por pura falta de for?a vontade, diz a m?dica, acima de qualquer tratamento est? a vontade de deixar o v?cio.

Em geral, segundo C?lia Braga, a pessoa que fuma usa o cigarro para contornar a ansiedade e o stress. Por isto, um dos fatores mais importantes para o sucesso ? relaxar. Um dos tratamentos usados com este fim ? a acupuntura. Aliada a acupuntura, a m?dica sugere a terapia com plantas fitoter?picas que desintoxicam o organismo, e, ainda, um nos?dio para o fumo. O nos?dio consiste numa gotinha que se pinga na l?ngua, ele altera o gosto do cigarro e tira a vontade de fumar. Al?m disso, ela destaca que o fumante procure uma atividade de lazer que lhe d? prazer, ?atividades f?sicas s?o desintoxicantes, relaxantes, e ajudam a libertar do v?cio?.

Para deixar de fumar, ? conveniente descobrir as raz?es que o levam a fumar. Uma vez examinados seus h?bitos em rela??o ao fumo, voc? poder? descobrir que tipo de fumante ?. Assim, suas chances de abandonar o v?cio ser?o maiores. Aqui v?o algumas dicas de como parar de fumar:

  • Devido aos sintomas de abstin?ncia, que podem incluir dores de cabe?a, ansiedade e irritabilidade, ? dif?cil abandonar o fumo. Se voc? tem esses sintomas, uma receita m?dica ? goma de mascar com nicotina ou adesivo com a mesma subst?ncia pode ajudar. O uso prolongado da goma de mascar com nicotina pode, eventualmente, causar depend?ncia, mas n?o prejudicar? tanto a sua sa?de como a inala??o de mon?xido de carbono, alcatr?o e outras subst?ncias t?xicas do cigarro.

  • Para cortar o v?cio, ? preciso mudar a rotina di?ria, evitando situa?es em que voc? sente vontade de fumar. Se voc? sempre sente vontade de fumar depois das refei?es, por exemplo, saia da mesa e sirva-se com um copo de ?gua.

  • Se voc? fuma simplesmente para aliviar a tens?o, procure outras maneiras de lidar com o stress, como praticar uma atividade f?sica ou fazer exerc?cios de relaxamento.

  • Se v?rios de seus amigos fumam, talvez seja importante evitar a companhia deles nas primeiras semanas, at? que voc? tenha conseguido superar a tenta??o de fumar. Coloque-se na frente do espelho e diga: ?Obrigado, eu n?o fumo.? Deve tamb?m evitar lugares onde voc? normalmente fumava, como por exemplo, barzinhos.

  • Como forma de manter a boca e as m?os ocupadas, escolha outra atividade simples, como brincar com um cord?o de contas ou mascar um chicletes sem a?car.

  • Se voc? fuma quando est? entediado e n?o tem com o que se ocupar, arranje um passatempo ou fa?a esporte. Os exerc?cios reduzem o peso adquirido ao parar de fumar.

  • Pare de uma vez. Resista ? tenta??o de dar ?apenas uma tragadinha? e jogue fora cigarros e isqueiros.

  • Coma menos chocolate, carnes vermelhas, caf? e ?lcool, pois provocam vontade de fumar. Coma alimentos saud?veis e prefira ?gua.

  • D? um presente a voc? mesmo com o dinheiro que gastaria em cigarros.

A m?dica C?lia Maria Braga ? ginecologista, homeopata e faz tratamento com acupuntura. Seu consult?rio fica na Avenida Rio Branco, 2406, sobreloja, Centro. Seu telefone ? 215-1455.

Para os interessados em mais informa?es sobre como parar de fumar, vale a pena acessar a home-page Fumar pra que? N?o deixe de participar da Enquete do JF Service, logo abaixo.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF


Você fuma?
      Não
      Sim, até um maço por dia
      Sim, mais de um maço por dia
   
ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.

Clique aqui para visualizar o resultado parcial da pesquisa.


A programa??o do Dia Mundial sem Tabaco em Juiz de Fora

A Comiss?o Municipal de Controle e Preven??o ao Tabagismo, constitu?da pela Secretaria Municipal de Sa?de, programou diversos eventos para o dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. O objetivo ? chamar a aten??o da comunidade para os problemas que o v?cio traz ao organismo humano. Confira quais s?o as atividades:

  • De 10h ?s 19h, na Rua Halfeld, em frente ao Theatro Central:
    • Apresenta??o de pain?is sobre o tabagismo, com informa?es diversas ao p?blico, incluindo a apresenta??o de dados epidemiol?gicos do munic?pio.

  • ?s 8h30, no ambulat?rio do Hospital Universit?rio, Rua Catulo Brevigliere s/n, e ?s 13h, na Rua Halfeld:
    • Apresenta??o de Teatro de Fantoche, com a pe?a "Meu Filho ? Tabagista".

  • ?s 12h, na Rua Halfeld:
    • Ato simb?lico com o lan?amento de bal?es nas cores cinza e preto, com a presen?a da Banda de M?sica da Pol?cia Militar de Minas Gerais.

  • ?s 19h30, no audit?rio Aquarius, Rua Marechal Deodoro, 496:
    • Apresenta??o do trabalho "Tabagismo: uma an?lise do comportamento em participantes de Feiras de Sa?de em Juiz de Fora".

Em Juiz de Fora, somente em 1998, ocorreram 967 ?bitos por doen?as relacionadas ao tabaco. Dentre as tr?s principais causas de mortalidade do munic?pio est?o as doen?as cardiovasculares, as neoplasias e as doen?as do aparelho respirat?rio.