Casa

Mesa articulada A idéia é usar e depois liberar o espaço

Priscila Magalhães
Repórter
29/09/07

As cidades têm crescido cada vez mais para cima e a falta de espaço tem sido um problema constante na vida de quem mora em apartamento. Resultado: o espaço pequeno não possibilita o investimento em artigos de decoração muito grandes. Até mesmo com os móveis menores existe uma dificuldade para adequação e aproveitamento do ambiente.

Uma boa solução para utilizar o espaço sem atrapalhar o fluxo de pessoas é a mesa articulada. Duas cantoneiras articuladas são fixadas na parede e em cima delas é fixada uma bancada para compor a mesa. Quando não estiver sendo utilizada, é só abaixá-la, que vai ficar paralela à parede. A arquiteta Natália Torres (foto abaixo) diz que a mesa se adapta a qualquer tipo de ambiente, interno ou externo. "Ela pode ser montada na cozinha, na sala, no quarto ou na área de serviço".

A arquiteta completa explicando que em cada um desses ambientes, ela pode ser usada para finalidades diferentes. "Em uma cozinha tem grande utilidade como bancada para café ou lanches rápidos. No quarto, como bancada para notebooks ou estudo e na área de serviço uma boa opção é como tábua de passar roupa, com um rasgo no meio, na parte de trás" (veja desenho abaixo).

Variedades de materiais

Foto Arquiteta Natália Outra vantagem da mesa articulada é o fato de ela permitir que a montagem seja feita utilizando materiais variados. "Tudo vai da criatividade. Vidro, alumínio, granito e madeira caem muito bem nesse tipo de mesa. Só temos que nos atentar para o ambiente. Se for externo, é mais aconselhável o uso de materiais mais frios, como granito, vidro ou alumínio. A madeira é melhor para ambientes fechados", explica.

Segundo Natália, a mesa por si só não é bonita. Para realçar, ela deve estar de acordo com os outros móveis ou detalhes que compõem o ambiente. "No quarto, por exemplo, ela pode ser fixada em uma parede forrada com painel de madeira, acompanhando os frisos desse painel (veja desenho abaixo). A madeira é mais fácil de combinar. É o material curinga, usado em qualquer ambiente e combinado com qualquer detalhe". Mas, mesmo sendo considerada o curinga, a arquiteta diz que quanto menos verniz utilizado na madeira, melhor. "O ideal é que uma camada fina de verniz seja aplicada, só para proteção".

desenho feito pela arquiteta desenho feita pela arquiteta

O vidro também é um material bem utilizado em diversos locais. Mas Natália faz o alerta: "Ele exige um cuidado maior, pois tem ar de modernidade. Em ambientes com móveis mais rústicos, ele pode não ficar muito bem". Com o granito, o cuidado deve ser redobrado. "Para usar esse material, temos que prestar atenção em mais detalhes do local, como no piso e em outros materiais de revestimento. Não é legal colocar dois tipos de granitos diferentes, como, por exemplo, um no chão e outro na bancada".

Onde comprar

Em Juiz de Fora, a cantoneira articulada, para a montagem das mesas, é encontrada em lojas de material de construção e acabamento. São duas tonalidades: branca e zincada, o que facilita combinar com o local e com o material a ser utilizado. Também existem duas opções de tamanho na largura: 30 cm e 40 cm. O preço varia de *R$ 36 a R$ 44, o par.

Foto da cantoneira articulada Foto da Bancada Decorada Foto da Bancada

Além de serem úteis, Natália explica que os móveis articulados são uma tendência. "Hoje em dia, o essencial é aproveitar o espaço. Os quartos, salas, cozinhas e banheiros estão cada vez menores. Quanto mais maleabilidade, melhor. Os móveis têm que nos possibilitar facilidade para puxá-los, retirá-los do lugar".

*Preços pesquisados no dia 27 de setembro de 2007 e sujeito a alterações


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.