Dicas para a sua cozinha Deixar esse local arrumado e bem limpo facilita

Renata Solano
*Colabora??o
30/11/07

Voc? sabia que a cozinha ? tamb?m um local que transmite energia para a casa, para os alimentos e para voc? mesmo? Por isso, ? importante tomar alguns cuidados com esse ambiente.

Procure deixar sua cozinha sempre limpa, arrumada e bonita. Ap?s preparar as refei?es a dica ? nunca deixar de lavar a lou?a e limpar o fog?o a pia e o ch?o. Lembre-se que lixo ? sinal de energia estagnada e a cozinha ? um local de riqueza, portanto, sempre deixe sua lixeira vazia.

A arruma??o ? fundamental na cozinha e ela pode ser feita de acordo com a personalidade do indiv?duo. ? poss?vel encontrar instrumentos e uma forma de organiza??o que facilite seu trabalho e possibilite um praticidade maior.

Por isso, a escolha dos m?veis pode influenciar bastante. O mais importante ? escolher produtos que sejam pr?ticos, seja aqueles com muitas gavetas, cestos, estantes girat?rias, prateleiras extra?veis altas e baixas, suportes para aspiradores, lixeiras divididas para reciclagem; t?buas de cortar ocultas, organizadores de utens?lios, entre outras. Hoje em dia, a escolha ? praticamente ilimitada.

Funcionalidade

foto Raquel Fraga Trata-se de uma parte da casa especificamente usada para o preparo de alimentos e sua degusta??o. Os equipamentos mais comuns de uma cozinha s?o forno, forno de microondas, pia, arm?rios, fog?o, geladeira e mesa. Cada um desses utens?lios devem ser escolhidos, n?o s? pela beleza, mas pela praticidade, porque ? ela que facilita o trabalho durante o processo de cozinhar e tamb?m durante o processo de limpeza e arruma??o.

No entanto, nem sempre a cozinha tem somente a fun??o de ser um espa?o de preparar a comida, mas tamb?m de ser o centro de outras atividades, como a conviv?ncia entre a fam?lia durante as refei?es ou, se ela divide espa?o com a lavanderia, torna-se um espa?o onde lavar, secar e passar roupa ? comum.

A arquiteta e decoradora Raquel Fraga (foto acima) acredita que o mais importante para deixar sua cozinha arrumada e aconchegante ? trabalhar com cores claras. "O ideal ? revestir as paredes com azulejos em tons mais claro, porque assim d? para identificar os focos de gordura, por exemplo. Para o ch?o, o piso pode ser mais escuro porque sen?o qualquer sujeira fica evidente, ent?o a pessoa pode ficar o tempo todo preocupada em limpar o cisco que caiu no ch?o e, n?o vai se sentir confort?vel de andar pelo ambiente e deixar outras pessoas entrarem", explica Raquel.

No entanto, se quiser dar um colorido no ambiente, ? poss?vel. "Pode-se escolher enfeites e utens?lios com cores fortes como o verde, o laranja, o vermelho, que d?o um charme para a cozinha, o importante sempre ? agradar o cliente buscando, dentro do que ele quer, alternativas com bom gosto e pre?os acess?veis", comenta.

Luz e ventila??o

foto cozinha Lenny Barros Uma boa ilumina??o e ventila??o conferem conforto e praticidade ? cozinha. A ilumina??o natural ? indispens?vel, por isso, geralmente a janela deve ficar em cima da pia.

"A janela, n?o substitui a luz artificial, somente facilita a entrada de ilumina??o do ambiente, o que facilita na hora da limpeza e na leitura de embalagens dos alimentos. A luz fria ? indicada porque n?o emitir calor nem gerar sombras", esclarece a arquiteta.

A op??o, para obter uma boa ventila??o ? trabalhar com uma arquitetura que permita o relacionamento entre portas e janelas. "O ideal ? que as sa?das de ar estejam constantemente viradas para fora da resid?ncia, impedindo o ac?mulo de gordura nos demais c?modos, orienta Raquel.

Cuidados com a parte hidr?ulica

"Se for instalada tubula??o para ?gua quente, deve-se preferir tubos e conex?es de cobre devido ? alta resist?ncia do material. Registros e torneiras devem ser sempre de boa qualidade, minimizando a ocorr?ncia de problemas posteriores como vazamentos e infiltra?es", afirma Raquel.

Al?m disso, ? importante preocupar-se com a instala??o da caixa de ?gua que abastece a resid?ncia, o correto seria instalar no ponto mais alto da casa, garantindo uma satisfat?ria press?o da ?gua.

O revestimento

A escolha do piso, dos azulejos e, ou tintas da parede s?o fatores que influenciam no bem estar e na agradabilidade do ambiente, portanto ? fundamental tomar cuidados na sua escolha.

"O piso deve ser, de prefer?ncia liso, porque os porosos dificultam a limpeza uma vez que aumentam a fixa??o da gordura. M?rmore, granito ou diversos tipos de cer?mica ou azulejos s?o os mais recomendados para essa ?rea da casa", orienta Raquel.

Pode-se escolher madeira para fazer o acabamento de bancadas e balc?es, no entanto, ela deve ser impermeabilizada. "O a?o inox ou o granito asseguram maior durabilidade, mas se for usado com os devidos cuidados, a madeira d? um ar agrad?vel", comenta Raquel.

"Os arm?rios em alvenaria s?o pr?ticos e bonitos, mas o revestimento ? essencial. As tintas a ?leo s?o mais econ?micas. O laminado ? o mais usado e indicado em fun??o de sua praticidade", afirma a arquiteta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF