Varandas ganham nova funcionalidade Al?m da fun??o t?cnica de prote??o, o espa?o externo
se tornou um ambiente de lazer

Renata Solano
*Colabora??o
27/05/2008

Tecnicamente falando, a varanda atende uma necessidade de conforto t?rmico da casa, pois serve de anteparo para as intemp?ries clim?ticas e, portanto para evitar que o sol e a chuva incidam diretamente dentro da resid?ncia. "Mas com o passar dos anos a varanda se tornou um ambiente muito requisitado como um espa?o de estar da casa", comenta a arquiteta Aline Andrade Cruz.

Muitas vezes a varanda representa uma extens?o da sala de estar, como vemos nesses lan?amentos imobili?rios em que a ?rea externa se torna um local de lazer e de encontro da fam?lia por causa das maiores dimens?es e da instala??o de churrasqueiras, fog?es ? lenha ou mesmo fornos para pizza, por exemplo.

Segundo Aline, a varanda ultrapassa os limites da sala de estar. "Trata-se de um espa?o multi-uso com diferentes fun?es, desde tomar sol pela manh?, almo?ar ? luz do dia, receber amigos, proteger a resid?ncia at? ser um local em que o lazer e a funcionalidade se unem", afirma.

Mob?lia

"Como se trata de uma ?rea molhada - chamamos assim porque a varanda pode receber ?gua tanto da chuva quanto na pr?pria lavagem do espa?o -, o ideal ? usar revestimentos de piso e de parede, que devem ser feitos com materiais resistentes e imperme?veis", define.

Al?m disso, os m?veis devem seguir o mesmo crit?rio. "A pessoa pode optar por mob?lias feitas com fibras naturais, mas precisa sempre tomar cuidado com a manuten??o, mas hoje temos pe?as feita com materiais sint?ticos que s?o muito parecidas com as naturais e que servem muito bem para o ambiente externo".

Outro cuidado que a arquiteta recomenda ter ? com o revestimento das almofadas e sof?s que ficam nesta ?rea. "N?o ? aconselh?vel o uso de tecidos pr?prios para interior, mas sim aqueles que aceitam intemp?ries com mais resist?ncia, como os n?uticos", descreve.

foto de varanda foto de varanda foto de varanda
O papel das cores

Aline comenta que n?o h? restri?es em rela??o ao uso das cores nas varandas, mas alerta para a interfer?ncia do mau uso em duas situa?es: ilumina??o e tamanho do ambiente. "Cores vibrantes ficam muito bem em ambientes abertos e que recebem ilumina??o. Como, geralmente, as varandas s?o feitas para receber maior incid?ncia de claridade, elas podem receber cores fortes sem prejudicar o espa?o", declara.

Em rela??o ao espa?o, Aline diz que as cores devem ser escolhidas com cuidado. "Locais pequenos demais com cores fortes e vibrantes d?o a sensa??o de menores ainda, causando um desconforto visual. Por isso, cores claras com detalhes coloridos na decora??o s?o mais consonantes com varandas pequenas. Geralmente, quando usamos o mesmo tom na sala e na varanda, percebemos uma amplitude e uma seq??ncia do espa?o, que parece ficar mais amplo e confort?vel" , comenta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF