Quarto de solteiro vai al?m da fun??o de dormit?rio Mais que espa?o do sono, dormit?rios de solteiro fazem as vezes de ?rea de estudo e lazer. Cuidado com os detalhes pode tornar o ambiente mais agrad?vel

Computador, aparelho de televis?o, som, livros e os acess?rios mais variados disputam espa?o no quarto dos solteiros. Com tantos elementos no mesmo ambiente, ? preciso cuidado para garantir funcionalidade e leveza.

Para a arquiteta Cilene Kamil Abizaid, aten??o aos detalhes e um bom projeto de iluminot?cnica s?o os principais pontos para tornar o dormit?rio agrad?vel. "N?o adianta um quarto bonito que n?o funcione, ou um quarto funcional que n?o agrade quem vive nele", constata Cilene.

Ao contr?rio do c?modo dedicado ao casal, que normalmente n?o acumula tantas fun?es, o dormit?rio de solteiro n?o costuma ter apenas uma cama e um guarda-roupa, principalmente quando se trata de um jovem estudante, que faz do quarto o seu mundo.

Segundo a arquiteta, ?s vezes ? preciso convencer os clientes de que n?o ? preciso ter tudo dentro do quarto, pois nem sempre o espa?o comporta todos os eletrodom?sticos desejados. Nesses casos, Cilene busca um meio-termo. "Certa vez convenci uma cliente de colocar o computador no corredor, onde criei um nicho funcional e ao mesmo tempo ?ntimo", exemplifica.

Cor e personalidade

Outro ponto importante para tornar o ambiente agrad?vel ? impregn?-lo com a personalidade de quem o utiliza. Foi o que as arquitetas Cilene e Maria Goretti Duarte fizeram no quarto de Larissa Hargreaves. "Como ela ? rom?ntica e tranq?ila, optamos por utilizar o rosa, mas de modo que n?o ficasse infantil, pois era o quarto de uma mo?a estudante de Direito", observa.

O rosa foi utilizado apenas em detalhes de decora??o, optando por criar uma marcenaria neutra, equilibrando cor e textura com laca branca e r?dica. Dessa forma, as pe?as mais simples podem ser trocadas com mais freq??ncia, dando maior durabilidade aos m?veis, que representam maior investimento. "Deixando os modismos para os detalhes, ? poss?vel mudar rapidamente a cara do quarto e n?o enjoar."

foto das mesa do quarto foto do espa?o de estudo foto dos m?veis do quarto

Mas nem s? na cor se expressa a personalidade, a vaidade feminina teve lugar de destaque neste projeto, com a cria??o de uma penteadeira moderna. Como a cliente gosta muito de maquiagem e bijuteria, Cilene desenhou uma mesa especialmente para a jovem se arrumar. O vidro ajuda a n?o pesar o cantinho, que conta com v?rias gavetas para guardar os acess?rios.

A parte funcional precisava atender ?s exig?ncias de uma jovem moderna, e, na hora dos estudos, a mesa idealizada foi outra, incluindo espa?o para o computador e para receber algum colega na v?spera da prova.

O papel da luz

foto das mesa do quarto Al?m das solu?es criativas no design dos m?veis, Cilene afirma que a iluminot?cnica tem papel de destaque nos projetos arquitet?nicos em geral, mas em especial dos quartos. Isso porque a luz cria atmosferas diferentes e valoriza os detalhes, dando ?nfase aos nichos desejados.

"A luz ? uma ferramenta de grande valor no teatro, no supermercado - at? compramos produtos porque eles estavam bem iluminados -, no trabalho e em qualquer ambiente", garante Cilene. A luz natural tamb?m deve ser levada em conta. Para aproveit?-la, ? poss?vel utilizar uma cortina de tecido transl?cido e outra opaca, que garanta a veda??o quando necess?rio.

Reformas tamb?m garantem bons resultados

A arquiteta Cilene Kamil Abizaid garante que n?o ? preciso criar tudo do zero para fazer do quarto um local agrad?vel. Um de seus projetos para dormit?rio de um rapaz solteiro foi apenas reformado e teve resultados interessantes.

foto das mesa do quarto foto do espa?o de estudo

Neste projeto, a profissional optou por trocar a p?tina dos m?veis pelo branco aliado ao tom escuro de imbuia. Toda a bancada de estudo foi aproveitada, mas alguns detalhes foram acrescentados ?s prateleiras, al?m de um adendo em vidro, para que o computador ficasse na altura desejada pelo rapaz. De acordo com Cilene, foi poss?vel transformar o clima do quarto utilizando um tom met?lico nas portas do guarda-roupa e na persiana, dando um ar futurista ao ambiente.

Mat?ria produzida em julho de 2008 pela jornalista Fernanda Fernandes