Casa

Quarto de solteiro vai além da função de dormitório Mais que espaço do sono, dormitórios de solteiro fazem as vezes de área de estudo e lazer. Cuidado com os detalhes pode tornar o ambiente mais agradável

Computador, aparelho de televisão, som, livros e os acessórios mais variados disputam espaço no quarto dos solteiros. Com tantos elementos no mesmo ambiente, é preciso cuidado para garantir funcionalidade e leveza.

Para a arquiteta Cilene Kamil Abizaid, atenção aos detalhes e um bom projeto de iluminotécnica são os principais pontos para tornar o dormitório agradável. "Não adianta um quarto bonito que não funcione, ou um quarto funcional que não agrade quem vive nele", constata Cilene.

Ao contrário do cômodo dedicado ao casal, que normalmente não acumula tantas funções, o dormitório de solteiro não costuma ter apenas uma cama e um guarda-roupa, principalmente quando se trata de um jovem estudante, que faz do quarto o seu mundo.

Segundo a arquiteta, às vezes é preciso convencer os clientes de que não é preciso ter tudo dentro do quarto, pois nem sempre o espaço comporta todos os eletrodomésticos desejados. Nesses casos, Cilene busca um meio-termo. "Certa vez convenci uma cliente de colocar o computador no corredor, onde criei um nicho funcional e ao mesmo tempo íntimo", exemplifica.

Cor e personalidade

Outro ponto importante para tornar o ambiente agradável é impregná-lo com a personalidade de quem o utiliza. Foi o que as arquitetas Cilene e Maria Goretti Duarte fizeram no quarto de Larissa Hargreaves. "Como ela é romântica e tranqüila, optamos por utilizar o rosa, mas de modo que não ficasse infantil, pois era o quarto de uma moça estudante de Direito", observa.

O rosa foi utilizado apenas em detalhes de decoração, optando por criar uma marcenaria neutra, equilibrando cor e textura com laca branca e rádica. Dessa forma, as peças mais simples podem ser trocadas com mais freqüência, dando maior durabilidade aos móveis, que representam maior investimento. "Deixando os modismos para os detalhes, é possível mudar rapidamente a cara do quarto e não enjoar."

foto das mesa do quarto foto do espaço de estudo foto dos móveis do quarto

Mas nem só na cor se expressa a personalidade, a vaidade feminina teve lugar de destaque neste projeto, com a criação de uma penteadeira moderna. Como a cliente gosta muito de maquiagem e bijuteria, Cilene desenhou uma mesa especialmente para a jovem se arrumar. O vidro ajuda a não pesar o cantinho, que conta com várias gavetas para guardar os acessórios.

A parte funcional precisava atender às exigências de uma jovem moderna, e, na hora dos estudos, a mesa idealizada foi outra, incluindo espaço para o computador e para receber algum colega na véspera da prova.

O papel da luz

foto das mesa do quarto Além das soluções criativas no design dos móveis, Cilene afirma que a iluminotécnica tem papel de destaque nos projetos arquitetônicos em geral, mas em especial dos quartos. Isso porque a luz cria atmosferas diferentes e valoriza os detalhes, dando ênfase aos nichos desejados.

"A luz é uma ferramenta de grande valor no teatro, no supermercado - até compramos produtos porque eles estavam bem iluminados -, no trabalho e em qualquer ambiente", garante Cilene. A luz natural também deve ser levada em conta. Para aproveitá-la, é possível utilizar uma cortina de tecido translúcido e outra opaca, que garanta a vedação quando necessário.

Reformas também garantem bons resultados

A arquiteta Cilene Kamil Abizaid garante que não é preciso criar tudo do zero para fazer do quarto um local agradável. Um de seus projetos para dormitório de um rapaz solteiro foi apenas reformado e teve resultados interessantes.

foto das mesa do quarto foto do espaço de estudo

Neste projeto, a profissional optou por trocar a pátina dos móveis pelo branco aliado ao tom escuro de imbuia. Toda a bancada de estudo foi aproveitada, mas alguns detalhes foram acrescentados às prateleiras, além de um adendo em vidro, para que o computador ficasse na altura desejada pelo rapaz. De acordo com Cilene, foi possível transformar o clima do quarto utilizando um tom metálico nas portas do guarda-roupa e na persiana, dando um ar futurista ao ambiente.

Matéria produzida em julho de 2008 pela jornalista Fernanda Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.