Constru??o de ?rea de lazer residencial com piscina Construir uma piscina n?o ? uma obra f?cil e nem barata. Al?m dela, outros detalhes s?o importantes para compor o ambiente

Priscila Magalh?es
Rep?rter
29/10/2008

Ter uma piscina em casa est? deixando de fazer parte apenas da vontade e est? se transformando em realidade, mesmo que seja no projeto arquitet?nico. Segundo o arquiteto Carlos Gouv?a J?nior, na maior parte dos projetos feitos por ele e sua s?cia, os clientes pedem a previs?o de uma piscina. "Nos ?ltimos tr?s meses, todos os projetos que fizemos tinha a previs?o da piscina e da ?rea de lazer."

Na maioria dos casos, a ?rea da piscina n?o ? constru?da logo ap?s o t?rmino da resid?ncia, o que ? explicado pelo alto investimento. "O alto valor n?o est? s? na execu??o, mas, tamb?m, na manuten??o", diz.

Outro fator que provoca a eleva??o no valor da obra, ? o fato de uma ?rea de piscina n?o ser composta apenas por ela. "Piscina tem que ter elementos que combinam com ela, dando um clima de ver?o", explica ele. Os elementos que v?o dar esse clima s?o espregui?adeiras, pedras, decks de madeira, quiosque e uma ?rea de churrasqueira.

As ?reas cobertas s?o importantes nesses casos. Assim, as pessoas podem fugir do sol forte sem sair do clima. Carlos J?nior diz que o ideal para compor esse ambiente ? mesclar a grama, com o deck de madeira e um tipo de pedra mais clara. Entretanto, seria interessante deixar a grama somente como composi??o, distribuindo as pedras sobre elas para que n?o seja necess?rio pisar na grama. "Por mais limpa que seja, acaba sujando a piscina, pois sempre h? terra."

Outra dica do arquiteto ? colocar coqueiros, quando a ?rea ? muito aberta. "Eles d?o uma sensa??o de ver?o, de um ambiente praiano." Mas ele chama a aten??o para o fato de que este tipo de ?rvore ? ideal para locais bem abertos para n?o tampar o sol. Mais pr?ximos ? piscina ? recomend?vel usar uma vegeta??o mais baixa, com folhas que n?o caiam muito e n?o sujem a piscina.

A arquiteta Juliana Mara diz que, se o objetivo for dar ao espa?o um car?ter de ?rea de descanso, seria interessante aliar uma banheira de hidromassagem ou um ofur? ? piscina. "Assim, ? interessante colocar um deck de madeira entre eles. Se colocar pedra, ? importante escolher uma que n?o esquente muito, como a S?o Tom?", completa.

Instala??o

Juliana diz que as piscinas podem ser instaladas em qualquer local, desde que, antes, alguns detalhes sejam observados. Ela explica que a primeira provid?ncia ? verificar o local para ter mais informa??o sobre o subsolo. "Tem que observar se h? alguma rocha no meio do terreno ou len?ol fre?tico. Se for em uma casa j? constru?da, essa sondagem ? importante para detectar a presen?a de tubos de ?gua e esgoto no local", diz.

foto de piscinas Os dois arquitetos apontam solu?es para quem mora em apartamento. Juliana diz que ? importante procurar o engenheiro estrutural do pr?dio ou um outro profissional da ?rea. S? eles v?o poder dizer se ? poss?vel adaptar a piscina. "O peso dela causaria um impacto muito grande na estrutura do edif?cio."

Carlos J?nior completa, dizendo que, neste caso, as piscinas de azulejo n?o s?o recomendadas. "Corre-se o risco de haver infiltra??o." O ideal ? a adapta??o dos modelos de fibra de vidro ou de vinil. "As de fibra s?o mais leves, mas com o tempo elas trincam e podem come?ar a vazar", esclarece. Uma solu??o ? colocar uma banheira de hidromassagem. "Ela pode ser usada com as duas fun?es. Neste caso, o ambiente fica mais ?ntimo."

Ele alerta que a adapta??o de piscinas em coberturas precisa ser bem planejada, pois pode ser um investimento de risco. Como n?o se pode furar o piso, ? preciso fazer uma eleva??o. Por isso a piscina n?o pode ser muito profunda. "O ideal ? que tenha at? um metro de profundidade. Se for maior, vai ter que construir muitos degraus ou n?veis na cobertura para a pessoa ir subindo e n?o perceber." Outro ponto ? fazer a impermeabiliza??o adequada. "Se come?ar a vazar tem que tirar tudo e nem sempre descobre-se onde est? a trinca."

Tipos de piscinas

O tipo de piscina vai depender da necessidade de cada um. "Se dez pessoas v?o usar, n?o h? porque colocar uma piscina pequena", diz Carlos J?nior. Outro ponto ? levar em considera??o o tamanho do terreno. "Se o espa?o ? de 35 m?, n?o se deve construir uma piscina com 30 m?", completa ele.

foto de modelos de piscinas Juliana diz que outros fatores tamb?m s?o levados em considera??o no momento da escolha, como o local, a durabilidade, o tipo de acabamento, o valor do investimento, o formato diferenciado e o custo da manuten??o.

A mais cara e mais trabalhosa para adapta??o ? a piscina de concreto. "Tem que cavar o buraco, fazer a arma??o de ferro, colocar o concreto, impermeabilizar, revestir e rejuntar. O revestimento tem que ser pr?prio para piscina, que ofere?a pouca absor??o de ?gua", lembra Carlos J?nior. Entretanto, h? a possibilidade de serem constru?das em formatos diferenciados e, se bem feitas, t?m vida longa. "Sendo bem constru?das, compensa", diz Juliana.

As de vinil t?m uma base de alvenaria e filme de PVC. Entre as vantagens est?o a facilidade na instala??o e a possibilidade de ser no tamanho e formato que o cliente desejar. "Com a manuten??o correta, a durabilidade ? grande", completa Juliana. Para aumentar a vida ?til, uma dica da arquiteta ? tomar cuidado com os objetos cortantes para n?o estragar o PVC.

Os modelos de fibra de vidro s?o os mais comercializados. Como v?m prontas, n?o h? a op??o de escolher um formato diferenciado. Segundo Juliana, a durabilidade est? em torno dos dez anos e a instala??o tamb?m ? r?pida. Uma dica ? escolher as fibras mais grossas, o que contribui para aumentar o tempo de uso.