Casa

Closet  é uma maneira de otimizar o espaço do quarto  Dentro do quarto ou em outro ambiente, o closet é diferente
para homens e mulheres

Marinella Souza
Repórter
18/07/2009

Expressão muito comum nas novelas e nas revistas de celebridades, o closet é um luxo que merece ser incorporado à vida de todos os mortais, dada a sua praticidade e oportunidade de organização. Trata-se de um espaço para a pessoa se vestir, que pode ser dentro do quarto de dormir ou em um outro cômodo, quando há espaço para isso dentro da casa.

Segundo a arquiteta Mariane Unanue (foto abaixo), ao contrário do que parece, o closet não é mera futilidade. "Ele é importante para organizar melhor as roupas, porque é um armário que não tem portas. Além disso, é uma alternativa para não sobrecarregar o visual do quarto com um armário convencional".

Outra característica sedutora do closet atende aos anseios de quem divide o quarto com irmão, marido, filho. Ele dá mais privacidade, considerando que a pessoa que sai mais cedo de casa não vai importunar ninguém ao acender luz, abrir e fechar portas e gavetas para se arrumar.

 Mariane explica que, antigamente,o closet era usado só mesmo para estocar roupa, como um armário comum, mas hoje ele se transformou num quarto de vestir. Nele, é possível encontrar poltronas ou puffs  para a pessoa se sentar para se calçar, espaço especial para fazer maquiagem, escolher acessórios e tudo mais que a rotina de cada um exigir.

Foto de closet com cabideiro e prateleirasExistem dois tipos de closets. Um é o ambiente separado do quarto, com uma porta, onde as roupas e acessórios ficam expostos (walk in closet). O outro é composto por armários, sem a necessidade de parede entre eles.

Aliás, organização é o ponto forte desse ambiente. Segundo Mariane, é mais fácil manter um closet organizado do que um armário ."Como o armário tem um design padrão para todas as pessoas, você tem que adequar as suas coisas àquele espaço e acaba que as roupas e objetos ficam tumultuados ali dentro. O closet é desenhado pensando nas suas necessidades; então, fica mais fácil manter cada coisa em seu lugar", explica.

Se você já se convenceu da necessidade de um armário na sua casa, mas acha que não tem espaço, Mariane garante que não é preciso criar um cômodo novo para ter esse espaço diferenciado. "Às vezes, só reorganizando os móveis do quarto, dá para criar um espaço novo bem bacana". 

A estrutura

Mariane explica que por questões ambientais e de praticidade, o ideal é que se utilize marcenaria. "Muitas pessoas pedem alvenaria por ser mais barato, mas perde-se muito espaço por causa do tijolo. Materiais como o MDF revestido são bonitos, resistentes e muito mais práticos", explica.

Não existe um único modelo de closet. O estilo depende de quem vai usar, por isso, antes de pensar no projeto que se quer, é preciso listar todos os itens a serem organizados naquele espaço para que ele atenda às necessidades do usuário. 

Foto de closet com cabideirosNo entanto, vale ficar atento a algumas dicas da arquiteta para deixar o espaço mais prático e funcional. "Na parte superior é bom colocar cabideiros para camisas e casacos. Um outro cabideiro na parte inferior vai organizar calças e saias", orienta. As prateleiras, Mariane explica, não devem ser muito grandes e devem abrigar as blusas de lã mais pesadas, que não podem ser penduradas.

Nas gavetas ficam as camisas de malha, roupa íntima  e os pijamas. Os acessórios podem  ficar guardados ou em uma coluna desenvolvida dentro do espaço ou quando a pessoa opta por colocar portas, pode ser afixado um suporte na parte de trás dela para guardar colares e brincos.

Uma questão que merece atenção especial e nem sempre é considerada em projetos pré-fabricados é a altura. "Não adianta fazer prateleiras muito altas para uma pessoa mais baixa porque isso não será nada funcional. As prateleiras devem estar a uma altura interessante, que permita que a pessoa se movimente de forma agradável", ressalta.

Ventilação e iluminação

É muito importante que o closet tenha pelo menos uma saída de ar para ventilar, em especial em uma cidade como Juiz de Fora em que o clima muito úmido favorece o aparecimento de mofo. "Nem todo mundo pensa nisso, mas é importante para evitar que as roupas se estraguem ou fiquem com cheiro ruim", orienta. E se este detalhe foi esquecido  na hora de criar o seu quarto de vestir, Mariane tem a solução. "Uma saída é deixar o ventilador ligado lá dentro", ensina.

Foto de closet com prateleirasAs construções de hoje colocam um foco de luz central em cada ambiente, mas, de acordo com Mariane, essa iluminação não é suficiente para o closet porque cria sombra em algumas partes, atrapalhando a visualização das roupas. O ideal é que tenha uma luz para iluminar o ambiente como um todo e outra perto do armário para iluminar todas as peças.

E se você não tem como acrescentar essa iluminação no seu closet, Mariane, mais uma vez tem uma saída prática e bastante eficiente. "Existe no mercado um spot de luz que vem com uma espécie de adesivo no fundo e funciona a pilha, o led, que pode ser afixado próximo ao armário, produzindo a iluminação necessária", comenta.

 

Os textos são corrigidos por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.