Casa

Áreas de churrasco devem priorizar conforto e praticidade A tendência é a utilização de linhas retas e cores claras, com materiais que facilitam a limpeza

Aline Furtado
Repórter
28/10/2009

Ideais para quem gosta de cozinhar e receber amigos, as áreas de churrasco devem mesclar, no mesmo ambiente, conforto e praticidade. As antigas churrasqueiras dispostas ao lado da piscina ganharam status e o ambiente cresceu, sendo composto por mesas, balcões e pias, visando oferecer mais comodidade às pessoas presentes em reuniões sociais.

De acordo com a arquiteta Márcia Lanna, cada vez mais os espaços destinados ao churrasco com a família e com os amigos estão sendo construídos de forma a aproveitar o ambiente para outros momentos de degustação. "As churrasqueiras são acompanhadas de fornos para assar pizzas e fogão à lenha."

A tendência é o estilo modernista, que propõe o uso de linhas retas, cores claras e sóbrias. Com relação à instalação da churrasqueira, Juiz de Fora ainda não aderiu ao uso nas varandas principais de casas ou apartamentos. "Nos grandes centros, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, é possível ver churrasqueiras neste espaço, mas na cidade são usadas apenas em terraços, coberturas e áreas comuns em condomínios." Uma tendência forte é a construção de áreas de churrasco integradas com salas de televisão, onde é possível assistir a jogos de futebol ou a filmes.

Se o ambiente de churrasco for a área de serviço, devem ser tomados cuidados com o varal. "Além do cheiro que pode impregnar nas roupas, tem também a questão estética. Para que o varal não fique exposto, a dica é utilizar varais móveis e dobráveis, que podem ser retirados com facilidade." Além disso, devem ser avaliados possíveis disfarces para equipamentos como máquina de lavar.

A praticidade deve abranger o acesso das pessoas à geladeira ou freezer. "Caso a área de churrasco seja construída em uma cobertura, não é bacana ficar, a todo momento, descendo e subindo a escada para buscar bebidas." O banheiro também deve ficar próximo à área.

Para aqueles que não têm o espaço como problema, a dica é a construção de decks de madeira, além da colocação de chuveirões e da decoração do ambiente com plantas. "Muitas pessoas fazem um spa na área de churrasco, disponibilizando banheira de hidromassagem no lugar da piscina."

Projeto Área de churrasco
Churrasqueira

Com relação à churrasqueira, esta pode ser feita em alvenaria ou ser pré-fabricada. "Se a pessoa não tem um pedreiro de confiança, o ideal é comprar peças pré-fabricadas, que permitem a montagem de acordo com o gosto de cada um." A dica de Márcia é destacar, seja em cores ou revestimento, a churrasqueira, peça-chave do ambiente.

A chaminé da churrasqueira também deve seguir o estilo modernista, com linhas retas. "Durante o projeto, é preciso avaliar o tamanho da chaminé e o da boca da churrasqueira para que a fumaça não retorne, evitando incômodos."

Outra sugestão dada por Márcia é que, durante o projeto, se deve analisar a posição em que será instalada a churrasqueira. A pessoa responsável pelo preparo do churrasco, que geralmente é o anfitrião, não deve ficar de costas para os convidados.

Para o pedreiro especialista na construção de churrasqueiras de alvenaria, Altamir Nascimento, existe uma tendência na utilização de cubas. "As cubas confeccionadas em aço inoxidável são utilizadas no topo da chaminé para dar mais sofisticação ao projeto."

Piso

As cerâmicas utilizadas no revestimento de pisos seguem a linha antiderrapante devido ao risco de água e outras bebidas caírem no chão e causarem acidentes. "Mas deve haver um cuidado porque estas peças tendem a ser muito ásperas, o que contribui para o acúmulo de sujeira e gordura, dificultando a limpeza." As cores utilizadas no piso não devem ser escuras, para evitar a impressão de ambiente reduzido. "Os tons que estão em alta são o salmão e o cru."

ChurrasqueiraParedes

As cores a serem utilizadas nas paredes são aquelas que apresentam pigmentos acinzentados, como o verde, o marrom e o cinza mais forte. Para um bom acabamento, podem ser feitas texturas nas áreas externas. Pedras portuguesas ou filetes de pedra São Tomé são recomendados. "Quem opta por um aspecto mais rústico, pode fazer o revestimento com tijolinhos aparentes, embora o uso tenha caído bastante."

Bancadas e pias

O balcão deve ser construído em curva ou de forma orgânica, ou seja, apresentando curvas. Conforme a arquiteta, muitas pessoas estão utilizando granito para bancadas, pois a pedra  é de fácil limpeza. O ideal é o balcão apresentar dois níveis. "O mais baixo para ser utilizado pelo churrasqueiro e o mais alto pelos convidados, que deverão ter banquetas à disposição." Com relação à pia, Márcia sugere a colocação de duas cubas. "Uma pode ser para uso exclusivamente do churrasqueiro e a outra, dos convidados."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Nereide Redana: num ta dormindo