Corredor pode deixar de ser apenas espaço de passagem e ganhar decoração Cores, iluminação, tapetes, passadeiras e até mesmo móveis podem ser usados no ambiente, que pode ganhar ares de decoração ou utilidade

Aline Furtado
Repórter
21/1/2012
Corredor

Quase todas as casas contam, em sua estrutura física, com um corredor. Espaço de ligação entre alguns cômodos, o corredor é visto, pela grande maioria das pessoas, apenas como espaço de passagem. Contudo, por que não usar a criatividade e conferir a esse ambiente ares de decoração e até mesmo de utilidade?

"O primeiro passo para decorar corredores é observar a largura. Para corredores estreitos, deve-se ter como foco paredes e teto, para não atrapalhar a circulação", ensina a decoradora, Klazina Norden.

Para seguir a dica da especialista, basta caprichar na iluminação. "Rasgos de luz no forro de gesso; arandelas, que são luminárias presas à parede; balizadores, que são tipos de postes de iluminação; e até mesmo lustres pendentes são boas idéias." Tendo em vista as paredes, Klazina ensina que podem ser usados papéis de parede, adesivos, tintas com efeitos decorativos, além de quadros, fotografias e ganchos para bolsas, casacos, entre outros itens. Os quadros ou fotografias devem ficar na altura dos olhos de quem passa pelo ambiente.

Ainda com relação à decoração nas paredes, a decoradora ensina que paredes listradas na horizontal causam impressão de que o cômodo é mais comprido e que o teto é baixo. Na vertical, as faixas criam efeito contrário, como se o teto fosse alto e o corredor mais curto. "Cores claras são interessantes porque têm o poder de ampliar o ambiente." Há, ainda, a opção de usar espelhos, que ampliam o espaço.

Corredor Corredor
Corredores largos

Quando há espaço nos corredores, é possível utilizar móveis como nichos, prateleiras, aparadores e até mesmo estantes. "Mas é fundamental lembrar que deve ser deixado um espaço livre de, no mínimo, 85 centímetros para circulação." Os móveis podem ser de cores escuras, já que a tonalidade disfarça melhor a sujeira em um ambiente propício a isto devido à grande circulação.

Segurança

Na hora de decorar corredores, é importante escolher objetos que não ofereçam risco a quem passar pelo local, evitando peças pontiagudas, que poderão machucar no caso de esbarrões. Tapetes e passadeiras devem ser evitados quando há idosos e crianças pequenas em casa, principalmente se o corredor der acesso à escada ou à cozinha. A dica é prender os tapetes por meio de adesivos antiderrapantes, evitando, então, escorregões e tombos.

ACESSA.com - Corredor pode deixar de ser espa?o de passagem e ganhar decora??o