Juan Camara Juan Câmara 25/02/2014

Iluminação Residencial

IluminaçãoDurante o dia a valorização do projeto arquitetônico ocorre espontaneamente através da iluminação natural. Com as tecnologias e os recursos de iluminação disponíveis no mercado é possível tornar o ambiente ainda mais atrativo, principalmente durante à noite, quando há um maior contraste entre os elementos iluminados.

É preciso ficar atento, pois a iluminação tem interferência direta em questões como funcionalidade, conforto e sustentabilidade. Além de ser capaz de modificar completamente nossa percepção em relação aos ambientes, torna-os aconchegantes ou estimulantes de acordo com o tipo de iluminação e efeito desejado.

Seguem algumas orientações de acordo com esses critérios.

Funcionalidade

Para atividades específicas que requerem atenção como leitura, trabalho ou o preparo de alimentos indica-se uma iluminação mais intensa e que ao mesmo tempo não crie sombras sobre o foco iluminado. Por exemplo, ao iluminar uma mesa para leitura, é preferível que o foco de iluminação venha de uma fonte lateral ou sobre os ombros do leitor.

Para ambientes ou atividades que privilegiam o descanso e aconchego, como em quartos e salas, indica-se uma iluminação menos intensa e indireta. Geralmente utiliza-se abajures, arandelas e iluminação embutida no teto.

Se a intenção é apenas destacar certos elementos de decoração e paisagismo, as lâmpadas mais indicadas são as halógenas PAR20, PAR30 e PAR38 ou as dicróicas AR70 e AR111 que criam efeitos de luz encantadores e funcionam como uma iluminação adicional.

Conforto

É preciso ter cuidado quanto a este critério, pois tanto o excesso de iluminação quanto a carência desta, pode ser desconfortável. Além de ser cansativo, o excesso de iluminação pode causar ofuscamento, por outro lado a sua carência dificulta a realização de atividades básicas. A cor da luz interfere diretamente na percepção que temos de um ambiente. As mais usuais são as brancas e amareladas.

Branco Frio

São mais indicadas para cozinhas, áreas de serviço e Iluminaçãoescritórios. É aconselhada para atividades mais intensas e ambientes mais estimulantes. Geralmente seu uso torna o ambiente mais frio. São representadas, principalmente, pelas lâmpadas fluorescentes brancas e Led na cor branco.

Branco Quente (Amarela)

Geralmente indicada para ambientes mais aconchegantes como quartos e salas. São representadas pelas lâmpadas incandescentes.

Sustentabilidade x Gastos

Led

Vem se destacando no mercado e apresenta um custo inicial maior, porém possui vida útil muito mais longa e pode reduzir o consumo de energia em 80% a 95%. Portanto, apresenta vantagens tanto quanto à redução dos resíduos futuros, assim como em nosso gasto mensal de energia.

Fluorescente

Comparada à incandescente é muito mais econômica e possui vida útil mais elevada, porém deixa a desejar quanto ao conforto do ambiente. Sua vida útil é boa e depende do número de acionamentos.

Incandescente

Mesmo sendo a mais popular do mercado, vem sendo substituída por novas tecnologias. Apesar de ter custo inicial mais baixo, é menos eficiente. Gasta mais energia elétrica e possui vida útil menor, fazendo com que esta seja a opção menos sustentável. Entretanto, possui uma ótima qualidade e reprodução de luz.

Halógena

Possuem vida útil mais longa, entre 2mil a 4mil horas de uso e produzem uma iluminação branca mais brilhante que as demais, o que contribui para realçar a cor dos objetos. Por ser mais compacta, vem sendo utilizada nas mais variadas aplicações, desde pequenos spot lights a wall washings extensos. As lâmpadas halógenas produzem maior aquecimento que as demais, portanto podem contribuir para o aquecimento de ambientes pequenos.


Juan Câmara é Arquiteto e Urbanista pelo CES/JF – PUC/MG. Pós-graduado em CBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pós-graduando em Master em Arquitetura pelo IPOG/BH. Sócio-Diretor do escritório MXT | Arquitetura + Design, responsável pela criação e implementação de projetos de arquitetura e design. Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - Ilumina??o Residencial